Vejam Quem Chegou!


mr.p

Recommended Posts

Boas noites,

 

Despois de muito tempo de pesquisa, e de perder muitas horas a babar-me com fotos destes meninos eis que com o inicio do ano e com o meu amazónico de 120L a arrancar decido avançar na compra dos meus peixes favoritos. Apresento como é obvio o meu L-260:

 

http://fotos.sapo.pt/grupoii/pic/00008twq

 

http://fotos.sapo.pt/grupoii/pic/000097z3

 

http://fotos.sapo.pt/grupoii/pic/0000a3ay

 

Provavelmente estou a ser paranoico mas... notam alguma coisa esquesita na barbatana dorsal:

 

http://fotos.sapo.pt/grupoii/pic/0000b6ff

 

Aqueles "espigões" não estarão salientes demais?

 

 

Recebi o peixe hoje mesmo, este exposto a algum stress pois veio de Lisboa por transportadora, até agora está a reagir bem vamos ver como progride nos próximos tempos.

A mim parece-me uma menina, o que acham? Já tem mais de 10cm, nada de odontes desenvolvidos, ventre branquinho e aquela forma redonda caracteristica...

Já agora, ter o solo do aquário revestido com folhas secas é de algum modo prejudicial a estes peixes? Ele parece ter gostado de todos os esconderijos que as folhas proporcionam...

 

Não podia estar mais contente com esta compra.

Para Fevereiro está já agendada a compra de mais 3 exemplares, supindo para 4 a minha população.

 

Cumprimentos a todos,

Pedro Pinheiro

 

PS: As fotos não estão grande coisa eu sei! O modelo é magnifico mas o fotografo... como o tempo vou lá (espero eu).

 

PS1: Eu tentei, mas não consegui por as fotos directo, ficam os links...

Editado por mr.p
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mr.p,

 

Primeiro devo felicitar-te pela tua opção ao escolheres os L 260... ainda não perdi a idéia de montar um aqua só com L-260.

Para mim, é um dos Ls mais bonitos.

 

Sem te querer alarmar, porque penso que não é caso para isso, deixa-me no entanto dar o meu parecer sobre a tua nova aquisição. O peixe parece-me um bocado magro, na foto em que se vê a barriga.

Sobre o aspecto da barbatana dorsal, parece de facto uma lesão.

Os meus L 46 já tiveram um problema, com sintomas iguais. As baratanas caudais apareceram "danificadas" exactamente com o aspecto do teu L 260. Esperei 2 ou 3 dias e o estado deles foi-se agravando, pelo que decidi fazer tratamento com BACTOPUR (Direct) da SERA e resolvi a questão. Bastou seguir o tratamento, conforme prescrito nas instruções do medicamento.

 

Se optares por fazer este tratamento, após o mesmo, da-lhes um suplemento vitamínico.

Espero não estar a alarmar-te, mas parece-me efectivamente um problema de de bactérias.

 

Um grande abraço e boa sorte para os teus meninos.

 

Jacinto Silva

Editado por Jacinto Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mr.p,

 

Primeiro devo felicitar-te pela tua opção ao escolheres os L 260... ainda não perdi a idéia de montar um aqua só com L-260.

Para mim, é um dos Ls mais bonitos.

 

Sem te querer alarmar, porque penso que não é caso para isso, deixa-me no entanto dar o meu parecer sobre a tua nova aquisição. O peixe parece-me um bocado magro, na foto em que se vê a barriga.

Sobre o aspecto da barbatana dorsal, parece de facto uma lesão.

Os meus L 46 já tiveram um problema, com sintomas iguais. As baratanas caudais apareceram "danificadas" exactamente com o aspecto do teu L 260. Esperei 2 ou 3 dias e o estado deles foi-se agravando, pelo que decidi fazer tratamento com BACTOPUR (Direct) da SERA e resolvi a questão. Bastou seguir o tratamento, conforme prescrito nas instruções do medicamento.

 

Se optares por fazer este tratamento, após o mesmo, da-lhes um suplemento vitamínico.

Espero não estar a alarmar-te, mas parece-me efectivamente um problema de de bactérias.

 

Um grande abraço e boa sorte para os teus meninos.

 

Jacinto Silva

 

Olá,

 

Obrigado pelas dicas.

Efectivamente o peixe parece-me um pouco magro, a forma arredondada caracteristica das femeas ainda não se nota bem. Contudo, é "normal" dado que esteve um ano numa loja antes de me ser vendido, e nas lojas é sempre dificil alimentar propriamente os peixes. Hoje mesmo vou começar a tentar alimenta-lo, estou a pensar tentar primeiro: camarão, delicias, artemia congelada, e a alimentação em pastilhas da Sera para plecos. Vou começar a esperimentar para ver a quais adere melhor e tentar remediar essa situação.

O problema da barbatana é que me esta a preocupar mais. Vou acompanhar cuidadosamente o peixe até ao fim de semana, e se vir sinais de que está a piorar vou começar o tratamento que me recomendas. Que complemento vitaminico dás aos teus L-46?? Acabei recentemento com o meu da SERA... Colocas as vitaminas na agua, ou metes umas gotas na comida?

 

Desculpa tantas perguntas. Mas primeiro L a sério, já se sabe como é :wink:

 

Obrigado pela ajuda,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Penso que o mais importante agora, é que tenha sossego para que se adapte bem à sua nova casa. Como dizes e creio que muito bem, vai alimentando-o e vigia a evolução da barbatana.

 

As vitaminas que utilizo são "Fishtamin" da SERA e as pastilhas são também da SERA, com a designação de "well chips" (cerio que é assim que se escreve).

 

Vai actualizando este post.

Um abraço!

 

Jacinto Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só fazendo um acrescento ao que o Jacinto disse, que concordo plenamente, a barbatana dorsal (se quiseres da caudal também se arranja :P) de um Hypancistrus saudável deverás ser algo assim:

 

Duel_L260_2.jpg

 

Queen_female_04.jpg

 

No teu exemplar, nota-se claramente que há problemas nas barbatanas dorsal e caudal cabecadura

 

E já agora, e espero que não leves a mal, até porque as fotos não dão para ver isso muito bem, será que tens aí um L260...? :D

Não sei porquê, as riscas parecem-me muito grossas, mas também sei que há L260 que têm as riscas mais grossas.

 

E outra coisa, pela barriga (branca), parece ser uma fêmea, mas não descartes a possibilidade dos odontes crescerem somente agora. Isso já me aconteceu com um macho. No aquário onde ele estava antes de o comprar devia levar porrada de muita gente, e os odontes só se evidenciaram cá em casa.

 

Agora trata de cuidar do peixe, que é o que ele precisa.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Obrigado Jacinto e Luís pelas dicas.

 

Vou começar a medicar o animal se possivel ainda hoje seguindo o conselho do Jacinto.

O facto de ele ser ou não um L-260... Eu confiei no vendedor que me diz que é um L-260, como ele foi encomendado (encontrar um L-260 aqui é uma verdadeira epopeia) também tive esse medo. Vamos deixar melhorar o peixe e depois eu tento tirar umas fotos melhozinhas para me ajudarem a tirar essas dúvidas.

 

Cumprimentos,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas noites,

 

Cá estou eu para uma actualização. Estamos nos 12 dias depois da chegada do L-260. As novidades são optimas. Segui, conforme tinha dito, o conselho do Jacinto Silva e fiz o tratamento contra bactérias. Ao longo deste tempo tenho visto que as barbatanas estão muito melhor, perderam aquele tom esbraquiçado e estão a recuperar. O peixe apresenta também muita vitalidade e alimenta-se bem. Infelizmente ainda não consegui fazer com que ele toca-se em mais do que as pastilhas well chips da SERA. Tenho-o alimentado mal as luzes se apagam, e ele devora logo 2 pastilhas, deou-lhe também uma segunda refeição +/- às 7 da manhã.

 

Quando às TPA's, tinha pensado faze-las diariamente, mas tenho obtado por TPA's semanais de 30% para não stressar muito os animais.

 

Tinha algumas duvidas quanto à utilização da areia branca fina e das folhas secas, mas até agora parece-me uma boa escolha. Mesmo que a sifonagem se torne penosa, o L-260 parece adorar esconder-se nas folhas e escavar as suas proprias galerias por baixo destas na areia. Curiosamente, mesmo tendo adoptado as tocas nos primeiros dias, agora já não as usa. Passa quase todo o dia atras da resistência bem aconchegado, só saindo de lá à noite.

 

Quero ver se tiro mais algumas fotos, talvez amanhã e quando as postar coloco também umas panoramicas e o setup do aquário.

 

Cumprimentos,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Pelos vistos está a correr bem a adaptação do teu L-260.

Depois do tratamento, irá decorrer cerca de 3 semanas até que as barbatanas voltem ao seu estado normal.

 

Em relação à alimentação, eu costumo variar dando um tipo de alimento diferente, em cada dia.

As pastilhas que estás a utilizar, são efectivamente muito boas e os Hypancistrus adoram-nas, mas penso que deves insistir na diversificação dos alimentos.

 

Dado que o teu L-260 deve estar muito habituado às pastilhas, procura intercalar, dia sim/dia não, pastilhas com outros tipos de alimentos, por exemplo:

- miolo de camarão,

- pastilhas,

- courgette,

- pastilhas,

- larvas de mosquito,

- pastilhas,

- couve,

- pastilhas,

- peixe tipo pescada,

- etc

 

Normalmente, existe um dia da semana em que eu não alimento os meus peixes.

