Plantas Certas?


zpoliveira

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Finalmente vou começar a encomendar as plantas para o meu primeiro aquário! O objectivo é ser um comunitário medianamente plantado. Andei a pesquisar na net mas antes de começar a fazer asneiras resolvi pedir aquí algumas recomendações dos grandes gurus de plantados que tantas ajudas têm dado!

 

O setup do aquário é:

  • Tem 120x40x55cm (é um aquatlantis biotope)
  • 60W de iluminação (neste factor não vou conseguir mexer porque o "tempo" $$$$ não abunda e não percebo nada de electrónica para me por a mexer na calha)
  • Substrato é areão e akadama

Em princípio vou introduzir CO2 caseiro e fazer fertilização líquida na coluna de água!

 

Pelo que andei a ver na net, nas plantas que aguentem uma iluminação tão baixa seleccionei:

  • Musgo de Java
  • Feto de Java
  • Anubias barteri var. nana
  • Ceratophyllum demersum
  • Vallisneria americana

Agora é que me surgem as dúvidas e peço a vossa ajuda!

 

Acham que estas plantas se adaptarão às condições que referi?

Que recomendações me fazem para tratar bem destas (como é feita a poda, como as planto, etc.)

Há alguma que forme tapete que possa usar com esta iluminação?

Que fertilizante líquido me recomendam?

Já agora, que outras plantas acham que valeria a pena comprar?

 

Eu sei que o post já vai longo e são muitas perguntas (algumas bastante subjectivas) mas desde já agradeço qualquer ajuda que me possam dar porque queria começar a plantar o mais cedo possível!

 

Obrigado!

 

PS: Neste momento o aquário já tem o substrato colocado e um tronco e estou à espera que me tragam uma pedras de xisto!

Editado por zpoliveira

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

O setup do aquário é:

Tem 120x40x55cm (é um aquatlantis biotope)

60W de iluminação (neste factor não vou conseguir mexer porque o "tempo" $$$$ não abunda e não percebo nada de electrónica para me por a mexer na calha)

Substrato é areão e akadama

Em princípio vou introduzir CO2 caseiro

estás a falal de 60w para mais de 250 litros de agua

 

Pelo que andei a ver na net, nas plantas que aguentem uma iluminação tão baixa seleccionei:

Musgo de Java

Feto de Java

Anubias barteri var. nana

Ceratophyllum demersum

Vallisneria americana

 

dessas que referiste a Ceratophyllum demersum duvido que se aguente, talvez umas cryptos, mas como digo é mesmo muito pouca luz

 

Em princípio vou introduzir CO2 caseiro e fazer fertilização líquida na coluna de água!
penso que não teras nessecidade de o fazer porque alem de as plantas que vais introduzir no aqua são de crescimento lento (e muito mais lento do que o costume devido a falta de luz) não te iriam absorver a fertilização ne o co2 por isso dispensavel

 

Que recomendações me fazem para tratar bem destas (como é feita a poda, como as planto, etc.)

 

poda?!?! com o lentooo crescimento que vais ter duvido que vás precisar de grandes podas, pra plantar anubias, musgo e fetos é só atar a uma pedra/tronco e já esta as outras é no areão

 

Há alguma que forme tapete que possa usar com esta iluminação?
não!!! a não ser que o tentes fazer com musgo e não ficara grande coisa

 

Que fertilizante líquido me recomendam?

nenhum

 

é mesmo muito pouca luz talvez de pra fazer ai umas mudificaçãoe nessa calha se tu não precebes de electrecidade deves conhecer alguem que de uns toques e te de uma ajuda. commais 2 lamp fluorscentes compactas 2g11 de 55w já ficavas com 170w apesar de saber que

"tempo" $$$$ não abunda

 

espera por mais opiniõens

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já muito obrigado pela resposta! Estava a ver que ninguém me ligava... banana rock

 

estás a falar de 60w para mais de 250 litros de agua

 

Eu sei... É mesmo pouco! De qualquer maneira é uma relação de 0,24w/L (considerando a capacidade bruta, sem areão e com água até ao bordo superior) que acho que está considerado, no site da tropica, como ambiente de very low light e estas estavam nas plantas que eles diziam que aguentavam bem...

 

O mais certo é teres razão, mas tinha esperança que não tivesses...

 

Não sei se isto fará diferença mas o divisão onde o aquário está é mesmo muito bem iluminada e ele recebe muita luz indirecta! Está num atelier de pintura e, portanto, a iluminação desse quarto é forte e posso deixar ligada durante o tempo que presisar! Não serão mais uns Wattzinhos para as plantas?

 

Com mais 2 lamp fluorscentes compactas 2g11 de 55w já ficavas com 170w

 

O problema é que não cabe no aquário! Não sei se conheces o modelo, mas este tem uma calha (com as tais duas lâmpadas) articulada que levanta para dar acesso lá dentro! Eu não percebo mesmo nada disso mas acho que ia ser preciso desmontar a calha toda, tirar os balastros, que acho que estão no interior, e remontar tudo com outro tipo de lâmpadas! Para quem não percebe não é nada fácil...

 

De qualquer forma muito obrigado!

 

PS: Gostava muito que mais gente desse uma ajudinha, para quem está a começar isto parece um bicho de 7 cabeças e queria evitar aprender com asneiras (bem sei que é a melhor maneira de aprender mas queria que corresse tudo bem com as plantas e peixinhos...)!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

penso que para fazeres as contas dos Ws/Ls, deverás coniderar o volume real de àgua, o que te sobe um bocado a proporçao... de qualquer das formas, continuará sempre a ser pouca luz, mas pode ser que consigas qualquer coisa ;) aposta nas diferentes especies de anubias, fetos de java e musgos; para a zona central do aquario, que geralmente recebe sempre mais luz, experimenta alguns tipos de cryptos e cladophora. esta ultima, se nao gostares dela em forma de bola, podes sempre abri-la ao meio e forrar alguns troncos ou pedras com ela.

quanto ao c. demersum, tambem sou de opiniao que nao vai mesmo dar-se bem, mas em contrapartida, tenta a bolbitis, que poderas tambem prender a outros objectos decorativos.

 

boa sorte. depois conta... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vê como está o meu.

 

Tenho 60 Watts para 200 litros.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está, outro aqua que com pouca luz mostra maravilhas.

 

Não digo que não ouças os outros. Ouve, porque o que dizem é 95% correcto. Agora o que tu e eles podem saber é que é possivel fazer plantados com pouca luz. É preciso é saber escolher as plantas! Eu até relvado tenho!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, de novo obrigado pelas ajudas! Sempre vou alinhavando mais algumas ideias! ;)

 

só tenho 66 w para quase 400 lt de água vê as plantas e vê o setup. :wink:

 

rotala SP "Pink"

rotala SP "Green"

pogostemon helferi

anubias nana

anubias petite

anubias caladiifolia

crinum calamistratum

cryptocoryne wendtii

algumas variedades de echinodorous

marsilea hirsuta

nymphaea lotus

vallisneiria nana

blyxa japonica

musgo de java

junko

 

É mesmo disto que estava a falar! Qual é o truque?! Há aí plantas ainda mais exigentes do que as que tinha dito e ainda tens menos W/L que eu!

 

Tudo bem que tens Turfa fertilizada + NPK jardinagem, eu só tenho akadama mas estava a pensar com fertilização na coluna de água resolver isso... Achas possível fazer deste modo? Além de por CO2 caseiro em vez do pressurizado!

 

Ora aqui está, outro aqua que com pouca luz mostra maravilhas.

 

Não digo que não ouças os outros. Ouve, porque o que dizem é 95% correcto. Agora o que tu e eles podem saber é que é possivel fazer plantados com pouca luz. É preciso é saber escolher as plantas! Eu até relvado tenho!

 

Hygrophila Polysperma

Rotala sp. ''Nanjenshan''

Valisnérias

limnofilas sessifloras (lindas!)

Eusteralis Stellata

eleocharis "minima"

 

E o lado direito, com o inestetiquíssimo filtro interno, que quando houver tempo ($) irá ser substituido

 

Assino por baixo!! Exactamente igual aquí! E já estou a ver que a cartolina preta não é nada má ideia! ;)

 

 

Dificil, mas não impossivel. Já tenho o esquema estudado, com um amigo que é engenheiro electrotécnico. Esta estrutura fica, mas será esvaziada. Mete-se 2 balastros electrónicos e bota PL-L... ou t5's ou o que é... Ou Pc's ... Nem sei. Depois vejo.

 

 

Não percebo nada, nada de electricidade...

 

Mais uma vez, my feelings exactly... Quando souberes como se faz importas-te de partilhar conmigo? MP-me à vontade (isto para o António Moço - espero que não se importem de estar a tratar assim... - também se aplica)!

 

Não tenho nada contra os outros foristas daquí (bem pelo contrário) mas estava numa de, como vocês os dois, contrariar toda a gente que diz que não se consegue com esta luz! :twisted:

 

Por isso toda a ajuda é pouca para quem, como eu, está muito "verde" nisto de plantados!

 

Nem sei por onde começar a perguntar...

 

Que tal fertilização? O que me recomendam? Eu sei que é dificil antes de cá ter as plantas mas podem dizer-me quais são os vossos planos de fertilização? Agora ganharam um melga que não vai parar de perguntar coisas...

 

Agora que devo ter ganho o prémio de maior post do ano só queria dizer que os vossos aquários estão um espectáculo e que queria mesmo que me ajudassem a fazer uma coisa parecida!

 

Que mais me recomendam fazer? E, por favor, expliquem tudo como se eu fosse muito, mas mesmo muito, burrinho... :mrgreen:

 

Mais uma vez muito obrigado a todos!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hygrophila Polysperma

Rotala sp. ''Nanjenshan''

Valisnérias

limnofilas sessifloras (lindas!)

Eusteralis Stellata

eleocharis "minima"

Assino por baixo!! Exactamente igual aquí! E já estou a ver que a cartolina preta não é nada má ideia! ;)

Mais uma vez, my feelings exactly... Quando souberes como se faz importas-te de partilhar conmigo? MP-me à vontade (isto para o António Moço - espero que não se importem de estar a tratar assim... - também se aplica)!

 

Não tenho nada contra os outros foristas daquí (bem pelo contrário) mas estava numa de, como vocês os dois, contrariar toda a gente que diz que não se consegue com esta luz! :twisted:

 

Por isso toda a ajuda é pouca para quem, como eu, está muito "verde" nisto de plantados!

 

Nem sei por onde começar a perguntar...

 

Que tal fertilização? O que me recomendam? Eu sei que é dificil antes de cá ter as plantas mas podem dizer-me quais são os vossos planos de fertilização? Agora ganharam um melga que não vai parar de perguntar coisas...

 

Eu tenho lá no aqua o que puz e fiz. Para mim, é começar com um substrato fértil relativamente bom. No meu caso Sera Floradepot. Depois é ter cuidado e fertilizar a coluna. Sei que podia estar melhor e mais compacto, mas sei que no meu aqua não há milagres.

 

Agora que devo ter ganho o prémio de maior post do ano só queria dizer que os vossos aquários estão um espectáculo e que queria mesmo que me ajudassem a fazer uma coisa parecida!

 

Que mais me recomendam fazer? E, por favor, expliquem tudo como se eu fosse muito, mas mesmo muito, burrinho... :mrgreen:

 

Eu só uso fertilização feita por mim, excepto para o Ferro. Experimenta fazer perguntas mais especificas, para se poder responder com mais propriedade. Como podes ver na minha venda, tenho o fertilizante de KH2PO4 à venda para os foristas em geral.

 

Mais uma vez muito obrigado a todos!

 

De nada. Como paga deixa lá umas linhas... :wink:

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta fazer perguntas mais especificas

 

OK! Cá vai uma! Como já tenho o areão todo no aquário, assim como o tronco e algumas pedras não me dá muito jeito por um substrato fértil... Não o pus antes porque me tinham dito que as anubias e outras do tipo (que supostamente eram as únicas que aguentavas esta iluminação) retiravam os nutrientes da água pelo caule e folhas e por isso substrato fértil não era necessário!

 

Achas que só com fertilização na coluna consigo o mesmo efeito?

 

Se sim que tipo de fertilização recomendas?

 

Já ví a tua "venda", mal decida que plantas quero (agora que aumentaram as opções tenho de repensar tudo) posso enviar-te MP para ver se as tens disponíveis?

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o $$$ não abunda faz uma montagem simples e compra umas lampadas de alto rendimento nos chineses, para teres iluminação em condições até poderes por uma calha como deve ser ser porque para uns 250 litros tens de ter muito mais luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais