Que Tipo De Iluminação Usam?


barrote_T4

Recommended Posts

Olá.

 

Depende de várias coisas... o mais importante de tudo, as plantas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha.

 

Eu no mesmo aquário, com as mesmas plantas e tudo, já tive somente 36W, e também já tive 55W.

Lá por haver uma diferença considerável de luz (mais 50%), a diferença é que tenho de tomar mais cuidado com a fertilização, pois as plantas vão consumir mais nutrientes.

 

Por isso, tal como disse, depende das plantas. Até podes colocar mais do que necessitas, mas terás sempre que ter cuidado com as plantas pois a probabilidade de teres algas é maior.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendo perfeitamente, mas queria só perceber uma coisa melhor, aliás quero ver se entendi bem.

 

Eu hoje consegui comprar 2 lampadas de 20W de 6400K ou seja sao 40W para 18 litros, com injeçcão de Co2, tenho notado mesmo com as lampadas de 4000K um crescimento notavel e saudavel, a unica coisa que reparava anteriormente eram as algas castanhas que resolvi com TPA´s e com a introdução de octocinclus.

 

Espero agora ter resolvido defenitivamente o problema e o aparecimento das algas castanhas. Agora o que quero entender é o seguinte, com cerca de 2W/litro corro o risco de os nutrientes serem mais rapidamente aproveitados or outro tipo de algas ou o crescimento rápido que tenho nas minhas plantas não vai deixar isso acontecer? Terei de dosear mais cautelosamente o fertelizante liquido de uso e os elementos traço certo? Mas será algo que tb só conseguirei com o tempo, o doseamento.

 

Abraços a todos!!!

 

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 W/litro?

 

 

Eu acho que é capaz de ser um bocadinho demais. Então só para 20 litros... Ainda se tivesses 1 aqua com 300 litros e tivesses 600 W mas ele fosse muito alto...

 

A ver o que diz o pessoal, mas parece-me demais. Ainda queimas as plantas :arrow::P

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Agora o que quero entender é o seguinte, com cerca de 2W/litro corro o risco de os nutrientes serem mais rapidamente aproveitados or outro tipo de algas ou o crescimento rápido que tenho nas minhas plantas não vai deixar isso acontecer? Terei de dosear mais cautelosamente o fertelizante liquido de uso e os elementos traço certo? Mas será algo que tb só conseguirei com o tempo, o doseamento.

Com essa razão watt/L, espero bem que tenhas alguma planta de crescimento rápido... rotalas (só exemplo, o aquário deve ser muito baixo), riccia, glosso, etc...

Se tiveres plantas de crescimento lento, com tanta luz, e por melhor que doseasses os fertilizantes dificilmente não terias algas.

 

Eu acho que é capaz de ser um bocadinho demais. Então só para 20 litros... Ainda se tivesses 1 aqua com 300 litros e tivesses 600 W mas ele fosse muito alto...

 

A ver o que diz o pessoal, mas parece-me demais. Ainda queimas as plantas

É assim... demais depende do teu ponto de vista. Se queres dizer que não necessita de tanta luz para manter mesmo as plantas mais exigentes, aí concordo. 20-25 watt chegavam.

Agora se estás a dizer que é impossível ter plantas com essa luz, isso não é verdade... já expliquei em cima, o problema será a fertilização e a velocidade de consumo das plantas que tivermos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem acho que já devia ter feito isto. As plantas que tenho são as seguintes:

 

. Lilaeopsis Mauritian

. Ludwigia Glandulosa "Perennis"

. Micranthenum Umbrosum

. Hygrophila Corymbosa "Siamensis"

 

Até ver as unícas algas que tinha eram castanhas, o que a meu ver era iluminação defecitária e espectro de cor errado.

 

A nivel de nutrientes tenho doseado com calma e sem pressas recorrendo mais á observação do crescimento e aspecto da coloração das mesmas.

 

Agora uma dúvida que eu tenho, as plantas que falei absorvem nutrientes pelas raizes, pelas folhas, ou ambos?

 

Brevemente insiro umas fotos

 

Abraços a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais