Recommended Posts

Publicado

hoje apanhei caracois do mar aqui no algarve sera que nao dao cabo da rocha viva ?????

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Publicado:
hoje apanhei caracois do mar aqui no algarve sera que nao dao cabo da rocha viva ?????

Boas Nuno,

Podes especificar de que caracóis se tratam ? Nos meus aquários, tenho burriés, nassários e turbos da nossa costa. Quanto a darem cabo da rocha viva, Nop ! Antes pelo contrário. Por isso, fazem parte da equipa de limpeza que todos introduzimos nos nossos aquas.

Abraço,

Paulo

Publicado: (editado)

Oi paulo e daqueles que se apanha junto as rochas parecem Ampularias, devem ser burries ,aqui chamamos soldadinhos do mar

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Publicado: (editado)

São monodontas sp., grandes comedoras de algas.

Tens que as alimentar com nori ou espirulina quando se acabarem as algas no aquário senão correm o risco de morrerem a fome.

O unico encoveniente é que gostam de passear-se para fora do do tanque durante a noite, e não te preocupes que não tocam na rocha, só se for para comer alguma alga que lá se encontre.

Abraços.

Editado por Marco P Fonseca
Publicado:

ja dei por isso andavam a passear fora do aqua esta manha.

Publicado:

ja agora aonde posso arranjar comida para estes bichos, ontem apanhei algumas algas e ja foram quase todas sera que ha comida ha venda para eles.

Publicado:
ja agora aonde posso arranjar comida para estes bichos, ontem apanhei algumas algas e ja foram quase todas sera que ha comida ha venda para eles.

Boas, Nuno,

Não te preocupes com a comida para os Búrriés. Eles comem os detritos que tens no aquário. Além dos Burriés, acho que deverías apanhar Nassários e Eremitas, para completar a equipa de limpeza.

Abraço,

Paulo

Publicado:
Boas, Nuno,

Não te preocupes com a comida para os Búrriés. Eles comem os detritos que tens no aquário. Além dos Burriés, acho que deverías apanhar Nassários e Eremitas, para completar a equipa de limpeza.

Abraço,

Paulo

Não quero estar a contradizer o que o Paulo disse mas as monodontas sp. são basicamente vegetarianas e não detritivagas como os nassários e a melhor forma de as alimentares quando se acabarem as algas no aquário é com nori que podes comprar nas lojas de aquariofilia ou nas lojas de macrobiótica ou produtos naturais.

Geralmente as algas vem desidratada e é necessário coloca-las previamente em água antes de adicionar ao aquário.

Abraços.

Publicado:
Não quero estar a contradizer o que o Paulo disse mas as monodontas sp. são basicamente vegetarianas e não detritivagas como os nassários e a melhor forma de as alimentares quando se acabarem as algas no aquário é com nori que podes comprar nas lojas de aquariofilia ou nas lojas de macrobiótica ou produtos naturais.

Geralmente as algas vem desidratada e é necessário coloca-las previamente em água antes de adicionar ao aquário.

Abraços.

Boas Marco

não achas que num aquario tens uma criação constante de algas? E que so isso chega para alimentar os burries?

Eu tambem os tenho no meu aquario, não meto nori, nem nada de algas e eles mantêm-se.

Abraço

Publicado:

obrigado a todos pelas respostas mas tenho um unico senao , ou estou a fazer um ciclo muito bem feito ou entao mal feito, porque depois de 1 mes de ciclo nao tenho uma unica alga no aquario.

Publicado:

Boas,

Marco, estás à vontade. Eu falei por experiência própria. No caso de não haver algas no aquário, uma alternativa à Nori, pode ser a Ulva, a chamada "alface do mar". Em qualquer praia se apanha.

Abraço,

Paulo

Publicado:
obrigado a todos pelas respostas mas tenho um unico senao , ou estou a fazer um ciclo muito bem feito ou entao mal feito, porque depois de 1 mes de ciclo nao tenho uma unica alga no aquario.

Tem calma

elas "andem" aí!!!!!

Hás-de ter o prazer de ter muitas e muitas algas....hehehehe

Publicado:
Boas Marco

não achas que num aquario tens uma criação constante de algas? E que so isso chega para alimentar os burries?

Eu tambem os tenho no meu aquario, não meto nori, nem nada de algas e eles mantêm-se.

Abraço

Olá Luis

O que acontece é que em aquários pequenos como o meu esse tipo de recursos esgotam-se rapidamente, dou-te um exemplo:

Coloquei seis monodontas no meu aquário para controlar-me as algas que se formavam nos vidros e passado algum tempo as algas foram-se tornando escassas e as monodontas foram morrendo literalmente de fome até me sobrarem apenas duas, a partir daí nunca mais morreu nenhuma.

Conclusão: A quantidade de algas que se formam no nano só consegue sustentar duas delas e se quiser ter mais terei que as alimentar com alimento intruduzido.

Boas,

Marco, estás à vontade. Eu falei por experiência própria. No caso de não haver algas no aquário, uma alternativa à Nori, pode ser a Ulva, a chamada "alface do mar". Em qualquer praia se apanha.

Abraço,

Paulo

Olá Paulo

A Ulva é realmente um excelente suplemento alimentar, encontra-se disponível em grandes quantidades e pode ser administrado ao aquário que a bicharada agradece, e não só as monodontas, ermitas e cerites também deliram com a oferta.

Também tem outra vantagem..., é que é mesmo, mesmo grátis!!

Há tipos com sorte! (BRINCADEIRA)

Olá Nuno

Podem estar a acontecer duas coisas: ou ainda não começou o ciclo do nitrogénio porque não tens carga orgânica para que tal aconteça e nesse caso prepara-te porque deve aparecer mais tarde ou mais cedo, ou então, (e não me recordo do teu set up) podes não vir a ter o boom inicial de algas devido ao bom equilíbrio bacteriológico fornecido por uma boa quantidade de rocha e areia viva.

Abraços a todos.

Publicado:

Boas,

Nuno, aqui tens uma foto da "ulva lactuca". É bastante abundante na nossa costa e como disse o Marco, é de borla. Exporta nutrientes, serve de alimento e não é feia de todo. Eu tenho bastante nas sump`s. Não sei se é necessário, ou não, mas, eu faço sempre uma aclimatação de cerca de 1 hora.

Pic_4822_4.jpg

Abraço,

Paulo