Que substrato devo de escolher para colocar plantas?


Recommended Posts

Olá!

 

Um substracto bom é o da Sera. O areão só serve para fixar as plantas, enquanto o substracto serve para que a planta seja saudavel e que a raiz cresce rápido.

Colocar areia para plantas achoq ue não é muito fiavel, não sei se elas aguentam fixas :D

 

adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá GAtinha!

 

Sim é mesmo esse o substrato da Sera.

 

Esse substrato é para colocar por baixo do areão. Não sei qual a capacidade do teu aquário, mas numa maneira geral, coloca-se 2/3 cm de altura com substrato e de areão convem ser sempre mais um pouco que o substrato.

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl...oJoão disse td...não tem mal colocares só areia! mas pensa...se colocares só areia qq peixe que remeixa o fundo vai levantar uma nuvem de areia que te suja a àgua! não fica bem! é por isso que deves colocar areão, grãos superiores à areia, mas nunca muito grds de modo a que a sujidade não passe paradebaixo deste! qt ao substrato tb tive smp algumas duvidas...já coloquei Humus de minhoca(NÃO ACONSELHO!!!), bolhinhas da Prodack turfa compressa...enfim...uma panopli de tretas que não resultaram e só me deram despesa e trabalho... agora limito-me a usar um pouco de areia fininha no fundo, para as plantas se fixarem, coberta por areão de mina,laterite, que é rica em ferro e propicia o desenvolvimento das raizes! depois uso semanalmente adubantes/fertilizantes, E NÃO ESTOU A TRABALHAR PRA COMISSÃO, da Sera! uso Sera Florenet A (pastilhas que enterras ao pé da planta) e florena (liquido pra plantas que se nutrem através das plantas)!

eu não sou propriamente Takashi Amano 8criador do estilo de aquario plantado! mt menos jardineiro, por isso dou-vos o meu conselho mas informem-se mt bem no forum com gente que possa saber mais, e olhem que há muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita gente que sabe mais!!!

Boa Sorte

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e florena (liquido pra plantas que se nutrem através das plantas)!

 

Pois :wink: ....vocês perceberam que são plantas que se nutrem atravês das folhas!!! lol 8)

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, como é k eu sei kuais as plantas que se alimentam atraves das folhas e as que se alimentam atraves das raizes?

Eu so uso fertelizante liquido, mas se eu soubesse em que plantas poderia por as tais barras de fertelizante, passava a usar tb as tais barras.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ao site da www.tropica.com ...lá encontras info sobre quais as plantas se alimentam por onde!!! eu por exemplo costumo enterrar as pastilhas e na semana seguinte utilizo um poco de fertilizante liquido e uma pastilha completamente desfeita que fica diluida na agua!!! diz as plantas que tens e eu digo-te quais se alimentam c liquido ou tabs!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl...oJoão disse td...não tem mal colocares só areia! mas pensa...se colocares só areia qq peixe que remeixa o fundo vai levantar uma nuvem de areia que te suja a àgua! não fica bem!

 

Nao concordo. Nao me parece que a areia suje a agua, só que se tiverem peixes que gostem de puxar plantas vão conseguir soltá-las mais facilmente. Atenção que não é qualquer peixe que solta uma planta.

 

Tenho um aqua comunitário com areão e um aqua de CA's com areia e sinceramente começo a gostar mais da areia... mas isso já são gostos. Também me parece que a areia mantém-se mais limpa que o areão... também posso estar enganado pq tenho o aqua de CA's montado à pouco tempo.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem aqui vai:

Vallisneria

Cryptocoryne Wendtii

Ludwigia repens (esta ta sp com raizes pelo caule acima)

Elodea

Cabomba

Musgo de java

A cabomba e o musgo de java está num aquario maternidade, neste aquario tb deverei deitar fertelizante? Não mata os alevins?

Tb tenho 1 planta que parece relva, tou com 1 ligeira sensação que nem é aquatica...

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma achega...se colocares fertilizante em tabletes no fundo perto da cambomba ou elodeas elas acabam por deitar raizes no inicio da planta e não só raizes aereas!!!

Nao concordo. Nao me parece que a areia suje a agua, só que se tiverem peixes que gostem de puxar plantas vão conseguir soltá-las mais facilmente. Atenção que não é qualquer peixe que solta uma planta.

 

Samu.

 

Pois imagina o seguinte...pelco 5 cm! cresce pra caramba aproveitando td o que poxa comer rapidamente passa pros 10...15cm...bem sei que tens um aqua de Ca's e que não deves lá ter plecos...mas, e por experinencia propria, um plecom desajeitado vai eventualmente levantar uma nuvem de areia assim como cory's ou otocinclos!!! não tarda as plantas que não se consigam fixar bem ao substrato tb levantam, mas isto não é mais que uma mera opinião...

enfim

Inté

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa coisa de meterem plecostomus em pequenos aquários..... enfim! não encontram por acaso ancistrus????? ainda por cima pode-se perfeitamente fazer a reprodução em aquário...

 

Bom no que toca a prender as plantas, no inicio e até que elas se enraizem podes prendelas com pedras, normalmente elas aguentam-se no sitio sem grandes problemas :D

 

Pesoalmente sempre gostei mais de areia fina, sobretudo que sempre tive corydoras, e elas adoram meter os seus bigodes na areia.

 

Quanto ao levantar sujidade, se a areia for muito bem lavada ela não suja o aquário, o lado negativo que vejo na areia é que ao colucar a areia temos de bater bem a areia de forma a que o ar saia todo, senão poderá ser uma fonte de problemas com o desenvolvimento de bactérias (aérofobas?!) que podem levar à potrefação do solo, um dos sintomas é a saída de bolhas de ar ao calcar no solo, e nesse caso uma fonte de problemas sem fim......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aqua chegava perfeitamente pro pleco... na altura em que´tinham poucas plantas! agora imagina algo com 15 pés de cambombas 10 anubias nana 3 valisnerias 8 elodeas mais (a principio pois chegaram a ser cerca de 20) 10 Ludwigia repens e diz-me se um pleco de 20cm não causa assim uns estragos jeitosos!!! porque em 80L cabia ele bem....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É ao aquário de se adaptar ao tamanho do peixe e não o contrário.

 

O problema não está no facto do peixe caber no aqua, mas sim em ter espaço suficiente para se desenvolver. O plecostomus necessita de um aquário grande (a partir de 300 l) para se poder desenvolver em armonia. Para aquários pequenos temos outros L-numbers, que se adaptam perfeitamente e que cumprem as funções de "limpa-vidros" e que que no caso dos ancistrus, tambem muito comuns nos comercio e a preços identicos, e que têm a vantagem de se reproduzir..... evitando assim a sua pesca.

Agora meter um pleco num 80 cm porque em adulto atinge 30 é uma aberração, sobretudo porque existem outras soluções.

 

Eu não vejo a aquarofilia como uma montra de peixinhos que tenho na sala, no inicio quando começei com esta paixão tambem queria ter tudo e fazia misturas de peixes que não eram compativeis entre eles e com o tamanho do aquário. E desde que começei a compreender que se tivermos uma população em armonia com o tamanho do aquário, tudo vive muito bem e sem problemas, ja passaram mais de 10 anos que compreendi isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.