Guppies A Morrer E Tudo O Resto Saudavel...


morpheus

Recommended Posts

Muito boa noite, meus caros.

 

Após muito ler este grande forum (já desde a versão antiga) que fiquei com o bichinho da aquariofilia... e encontro-me agora a tratar de 2 aquarios cá em casa.

 

Mas surgiu-me um problema que não consigo encontrar uma resposta em lado nenhum... Talvez alguém me consiga ajudar...

 

No meu comunitário de 180 litros tinha:

 

12 Guppies (3 machos e 9 femeas)

3 Danio Zebra

7 Rasboras

2 Corys

1 Pleco

1 que pensava eu ser um otto e acabei por chegar á conclusão que afinal era um Gyrinocheilus Aymonieri :D

1 Botia palhaço

um sem número de alevins a nadar livremente no meio do musgo de java! bigsmile

 

O que me aconteceu... nestes ultimos dias tenho retirado 2/3 guppies por dia do aquario... mortos... e não faço a minima ideia do porque...

 

depois de muito pesquisar, descobri que o gyro tornava-se agressivo quando adulto... Separei-o... as mortes continuam...

depois de muito observar, vi que o pleco estava um pouco territorial... e separei-o... as mortes continuam...

o botia não acredito que seja... sempre tão timido...

 

mas o que me está a acontecer? De notar que TODOS os habitantes estão com um ar saudável, activos, comem bem e nao notei nada de diferente... a nao ser guppies a boiar todos os dias...

 

o aquario já está em funcionamento à cerca de 6 meses, com uma boa dose de plantas (variadissimas) e um filtro interno de 600lts/hor. Valores todos normais.

 

Até a iluminação é alternada (escuridão -> night light -> dia -> night light -> escuridão) e assim está à uns 2 meses...

 

alguém me consegue dar uma dica?

 

obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

E parametros da agua?Ph e o resto?É que os guppies nao gostam de estar em aguas acidas!Apesar de ter os meus num ph de 6.5 e nao tenho tido problemas....mas poe os parametros aqui que pode ser que o pessoal tenha mais ideias!E doenças...tiveste alguma recentemente?

 

1abraço

Editado por Superbxxx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Superbxxx, os parametros que posso adiantar:

pH: 7,2

GH: 13

T: 26º

 

Doenças. Tive 1 pequeno surto de ictio há uns 4 meses que passou com a elevação da temperatura para 30º. Desapareceu e nunca mais deu de si.

 

Nem entrada de novos membros tive nestes ultimos meses...

 

Obrigado pelo interesse :x-mas: desde ontem (quando pus o post) mais 1 que foi á vida... o meu macho favorito... :(

Editado por morpheus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Superbxxx, os parametros que posso adiantar:

pH: 7,2

GH: 13

T: 26º

 

Doenças. Tive 1 pequeno surto de ictio há uns 4 meses que passou com a elevação da temperatura para 30º. Desapareceu e nunca mais deu de si.

 

Nem entrada de novos membros tive nestes ultimos meses...

 

Obrigado pelo interesse :x-mas: desde ontem (quando pus o post) mais 1 que foi á vida... o meu macho favorito... :(

 

Pois....nao será mesmo ictio?No entanto dá uma olhadela aqui e ve se alguma coisa te ajuda :

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=82

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois....nao será mesmo ictio?No entanto dá uma olhadela aqui e ve se alguma coisa te ajuda :

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=82

 

nada... se é alguma doença, não tem qualquer sintoma visivel! :? num dia estão maravilha, no seguinte estão de barriga para o ar... felizmente hoje nao morreu nenhum, mas já poucos me faltam...

 

mas como digo, doenças, pelo menos ao olho, não têm nada visivel... :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais