Akadama Inerte?


André Costa

Recommended Posts

Boas,

 

Queria tentar fazer um plantado como deve de ser, tenho andado a ler o forum e antes de começar quero rodear-me de tudo o que vou necessitar, o aquario ja tenho (200L) as Luzes tb (200W) o CO2 tb, ando agora a escolher, o substracto e a tentar aprender a fazer um fertilização como deve de ser...

Surgiram-me algumas duvidas que gostava de ver esclarecidas, é que depois de tanto ler já me baralhei um bocado...

Gosto especialmente do aspecto da Akadama, e segundo me pareceu ler, mas posso estar enganado, a Akadama é inerte, ou seja, não tem qualquer tipo de Macros nem micros, certo? É que também já li que ela tem micros, e estou um pouco baralhado... De qualquer das formas penso que no caso de ela ser inerte, basta-me ir fertilizando a coluna de agua com micros e fazer as soluções N P e K, fazer os calculos e mediante os valores ir adicionando cada uma das soluções, certo? no caso de ela não ser inerte vou apenas adicionando NPK e apenas quando precisar é que junto os Micros?

 

Uma das coisas que me falta é os testes, e já agora gostava que alguem me aconselhasse aqueles que mais gostam, ou que sejam melhores. Já agora se não for pedir muito, onde é que acham que encontro Akadama a bons preços (Lisboa)

 

Cumprimentos e desde já obrigado!

André Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PROCURA NO FORUM

 

o akadama não é inerte, é dos solos mais ricos em micros.

 

O Just me já deve estar a abrir o seu notepad para fazer copy paste do tradicional texto!

Editado por nos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde nos,

 

Olha... eu vejo bem... não precisas de escrever com letras garrafais... quanto ao que escreveste "procura no forum" eu digo-te o mesmo... se procurares no forum encontrarás vários Posts em que dizem que a AKADAMA é inerte, e foi precisamente por isso que aqui pus este post... para me esclarecerem a mim e a toda a gente que tenha a mesma duvida.

 

Mas agora já percebi, a AKADAMA NÃO É INERTE, quanto ao resto visto que não obtive resposta porque respondeste com um contundente "Procura no forum", eu vou procurar, mesmo que já haja sitios mais baratos, melhores testes etc...

 

Só queria deixar claro que eu procuro sempre no forúm, mas como é óbvio, gosto de expôr as duvidas que me vão surgindo com alguém "QUE QUEIRA" esclarecer-me, por isso isto é um forúm e não uma simples página de aquariofilia, isto existe para as pessoas trocarem conhecimentos e esclarecerem dúvidas, eu compreendo que a minha pergunta possa até ser estúpida, estar mal colocada, possa estar no sub-forúm errado, possa já estar respondida várias vezes etc, agora se tu não tens paciência para ajudar, não te apetece, ou simplesmente acordaste mal disposto, basta clicares em retroceder e ir ver uns posts um bocado menos chatos do que o meu. Mas desde já obrigado por teres dito que a AKADAMA NÃO É INERTE, é que, e como escrevi no meu texto, depois de tanto procurar no forum fiquei com essa mesma duvida, realmente depois disto já reparei que o Just Me trava um luta inglória com o pessoal que AFIRMA (e não pergunta como eu perguntei) que a AKADAMA NÃO É INERTE, mas espero que este post ajude a esclarecer!

 

Cumps,

André Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente depois disto já reparei que o Just Me trava um luta inglória com o pessoal que AFIRMA (e não pergunta como eu perguntei) que a AKADAMA NÃO É INERTE, mas espero que este post ajude a esclarecer!

 

ao contrário... :wink: eu travo uma luta contra o pessoal que diz que é inerte... se quiseres pesquisar melhor a minha opinião, vais ao procura avançada e procuras por posts escritos por mim, com akadama como a palavra a procurar.

 

De certeza que encontras muita e boa informação, dos posts que escrevi e de quem discorda ou discordava...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao foi uma ofensa assim tao grande, ainda por cima, se apenas vires a primeira pagina deste subforum ves la respostas para o que perguntaste.

 

a akadama nao tem macros (pelo menos em quantidades suficientes) mas e rica em micros, fertilizas com micros assim que vires carencias de micros (esta podes procurar que ha' um artigo do Andre Silvestre sobre isto)

 

testes para plantados os essenciais sao os de fosfatos de nitratos, podes tambem comprar de ferro mas nao e' tao essencial, quanto a melhor ou pior, sao basicamente iguais, ve os preços e tenta jogar com isso.

 

akadama quanto a preços nao sei, eu comprei a minha em campolide na luso bonsai 22€ o saco de 15L, mas tambem ha em patrocinadores do forum, especialmente na horizonte aquatico, onde tambem vendem fertilizantes, se quiseres comprar de la aproveitas e so pagas portes uma vez

Editado por silver_fox

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Just Me: Eu reparei que no que diz respeito a AKADAMA tu estás em todos os posts :-D (enganei-me!!! o que eu queria dizer é que tu travas uma luta com o pessoal que diz que é inerte), mas os foruns têm disto mesmo, um gajo tanto lê e tanto tenta absorver, que às tantas já não sabe o que é o quê...

 

Uma coisa é certa, existem certas referências no forúm de onde sabemos que vêm informação rica e correcta, e por isso andamos aqui, para saber mais, para aprender com essas referências, para discutir saudavelmente e retirar daí alguns ensinamentos, quem olha para os teus aquários tem que acreditar que estás a falar a verdade bowdown .

 

A questão é que eu estou a tentar aprender alguma coisa aqui, porque isto não é definitivamente a minha area, não sou biólogo, químico, veterinário ou qualquer outra coisa que se aproxime minimamente desta área, e quando partir para um projecto de aquário plantado, quero fazer as coisas certas, como deve de ser, perceber o que estou a fazer errado, para saber corrigir. Já li montes e montes de tópicos, uns muito interessantes e úteis, feitos por ti, pelo André silvestre entre outros que sabem bem aquilo que fazem, li outros menos interessantes de gajos como eu fight mas que não me arrependo de os ter lido, porque dúvidas estúpidas todos os iniciados têm, mas muitos têm vergonha de as pôr. Hoje posso dizer que já aprendi mais coisas: Que a AKADAMA NÃO É INERTE, que aquilo que absorvi do forúm em termos de fertilização está correcto, mas que só depois de passar à práctica posso aperfeiçoar, recebi umas dicas de onde procurar Akadama boa e a preços porreiros, e aprendi também que tinha que procurar no forúm (mas isso já sabia).

Vou tentar brevemente passar da teoria à prática e mostrar os resultados através de umas fotos.

 

 

Desde já obrigado a todos pelos esclarecimentos, e peço também desde já desculpa ao nos, porque também eu hoje estava um bocadinho mal disposto, mas depois de almoço a coisa melhorou...! ::D:

Cumprimentos,

André Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não me tens de pedir desculpas por nada, eu apenas respondi da forma que respondi para que tu e todos aqueles que procurem uma informação percam algum tempo a pesquisar. Não tem mal nenhum em por um tópico a se perguntar, mas acreditem que se procurarem de forma ligeira encontram o que querem, muito mais rapidamente do que se estar à espera de resposta e devido à quantidade de posts sobres os mesmos assuntos consegue-se quase a 100" tirar todas as possíveis dúvidas. É só vantagens.

 

Quanto a posts, basta ler os das "ditas" referencias pois estão quase sempre certos.

 

É por isso que eu não levo a mal, longe disso. Apenas que sirva de exemplo a todos aqueles que têm duvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais