Duvida Saulosi + Joia


mikiecastro

Recommended Posts

boas estou na fase final de uma montagem para ciclideos vou colocar de certeza saulosis um casal talvez duas ou tres femeas mas gosto muito dos joias será que os posso juntar ou terei problemas ?

 

Boas,

Tenho alguma experiencia na manutenção de jóias que tenho há mais de 10 anos sempre com criações.

Sempre os mantive nos meus aquas de Cicli. Africanos sem qualquer problema. São peixes calmos que se escolhem um território entre pedras que possam dominar a só saem dali para procurar comida. Antes de formarem casais são mais expansivos percorrendo todo o aquario sem territorio defenido, Só quando o casal se forma é que se fixam num local.

Nunca tive mortes por agressões com outras espécies.

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tenho alguma experiencia na manutenção de jóias que tenho há mais de 10 anos sempre com criações.

Sempre os mantive nos meus aquas de Cicli. Africanos sem qualquer problema. São peixes calmos que se escolhem um território entre pedras que possam dominar a só saem dali para procurar comida. Antes de formarem casais são mais expansivos percorrendo todo o aquario sem territorio defenido, Só quando o casal se forma é que se fixam num local.

Nunca tive mortes por agressões com outras espécies.

Cump.

ola boas e desde ja peço desculpa por me meter no topico

a uns tempos deram-me joias 4 mas tenho um problema nao sei se sao casais e capaz de me dizer como destinguir o sexo deles

e mais uma vez desculpa por me meter no topici

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola boas e desde ja peço desculpa por me meter no topico

a uns tempos deram-me joias 4 mas tenho um problema nao sei se sao casais e capaz de me dizer como destinguir o sexo deles

e mais uma vez desculpa por me meter no topici

 

sem stress

assim sempre aprendo mais qq coisita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sempre tive jóias junto com malawis e como bons peixes agressivos que são têm as suas brigas, mas a partir da altura que todos tem território cada um cuida da sua casa, são peixes com comportamentos parecidos.

Convem haver varios "esconderijos" porque se tiveres um casal eles vão querer a sua "casa" e aqui é que os joias se podem tornar muito agressivos na defesa dos filhos.

Se eles tiverem um sitio onde possam desovar e ter os filhos por perto sem ninguem se meter lá pura e simplesmente protegem-nos e pronto, mas são muito "pais galinha" e não tem medo de nada.

O Tubarão negro do meu avatar com 30 cm não se aproximava muito deles quando havia filhos pois eles atacavam-no.

Sem filhos assim que o viam escondiam-se logo.

O meu ultimo casal de joias até o meu dedo mordia se eu o metesse ao pé dos filhos.São uns excelentes pais.

Quanto a distinção dos sexos, o macho é mais colorido tem as cores mais fortes e tem o corpo mais esguio enquanto a fêmea é mais arredondada e normalmente um pouco mais pequena

Editado por pribeiro

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive mbunas com um trio adulto de Hemichromis sp. bijagós, e embora não houvesse grande disputas entre os adultos, no que concerne ao mbunas juvenis a conversa era outra, peixes com menos de 4/5cm são comida viva para os bijagós, se fossem um pouco maiores de vez em quando lá ia uma barbatana...

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais