Vermes Brancos > Microvermes?


gonzalu

Recommended Posts

Hoje enquanto remexia o areão do fundo do aquário reparei nuns pequenos vermes brancos muito finos que se contorciam para se tentarem mover. Apanhei-os para uma garrafa usando um mini-sifão que uso para tirar amostras de água para os testes.

 

Não tenho fotografias porque eles são pequenos demais para fotografar e não consegui encontrar imagens no google... Descrevendo-os posso dizer que são finos (tipo fio de cabelo) , os maiores têm cerca de 5mm de comprimento se forem esticados (deduzo, porque obviamente não consegui esticar nenhum), são brancos, contorcem-se para tentar nadar, estavam debaixo do areão enterrados profundamente. Não sei se é descrição suficiente....

A minha dúvida é se os vermes brancos e os microvermes de que já ouvi falar por aí como alimentação serão a mesma coisa. Nunca alimentei os meus peixes com microvermes por isso não devem ter sido introduzidos por mim...

 

Se alguém souber alguma coisa sobre este assunto gostaria que me ajudasse.

Cumprimentos

Editado por gonzalu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado! São provavelmente a mesma coisa. Não me parece que façam mal aos peixes porque nunca vi nenhuma a agarrar-se a eles. Parece-me mais que constituem um bom petisco! :( Vou ver se consigo cultivar daquilo numa garrafa como se fosse microvermes, matá-las por congelação ou por calor e dar um bocadito aos alevins que tenho a ver se eles gostam do aperitivo. yikes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é normal no aquário, e não te preocupes, porque quanto mais bicharada tiveres no aquário melhor!yikes

 

remechem o areão, não comem plantas nem afectam os peixes e ainda te comem os detritos.

E é aí que eles vão controlar a sua população. Ou melhor, tu é que fazes com que haja mais ou menos desses bichos, quanto mais flocos ou comida for para o fundo sem ser comida, e detritos , mais bichos terás.

Eu pelo menos adoro ter bichinhos no aquário.

Neste momento tenho mais de 10 sanguessugas e uma dela tá gordissima, tenho vermes de todos os tipos, caracois, lapas, e mais uns bichos esquisitos.

Por isso não te preocupes com isso !

 

Abraço,

Bernardo Gordo

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Não sei se será assim mesmo, se esses vermes são inofensivos.

Tenho 3 kínguios (1 morreu entretanto) de quarentena num aquário de 50l, há 2 semanas. Montei o aquário que estava vazio expressamente para estes kínguios.

Passada mais ou menos uma semana, reparei num pequeno verme branco com cerca de 3 cm de comprimento e muito fino que ondulava sobre o areão. Abri a tampa do aquário para tentar apanhá-lo, mas já não o vi.

Ora, como o aquário está montado havia uma semana, sem plantas, acho que o verme só podia ter vindo como parasita dos peixes.

E não sei se não foram estes vermes os responsáveis pela morte do kinguio, já que ele parecia ter o abdómen ligeiramente mais inchado dum lado e tinha a zona do anûs com hemorragias internas.

Tenho andado a pesquisar sobre o assunto, mas apenas encontro dados sobre vermes avermelhados. Amanhã vou ver se encontro o Nematol da Sera e tratar os outros peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.