five pra one Publicado Fevereiro 25, 2007 Publicado Fevereiro 25, 2007 (editado) boas bem tenho reparado que em agua salgada so se utiliza lampadas de 10000K e actinicas. no entanto n consigo perceber o porque de tantos kelvins ja que para a manutençao de plantas em agua doce as lampadas ideais seram de 6500K como sei que nos aquarios de agua salgada e preciso manter a alga coralina e ate os proprios corais fazem simbiose com algas, entao pensei que talvez as lampadas de 6500K seriam as com o espectro ideal para essas algas fazerem a fotossintese. no entanto a malta n e estupida e se so se usa 10000K por alguma razao sera. mas qual?? um abraço Editado Fevereiro 25, 2007 por five pra one abraços
Egnom Publicado: Fevereiro 26, 2007 Publicado: Fevereiro 26, 2007 boas bem tenho reparado que em agua salgada so se utiliza lampadas de 10000K e actinicas. no entanto n consigo perceber o porque de tantos kelvins ja que para a manutençao de plantas em agua doce as lampadas ideais seram de 6500K como sei que nos aquarios de agua salgada e preciso manter a alga coralina e ate os proprios corais fazem simbiose com algas, entao pensei que talvez as lampadas de 6500K seriam as com o espectro ideal para essas algas fazerem a fotossintese. no entanto a malta n e estupida e se so se usa 10000K por alguma razao sera. mas qual?? um abraço Uma das razões é a cor. Um aquário destes com luzes de côr amarela fica bem feio. A beleza dos corais revela-se melhor sobre luzes de espectro mais azulado. Um abraço
five pra one Publicado: Fevereiro 27, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2007 Uma das razões é a cor. Um aquário destes com luzes de côr amarela fica bem feio. A beleza dos corais revela-se melhor sobre luzes de espectro mais azulado.Um abraço boas exacto; nas minhas pesquisas foi isso tb que encontrei, no entanto se tivermos uma calha com varias lampadas o ideal sera mesmo ter a maior variedade de espectros possivel; ou seja lampadas de kelvin diferentes, que vai proporcionar um melhor crescimento da alga coralina e dos corais tambem. abraços
Recommended Posts