Reprodução De Espadas


Recommended Posts

Olá!!!

 

Há mais ou menos um mês comprei um espada macho e duas fêmeas (já adultos,segundo me disseram).

Disseram-me também que a sua reprodução era tipo a dos guppies, super fácil. No entanto,ainda não noto qualquer alteração em nehuma das fêmeas.

 

Alguém aqui tem experiência com espadas e pode explicar-me como se processa o acasalamento, os sinais de gravidez, etc!!!!!?????

 

 

 

Obrigada!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A reprodução de espadas (Xiphophorus helleri) é exactamente como a dos guppy's: o macho exibe a suas barbatanas à fêmea, depois vê-se o gonopódio do macho junto ao orificio genital da fêmea para depositar o espermatóforo (um pacote de esperma que a fêmea pode guardar no seu corpo para usar na fecundação dos ovos quando ela sentir que as condições externas são favoráveis). Depois, se não estou em erro, passados 30 dias a fêmea liberta as crias (durante esse espaço de tempo o volume do seu abdómen aumenta substancialmente, daí se dizer que ela está grávida, quando na realidade esse termo não é o mais correcto, uma vez que não há trocas gasosas ou de substancias de qualquer género com os ovos em desnvolvimento). As crias ao nascerem devem ser transferidas para uma aquário à parte sob pena de serem predadas pela própria mãe e pelos restantes acompanhantes de aquário.

As maternidades que se vendem nas lojas são de evitar uma vez que causam stress à mãe que pode acabar em parto permaturo e inclusive em algum tipo de "aborto" (a fêmea expele as crias já desenvolvidas e os abortos são os ovos de onde iriam sair as restantes crias). A solução mais saudável é colocar a fêmea num aqua à parte densamente plantado de forma que as crias se possam refugiar nas plantas e que a mãe não se sinta stressada.

As crias podem ser alimentadas com comida própria para elas (consiste em flocos pulverizados e esmigalhados), sendo o ideal dar-lhes naúplios de artémia e/ou microvermes. As crias atingem a maturidade sexual aos 4/5 meses se não me engano.

Espero ter ajudado :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Independentemente da reprodução ser ou não igual há dos guppys, não esperes que apenas um mês depois possas ter logo alevins, podes ter essa sorte é ceto, mas os peixes precisam se adaptar totalmente aos novos aquarios, tive casos de espadas demorarem 3 meses a ter alevins, com já tive um caso de vir gravida da loja...

 

Tem calma com o tempo eles se irão adaptar e logo logo teras alevins de espada...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A gestação são 30 dias? É que há mais de 40 dias que detectei que duas das minhas espadas estão grávidas (o que quer dizer que já estavam há mais tempo) e alevins até agora nada. Continuam super-barrigudas as duas, vê-se o que eu suponho ser as crias através da pele da barriga mas partos, nada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

n desesperes, pois a gestaçao dos guppys como ja disse rouda os 26 dias e ja tive femeas um mes e meio para terem as crias...e num outro topico ha kem tivesse dito k esperou dois meses...como vez eh mais preocupante...o k eh certo eh k as crias nascem um pouco mais desenvolvidas e a taxa de mortalidade diminui

nada de stress

boa sorte

carlos

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada por todas as vossas respostas!!!!!

 

 

Pensei que houvessem mais probabilidades de já virem grávidas, como as guppies!!!!!

 

Vou esperar com toda a calma!!!!

 

Mais uma vez, obrigada por todas as respostas!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais