Como Iluminar Correctamente Um Aquário 95x76x65


Recommended Posts

Olá a todos!

 

Tenho um aquário de água doce (tropical), plantado, com as seguintes medidas:

 

Comprimento: 95 cm

Largura: 76 cm

Profundidade/Altura: 65 cm

 

Gostaria de saber como iluminar adequadamente o dito cujo, pois a iluminação que tenho (2 Flora e 1 Power GLO - tudo T8) parece-me claramente insuficiente.

Quimicamente e tb no que respeita a fertilização, creio que tudo está bem equilibrado, mas as plantas desenvolvem-se pouco ou nada. Inclusivamente, espécies mais sensiveis

pura e simplesmente acabam por morrer. Penso por isso que o meu problema é de facto a iluminação !

 

Sei que há diversas soluções baseadas em T5's e/ou HQI's ... mas não sei bem o que hei-de fazer.

Falaram-me de um kit com 5 x T5's e de outro com 2 x T5's + 1 HQI, mas qq um deles é bastante dispendioso.

Como já fiz asneira uma vez com as T8 :wink: , quero ver se não repito a proeza :mrgreen:

 

Dito isto, despeço-me agradecendo desde já os V/ preciosos ensinamentos !

Luís :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

quanto á iluminação correcta, depende do que queiras fazer do aqua... (plantado? que plantas? tens CO2 ou pretendes ter? que fertilização? )

 

Se descreveres um bocado do que pretendes do aqua torna-se mais fácil de te dar uma resposta útil...

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Murkas!

 

Então cá vai:

 

CO2 - Sim (Sistema CarboPlus)

Plantas: Anubias Barteri, Cabombas, Echinodorus Barthii, Dracenas (matizada e verde), Valisnerias.

Fertilização: Substrato (1,5cm média) sob o areão (6 cm média) + Adições de Ferropol. Devo pôr mais alguma coisa ?

Tenho tb 2 Raizes de mangueiro, + 2 rochas vulcânicas pequenas e uma ou outra pedra.

O filtro é externo (JBL CP 500). O Aquecedor é de 400w (não me lembro a marca)

Cabeça interna para forçar circulação de água (basicamente para uniformizar a temperatura).

Peixes tenho poucos, mas os que tenho para já chegam... 3 discos + 3 escalares + 2 corydoras e 2 botias palhaço e pouco mais.

 

Obrigado e um Abraço.

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Murkas!

 

Então cá vai:

 

CO2 - Sim (Sistema CarboPlus)

Plantas: Anubias Barteri, Cabombas, Echinodorus Barthii, Dracenas (matizada e verde), Valisnerias.

Fertilização: Substrato (1,5cm média) sob o areão (6 cm média) + Adições de Ferropol. Devo pôr mais alguma coisa ?

Tenho tb 2 Raizes de mangueiro, + 2 rochas vulcânicas pequenas e uma ou outra pedra.

O filtro é externo (JBL CP 500). O Aquecedor é de 400w (não me lembro a marca)

Cabeça interna para forçar circulação de água (basicamente para uniformizar a temperatura).

Peixes tenho poucos, mas os que tenho para já chegam... 3 discos + 3 escalares + 2 corydoras e 2 botias palhaço e pouco mais.

 

Obrigado e um Abraço.

Luís

 

Boas,

em primeiro lugar só de referir que as dracenas não são plantas aquáticas e é sempre uma questão de tempo até começarem a apodrecer...

http://www.lucanas.com/list%20plantas%20todas.htm -->podes ver que não é própria para aquário.

 

Caso pretendas manter essas plantas (na minha opinião tirava as dracenas assim que possível), julgo que com 250W já o conseguias fazer ( as plantas mais exigentes em termos de luz são a cabomba e a echinodorus), no entanto caso um dia mais tarde pretendas meter plantas um pouco mais exigentes, eu aconselhava talvez umas hqi (por causa da altura do aqua) e uma potencia que anda-se entre os 300W e os 400W (200+150 ou 200+200), mas espera por mais opiniões... (nomeadamente quem tenha experiencia com tanques grandes, pois a partir dos 100litros a rera de 1W\Litro deixa de ser um must para as plantas mais exigentes!)

