Duvida... Escalares Ou Discus? Ajudem-me Please...! :)


Recommended Posts

Boas Aquariofilistas...

 

Tenho um aquariozinho de 60 litros (mais coisa menos coisa) no qual tenho uns neons e uns guppy's e tambem umas 4 coridoras! tenho tambem algumas plantinhas, para as quais comprei a poucos dias um sistema de co2 da tetra (com botija)! o aquario ja tem 4 ou 5 meses... tenho um filtro da fluval, interior (fluval 2 plus) e a iluminaçao está a cargo de duas ampedas de 15w...

 

A minha questão é a seguinte... eu tou na eminencia de dar os guppy's e de os trocar ou por um casal de escalares, ou por um casal de discus! Por um lado eu e a minha esposa preferimos os discus, tanto pla sua beleza como pela sua veia mais pacifica (segundo as nossas pesquisas os discus são mais calmos que os escalares)! Por outro lado, e segundo apuramos tambem, os escalares são menos dificeis de manter (serão menos exigentes) só que parece que nao se dão assim com toda a gente... Gostava então de saber o que é que vcs me aconcelhavam... Escalares ou Discus!

 

Quanto ás dimensões do aquario, já estou no mercado a ver se consigo um aquario com mais litragem, uma coisa á volta dos 160/200 litros para daki a uns tempos...

 

Já agora outra questão... na posibilidade de manter alguns guppy's (um casalito ou assim) acham que os escalares se darão bem com os guppy's? e os discus?

 

Bem, parece-me que por agora chega de duvidas... com certeza que mais para a frente mais duvidas haverão... Eu tenho agora possibilidade de trocar os peixitos, e tantos os escalares como os discus são ainda pekenos, com mais ou menos 5 cm...

 

mto obrigado pela atenção, e até breve! Saudações! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Aquariofilistas...

 

Tenho um aquariozinho de 60 litros (mais coisa menos coisa) no qual tenho uns neons e uns guppy's e tambem umas 4 coridoras! tenho tambem algumas plantinhas, para as quais comprei a poucos dias um sistema de co2 da tetra (com botija)! o aquario ja tem 4 ou 5 meses... tenho um filtro da fluval, interior (fluval 2 plus) e a iluminaçao está a cargo de duas ampedas de 15w...

 

A minha questão é a seguinte... eu tou na eminencia de dar os guppy's e de os trocar ou por um casal de escalares, ou por um casal de discus! Por um lado eu e a minha esposa preferimos os discus, tanto pla sua beleza como pela sua veia mais pacifica (segundo as nossas pesquisas os discus são mais calmos que os escalares)! Por outro lado, e segundo apuramos tambem, os escalares são menos dificeis de manter (serão menos exigentes) só que parece que nao se dão assim com toda a gente... Gostava então de saber o que é que vcs me aconcelhavam... Escalares ou Discus!

 

Quanto ás dimensões do aquario, já estou no mercado a ver se consigo um aquario com mais litragem, uma coisa á volta dos 160/200 litros para daki a uns tempos...

 

Já agora outra questão... na posibilidade de manter alguns guppy's (um casalito ou assim) acham que os escalares se darão bem com os guppy's? e os discus?

 

Bem, parece-me que por agora chega de duvidas... com certeza que mais para a frente mais duvidas haverão... Eu tenho agora possibilidade de trocar os peixitos, e tantos os escalares como os discus são ainda pekenos, com mais ou menos 5 cm...

 

mto obrigado pela atenção, e até breve! Saudações! :)

 

 

boa noite

 

se comprares os escalares muito pequenos(5cm) vão se habituando a conviver com os antigos habitantes... excepto os com os guppies( caudas apetitosas)

quanto aos discus não são tão santinhos assim(pelo menos os meus) os meus discus de vez em quando atacam os escalares (ambas as especies do mesmo tamanho)

 

(CADA PEIXE TEM O SEU FEITIO)

 

Na minha opinião devias esperar pelo aquario maior.

 

Cumprimentos aqua_boy

userbar03.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os Discos são bem mais bonitos que os Escalares, embora também haja escalares bem bonitos, é uma questão de gosto. Agora os Discos são bem mais difíceis de manter que os Escalares, é uma questão de tempo e paciencia. Quanto aos guppy's, os discos são pacificos em principio não há problema, mas com os escalares tudo o que mecha e mesmo que não mecha leva uma bicada, coitadinhos dos guppy's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

huuuuuum, desde já o meu bem haja para quem já postou...

 

se bem percebi, estão a desaconcelhar-me os escalares... é certo que discus são mais bonitos, mas é que estes escalares piscaram-me mesmo o olho... alem de terem um preço apelativo (a meu ver) (cerca de 4 euros), eles são tb bastante bonitos, sao branco e amarelo... sem as riscas pretas que para mim o tornam os escalares menos bonitos... pelos discus já estão a pedir mais de 12 euros por cada um... e a tarefa de convencer a esposa a gastar guito é sempre dificil, como alguns devem saber bem... ehehehe! Ainda por cima tenho medo de nao ter experiencia suficiente para manter os discus por mto tempo...

 

logo estou mesmo mto inclinado para os escalares... um casalinho de escalares amarelos dentro do meu aquariozinho deve ficar bastante bem, por agora! eheheheh

 

de qualquer forma gostava de continuar a receber opiniões...

 

mais uma vez, bem haja! todas as opiniões são bem vindas! Saudações! :)

Editado por AnjoAmigo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SE tinhas guppies e neons, já de si não estão bom uns com os outros. Ph's e durezas diferentes. Agora passares desses para discus.. Isso é capaz de ser complicado.

 

 

Experimenta uns intermédios, compra mesmo uma coisa maiorzinha e depois de leres e aprenderes, mandã-te para os discus, se gostas deles. Se comprares ao pessoal aqui do forum, ficam-te mais baratos.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 5 escalares com espadas, mollies, guppies, otocinclus, coridoras e neons e não há grande problema axo que os meus escalares se habituaram aos outros peixes, já que mos deram ainda eles eram pequenos mas vais ter de comprar um aquário maior e encontras escalares mais baratos 3euros.

 

Espero ter ajudado

Editado por shavo

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os discus sao peixes muito exigentes e caros. Penso que um aquario de 60 litros é pequeno para discus. Aconselho-te a compares escalares. Não vai haver grande problema com os guppys. Só de vez em quando. Mas nada de grave.

Se quiseres os discus compra um aqua maior porque os discus crescem muito. Os escalares tambem, mas pronto....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Já agora e para a proveitar o tópico (espero que o membro AnjoAmigo não se importe por aproveitar a boleia :)) que literatura aconselham sobre discus e\ou escalares?

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade Zé Carlo belos discos!

 

Se tiveres grandinhos a bom preço manda-me uma PM sff.

 

Em relação ao tópico! Reitero a opinião de alguns colegas anteriores!

 

Primeiro Troca de aqua (200L) e depois de o estabilizares então pensa nos discos ou nos escalares!

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais