Desova De Leleupis Em Comunitário Tanganica


ZL

Recommended Posts

Olá! pessoal!

Estou bastante contente porque descobri ontem numa "gruta" escavada por baixo de um tronco uma quantidade "enorme" (P'raí uns 60-70) de ovos colados na madeira do tronco. A "mamã" Leleupi guarda ferozmente todos eles.

Mas também estou algo triste pois já observei um macho Neolamprologus brichardi a atacar e mesmo a conseguir roubar alguns dos preciosos ovos amarelados. Penso que a "pobre" progenitora não vai conseguir guardar e criar com êxito esta desova, pois além deste chato ainda existem mais:

-3 Leleupis, -8 Cyprichromis leptosoma, -5 Paracychromis Nigripinis, -1 Synodontis Multipuntactus, -3 Frontosas (pequenos-7cm), Panaque L204 (o tronco é p'ra ele - é um excelente papa filamentosas).

O aquário é de 200l (nominais) 100©X40(l)X50(a). Água: Temperatura 25º, Ph 8.5 , Amónia 0, Nitrito 0, Nitrato 12.5.

Como não tenho outro sítio indicado e/ou preparado para poder separar ou retirar os ovos (estão agarrados ao tronco(20cm de comprimento), que devo fazer? Rezar?

Editado por ZL

Cumps,

 

Zé Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois! Mas neste momento a natureza já "limpou" todos os ovos. Apesar da árdua defesa que a fêmea fez à sua prole. São muitos os "bandidos" na vizinhança! É a vida! Vou continuar a tratar deles da mesma maneira pois penso que se há desovas é porque as condições de vida (no aquário) não são muito más.

 

Já agora, é comum haver desovas de Neolamprologos leleupi ??

Cumps,

 

Zé Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais