Co2 Baixa Demasiado O Ph


Recommended Posts

Olá a todos.

 

Estou com um problema grave. Recentemente adaptei uma botija de paintball e coloquei-a a fornecer co2 no meu aquário em substituição do velho sistema de fermentação que utilizei durante quase um ano. A fermentação no inverno com o frio é muito instável e por isso resolvi mudar. O PH manteve-se sempre nos 6.2 de algum tempo para cá, mas desde que introduzi o novo sistema está abaixo de 6 e fora da escala do teste por isso não consigo quantificar...

O meu grande problema é que morreu o meu casal de ramirezi, 2 ottos e um pleco, a restantefauna está em perfeitas condições que são, 2 thomassi, 16 cardinais, 4 corys, 1 hancistro, 2 sae e um altispinosa.

Não sei se foi coincidência mas desde que introduzi os novo sistema os que falei morreram mas agora os restantes estão bem. Tive cuidado ao inicio e fui aumentando a injecção com o tempo mas mesmo assim...

 

Tenho 55l reais, 70w 10 horas por dia e um aquário densamente plantado, filtro DIY a 550l/h, fiz hoje uma muda de 40% com uma água com um ph de 7,5 para tentar ganhar algum efeito tampão mas ainda assim e depois de testar, o ph continua abaixo de 6. Aqui fica o setup do aquário.

 

ph abaixo de 6(o teste não tem precisão para valores mais baixos)

gh = 80 mg/l = 4.5dGH

kh = 60 mg/l = 3.4dKH

NO3=40 mg/l

PO4 = 1 mg/l

Fe = 0,5mg/l

 

Valores tirados hoje depois de uma TPA de 40%

 

O ph está super baixo e não sei o que fazer, estou a fornecer 2 bolhas por segundo de co2 num difusor da nutrafin, penso que menos que isto, estou como estava com o antigo sistema e penso que não é co2 a mais uma vez que os peixes não andam aflitos à superficie...

 

ALguém me consegue ajudar??? Terá sido por isto que os peixes morreram?

Abraços aquáticos.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Estou com um problema grave. Recentemente adaptei uma botija de paintball e coloquei-a a fornecer co2 no meu aquário em substituição do velho sistema de fermentação que utilizei durante quase um ano. A fermentação no inverno com o frio é muito instável e por isso resolvi mudar. O PH manteve-se sempre nos 6.2 de algum tempo para cá, mas desde que introduzi o novo sistema está abaixo de 6 e fora da escala do teste por isso não consigo quantificar...

O meu grande problema é que morreu o meu casal de ramirezi, 2 ottos e um pleco, a restantefauna está em perfeitas condições que são, 2 thomassi, 16 cardinais, 4 corys, 1 hancistro, 2 sae e um altispinosa.

Não sei se foi coincidência mas desde que introduzi os novo sistema os que falei morreram mas agora os restantes estão bem. Tive cuidado ao inicio e fui aumentando a injecção com o tempo mas mesmo assim...

 

Tenho 55l reais, 70w 10 horas por dia e um aquário densamente plantado, filtro DIY a 550l/h, fiz hoje uma muda de 40% com uma água com um ph de 7,5 para tentar ganhar algum efeito tampão mas ainda assim e depois de testar, o ph continua abaixo de 6. Aqui fica o setup do aquário.

 

ph abaixo de 6(o teste não tem precisão para valores mais baixos)

gh = 80 mg/l = 4.5dGH

kh = 60 mg/l = 3.4dKH

NO3=40 mg/l

PO4 = 1 mg/l

Fe = 0,5mg/l

 

Valores tirados hoje depois de uma TPA de 40%

 

O ph está super baixo e não sei o que fazer, estou a fornecer 2 bolhas por segundo de co2 num difusor da nutrafin, penso que menos que isto, estou como estava com o antigo sistema e penso que não é co2 a mais uma vez que os peixes não andam aflitos à superficie...

 

ALguém me consegue ajudar??? Terá sido por isto que os peixes morreram?

Abraços aquáticos.

Pois acho que 2 bolhas por segundo é demais para um aquario com essa dimensão e com esse KH, das duas uma ou sobes o kh e muito ou baixas para 1 bolha por segundo ou 1 bolha de 2 em 2 segundos ... é de nao esquecer que a difusão do co2 com um difusor pressurizado é mais eficiente que a difusão por difusores diy com sistemas de co2 caseiros ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partilho da opinião do Narg, excesso de introdução de CO2 para 55L

 

Ou colocas plantas de crescimento rápido, ou reduzes substancialmente a introdução do CO2, penso e é empirica a quantidade sem testes, mas 1 bolha a cada 2" deve ser suficiente

 

Cmpts

Editado por GOLF_inho

SeMpRe A aPrEnDeR

 

Paul08

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Desde já obrigado pelas vossas respostas.

 

Eu tenho plantas de crescimento rápido e muitas mas mesmo assim é capaz de ser co2 a mais.

Vou fazer o que disseram, subir o Kh e baixar a injecção, já agora, se introduzir bicarbonato de sódio para subir o kh, as plantas não se irão ressentir???

 

Obrigado por tudo, abraços aquáticos

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exprimenta uma pedra calcária ou uma/s conchas

 

Mas o melhor mesmo é reduzires a injecção de CO2

 

Isso só vai fazer súbir o Gh, tenho de subir mesmo é o Kh, é ele que é directamente proporcional ao Ph... Quanto à injecção, é o que tenho de fazer.

 

Obrigado, abraços aquáticos.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso só vai fazer súbir o Gh, tenho de subir mesmo é o Kh, é ele que é directamente proporcional ao Ph... Quanto à injecção, é o que tenho de fazer.

 

Obrigado, abraços aquáticos.

 

.../...

Existem nas lojas diversos acidificantes e alcalinizantes, porém mesmo com o uso destes produtos é muito difícil ajustar o pH, por que depois de algum tempo o pH tende a voltar aos valores antigos. Isto porque na maioria das vezes é ignorada a dureza carbonatada da água (KH).

.../...

Muitas vezes o KH (dureza carbonatada) é confundido com o GH (dureza geral). O GH refere-se à concentração de magnésio e cálcio dissolvidos na água. A relação do GH com o pH é muito pequena, mas ele é importante para algumas espécies de peixes e plantas mais exigentes. Pergunte para o vendedor as exigências das espécies que você pretende comprar, se ele não souber informar, e nem se preocupar em descobrir, é bom mudar de loja, afinal já pensou como vivem, ou sobrevivem os peixes e plantas em uma loja destas? Apenas cuidado para não confundir GH com KH.

.../...

 

Podes ler o artigo todo AQUI

 

Cmpts

SeMpRe A aPrEnDeR

 

Paul08

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.