Killis Da África Ocidental


Joaoavo

Recommended Posts

Boas,

 

Ando a montar um biótopo da África Ocidental, mais propriamenta da zona do Gabão.

Inicialmente optei por uma fauna que infelizmente é muito rara cá em Portugal e só poderia adquiri-la por importação: Barbus bariloides e Pelvicachromis taeniatus. Como sou estudante e vivo em casa dos pais, não tenho nem dinheiro nem espaço para uma coisa deste género.

Por essa razão decidi por um casal de kribs e uns casais de killies ou cardume se for o caso dos lampeyes.

Acontece que eu não tenho experiência com este tipo de peixes e gostaria de pedir conselhos e informações das espécies que poderia por no aquário. Já vi uma grande lista de espécies que são nativas do Gabão, mas não sei quais se podem arranjar cá em Portugal.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os killis da África ocidental são dos peixes mais fáceis que irás manter :D :P:wink: . Eles, na sua grande maioria, não necessitam de requisitos especiais de filtragem nem de água: ph de 6-6,5 e uma dureza baixa é o ideal. O tamanho do aqua também não é problema: 10l chegam para menter um trio, pelo que o aqua que vais criar se vai poder conter kribs muito mais fácilmente poderá menter killis. Em termos de reprodução funciona por mops: eles desovam nos ditos depois é só recolher os ovos para um pequeno recipiente (eu uso uma caixa de Ferrero Roché) com húmus de terrário húmido, para espécies semi-anuais os ovos ficam 1,5 mês no húmus se for dos não anuais ficam de 2 a 3 semanas no húmus. Depois é só molhar que nascem os bébés! Se quiseres fazer pelo método tradicional mete Ceratophyllum, musgo de java ou outra planta filamentosa que produza moitas do género para eles desovarem e as cras que se forem safando safam-se as que não se safarem são comida viva pós outros peixes :wink::x-mas:#food . Acho que tá tudo.

Espero ter ajudado :)

 

Cumps

Editado por Bangai
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,