Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá! pessoal!

Estou bastante contente porque descobri ontem numa "gruta" escavada por baixo de um tronco uma quantidade "enorme" (P'raí uns 60-70) de ovos colados na madeira do tronco. A "mamã" Leleupi guarda ferozmente todos eles.

Mas também estou algo triste pois já observei um macho Neolamprologus brichardi a atacar e mesmo a conseguir roubar alguns dos preciosos ovos amarelados. Penso que a "pobre" progenitora não vai conseguir guardar e criar com êxito esta desova, pois além deste chato ainda existem mais:

-3 Leleupis, -8 Cyprichromis leptosoma, -5 Paracychromis Nigripinis, -1 Synodontis Multipuntactus, -3 Frontosas (pequenos-7cm), Panaque L204 (o tronco é p'ra ele - é um excelente papa filamentosas).

O aquário é de 200l (nominais) 100©X40(l)X50(a). Água: Temperatura 25º, Ph 8.5 , Amónia 0, Nitrito 0, Nitrato 12.5.

Como não tenho outro sítio indicado e/ou preparado para poder separar ou retirar os ovos (estão agarrados ao tronco(20cm de comprimento), que devo fazer? Rezar?

Editado por ZL

Cumps,

Zé Luís

Publicado:

deixa estar como está, aliás na natureza é mesmo isso que se passa. Já são colocados muitos ovos por isso mesmo.

Publicado:

Pois! Mas neste momento a natureza já "limpou" todos os ovos. Apesar da árdua defesa que a fêmea fez à sua prole. São muitos os "bandidos" na vizinhança! É a vida! Vou continuar a tratar deles da mesma maneira pois penso que se há desovas é porque as condições de vida (no aquário) não são muito más.

Já agora, é comum haver desovas de Neolamprologos leleupi ??

Cumps,

Zé Luís