 

Na fertilização, não sei se as tuas plantas apresentam carência, ma penso que mais cedo ou mais tarde deves ter que fertilizar com macros separados...

 

Espero ter ajudado, alguma dúvida não te acanhes

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Murkas,

Dracenas tenho muito pouca coisa... e são mesmo para tirar.

Quanto a coisas mais exigentes deixei-me estar quieto precisamente porque se nem as plantas mais faceis/resistentes crescem com as T8 ....

Só falaste em combinações com HQI's porque as T5 não devem chegar tão fundo ... certo ? Ou as T5 tb são capazes de fazer o serviço ?

De certeza que já deve haver por aqui um post ou mesmo dois acerca de fertilização... tens por aí algum de referência ?

Vou seguir a tua sugestão e aguardar para ver se o pessoal dos tanques grandes me poderá dar mais alguma dica.

 

Obrigado pela tua ajuda !

Luís

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se preferires fazer os fertilizantes tu mesmo aqui ficam uns links... (tambem os podes comprar em patrocinadores do forum)

Macros DIY:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=17053

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=24244

 

Calculadoras de dosagens e concentrações:

http://aquariofilia.do.sapo.pt/calculadora/index.htm

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_d...20ppm+Potassium

 

Quanto ás HQI em vez de T5 sugeri pela altura do aqua e pela potencia das lâmpadas também, mas há que ter em atenção que também é viável fazer um misto de HQI e T5 (embora eu ache menos viável devido á altura do aqua)...

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Murkas,

 

Espero não estar a ser chato ... mas fica esta uma última questão:

Recomendas algum estabelecimento comercial ou site nacional ou internacional para aquisição de equipamento para aquariofilia em geral e em especial de equipamento de iluminação HQI?

 

Obrigado pela paciência e por tudo!

Um abraço !

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Murkas,

 

Espero não estar a ser chato ... mas fica esta uma última questão:

Recomendas algum estabelecimento comercial ou site nacional ou internacional para aquisição de equipamento para aquariofilia em geral e em especial de equipamento de iluminação HQI?

 

Obrigado pela paciência e por tudo!

Um abraço !

Luís

 

Para aquizição de iluminação no geral tens a Aquaeden (patrocinador do forum), é onde tenho adquirido todo o material para iluminação dos meus aquas, mas certamente terás outras opcções...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Murkas,

 

Fui ao site ... e o Rui tem lá um tabela de referência (http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/volume.htm) para aquários plantados, onde relaciona o volume com diversas alternativas de iluminação. Admitindo que ele se refere a capacidades brutas, a mais próxima do meu é a seguinte:

 

Volume (l) Luz fraca Luz média Luz intensa Solução Luz fraca Solução Luz média Solução Luz intensa Alternativa T5 Alternativa HQI

450 226W 278W 372W 2 X 55W PC + 2 X 58W T8 4 X 55W PC + 1 X 58W T8 2 X 150W HQI + 2 X 36W PC 4 X 80W T5 3 X 150W HQI

 

Andei às voltas por lá nos tipos de lâmpadas.... mas não consegui perceber o que significa "PC"... Decerto sabes o que é :mrgreen: e o Rui tb ... mas eu não :twisted:

 

Obrigado mais uma vez.

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Murkas,

 

Fui ao site ... e o Rui tem lá um tabela de referência (http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/volume.htm) para aquários plantados, onde relaciona o volume com diversas alternativas de iluminação. Admitindo que ele se refere a capacidades brutas, a mais próxima do meu é a seguinte:

 

Volume (l) Luz fraca Luz média Luz intensa Solução Luz fraca Solução Luz média Solução Luz intensa Alternativa T5 Alternativa HQI

450 226W 278W 372W 2 X 55W PC + 2 X 58W T8 4 X 55W PC + 1 X 58W T8 2 X 150W HQI + 2 X 36W PC 4 X 80W T5 3 X 150W HQI

 

Andei às voltas por lá nos tipos de lâmpadas.... mas não consegui perceber o que significa "PC"... Decerto sabes o que é :oops: e o Rui tb ... mas eu não ;)

 

Obrigado mais uma vez.

Luís

 

PC são lampadas Power Compact (parecidas com T5 mas dobradas ao meio fazendo um U) fica um site com imagens...

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http...Dpt-PT%26sa%3DN

 

A minha única dúvida é se nesse teu aqua, embora a litragem seja essa, a altura também não será um condicionador importante na escolha (por exemplo se algum dia quiseres manter alguma planta de tapete tipo glossostigma elatinoides), mas eu acho que nessa questão é melhor pedires uma opinião ao Rui que ele certamente te aconselha melhor do que eu...

 

Abraço

 

PS: mais dúvidas não hesites

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Murkas!

Vou ver se consigo entrar em contacto com o Rui... aliás, já lhe enviei um email e vou aguardar que ele me responda ...e sim, por acaso até gostava de"atepetar" uma parte do aqua.

Já experimentei comprar uma planta (não sei se é a que referes) mas não se deu grande coisa e o pequeno tapete ficou "calvo" num instante :)

Abraço,

LP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Murkas!

Vou ver se consigo entrar em contacto com o Rui... aliás, já lhe enviei um email e vou aguardar que ele me responda ...e sim, por acaso até gostava de"atepetar" uma parte do aqua.

Já experimentei comprar uma planta (não sei se é a que referes) mas não se deu grande coisa e o pequeno tapete ficou "calvo" num instante :)

Abraço,

LP

 

Boas Luis,

já agora se não for pedir muito depois diz pelo que te decidiste, pis gostava de saber qual a solução que optaste...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Murkas...

 

Como o prometido é devido, foi isto que me foi aconselhado para começar:

 

HQI 1 x 150w HQI + 2 x 25w T8

No entanto.... a calha dá a possibilidade de fazer upgrade se necessário para colocar + 1 HQI de 150w ou 4 PC's de 24 w.

 

Qt aos resultados... conto ter novidades daqui a 4 ou 5 semanas.

 

Abraço,

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Murkas...

 

Como o prometido é devido, foi isto que me foi aconselhado para começar:

 

HQI 1 x 150w HQI + 2 x 25w T8

No entanto.... a calha dá a possibilidade de fazer upgrade se necessário para colocar + 1 HQI de 150w ou 4 PC's de 24 w.

 

Qt aos resultados... conto ter novidades daqui a 4 ou 5 semanas.

 

Abraço,

Luís

 

Boas Luis,

obrigado pela resposta... eu desconfiava que forçosamente terias que usar uma HQI, mas como não tinha a certeza não te quis estra a induzir em erro...

Agora fiquei mais esclarecido :smilecolros:

 

Boa sorte aí com o projecto e vai dando notícias

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas ...

Só para dizer que mais o menos 6 meses da minha anterior resposta, tive que mudar de novo, e desde então tenho duas HQI's de 150W.

Doses regulares de micros tb terão contribuído para que as plantas fossem ficando satisfeitas... à excepção do relvado (já experimentei 2 tipos diferentes) que fica sempre muito escasso (desconfio que a profundidade do aqua mesmo com as 2 HQI seja o problema).

Há uns dias tive que arrancar o bocado de relva que lá tinha pois o musgo de java tomou conta dele e aquilo estava um granel.

Vou tentar plantar de novo e ver se introduzo potássio, pois suponho que seja o que está a faltar (a água da torneira já traz (infelizmente) nitratos que cheguem e até alguns fosfatos. O PH anda normalmente em 6,25 e KH varia entre 2 e 3 (depende da frequência e da qtd das mudas).

A água que está no aqua tem normalmente tendência para baixar o KH para 2 (a da torneira sai com 3).

O teste do GH não funciona sequer. Já adicionei um produto para aumentar o GH ... mas aquilo não sobe nem à lei da bala.

Tenho injecção de CO2 permanente.

Alguma dica adicional relativamente a macros, micros e GH será sempre bem vinda.

Cumprimentos,

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.