Penso que devem estar bem alimentados e em boa forma física, mas não gordos, por motivos de saúde.

 

Sobre a utilização da areia no fundo do Aqua, eu também estou tentado em experimentar nos meus aquas. Como tudo na vida, deve ter vantagens e inconvenientes, mas creio que a grande vantagem é ser menos agressiva para os peixes e eles parecem gostar muito da areia.

 

Mas mais do que o problema da aspiração/sinfonagem, preocupa-me o facto de que não suba o pH da água, por isso te pergunto se tens verificado alterações no teu pH, qual é o tipo de areia que utilizas e já agora, onde a compras-te?

 

Dado que és de Aveiro temos que nos encontrar um dia destes e convido-te para ires a minha casa ver os L-46.

 

Cumprimentos.

 

Jacinto Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos,

 

Infelizmente fiquei sem maquina de fotografar, por isso ainda vão demorar um bocado as fotos...

 

Jacinto, quando à alimentação ele parece já ter aderido às larvas de mosquito. Estou a variar com camarão e pastilhas mas ele parece-me ainda não tocou no camarão. Com o tempo ele deve-se habituar.

A areia, eu gosto realmente do efeito e conjugado com as folhas secas os animais parecem adorar não só o L-260 como os outros habitantes (casal de ramirezi e tetras rosa). Não tenho notado alterações no pH, a areia compreia na Maxmat em aveiro. Podes ver o produto no link: Areia Branca

Penso que mais pessoal a usa sem problemas. Eu uso e recomendo.

 

Quanto à visita, temos de combinar!

 

Cumprimentos,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só fazendo um acrescento ao que o Jacinto disse, que concordo plenamente, a barbatana dorsal (se quiseres da caudal também se arranja :wink:) de um Hypancistrus saudável deverás ser algo assim:

 

Duel_L260_2.jpg

 

Queen_female_04.jpg

 

No teu exemplar, nota-se claramente que há problemas nas barbatanas dorsal e caudal :?

 

E já agora, e espero que não leves a mal, até porque as fotos não dão para ver isso muito bem, será que tens aí um L260...? :?

Não sei porquê, as riscas parecem-me muito grossas, mas também sei que há L260 que têm as riscas mais grossas.

 

E outra coisa, pela barriga (branca), parece ser uma fêmea, mas não descartes a possibilidade dos odontes crescerem somente agora. Isso já me aconteceu com um macho. No aquário onde ele estava antes de o comprar devia levar porrada de muita gente, e os odontes só se evidenciaram cá em casa.

 

Agora trata de cuidar do peixe, que é o que ele precisa.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

 

Boas tava a passear no forum e deparei-me com isto!!!

o peixe tava morto???

se não que BARBARIDADE!!!!!!! :twisted:

 

XAU...

Mais uma coisa o habitat dos peixes é dentro de ÁGUA! cheers

userbar03.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Boas tava a passear no forum e deparei-me com isto!!!

o peixe tava morto???

Não... ainda está vivo e bem vivo...

 

se não que BARBARIDADE!!!!!!!

Bueda mesmo... Eu até sou conhecido pelo bárbaro...

 

Mais uma coisa o habitat dos peixes é dentro de ÁGUA!

E...?

 

O teu habitat também não é dentro de água e tomas banho e vais à piscina. Até há quem faça apneia...

 

Deixa-te de comentários tristes. Pelos vistos até sabes que os Loricarídeos são peixes conhecidos por aguentarem minutos fora de água.

 

Enfim...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: O senhor da loja também é um bárbaro... quando tira peixinhos dos aquários para o saco também os tem fora de água...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa-te de comentários tristes. Pelos vistos até sabes que os Loricarídeos são peixes conhecidos por aguentarem minutos fora de água.

 

 

OK o meu comentário pode não ter sido feliz, mas tambem concordas que isso não é muito saudavel para o peixe!!

 

 

Cumprimentos aqua_boy

userbar03.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK o meu comentário pode não ter sido feliz, mas tambem concordas que isso não é muito saudavel para o peixe!!

Não, não concordo...

 

O peixe não deixa de comer, não fica ferido, etc...

 

Dá uma olhadela pelo Sub-Fórum, e vê a quantidade de fotos de L's fora de água.

 

Enfim... só estranha quem não conhece...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Boas!!

Então como estão os teus L260? Eu também tenho um casal e gosto muito deles!Acho que são peixes lindos!Espero dentro de alguns meses começar a tentar a sua criação, só preciso de um pouco mais de tempo em casa para lhes dar ainda mais atenção!Os teus já pegam no miolo de camarão?É que os meus pelo que pude observar, trataram da saúde a uma data de camarões que havia no aqua deles!!Mesmo sem cerveja! ;) Foi só curtir!!Imagino a festa, ainda vivinhos!!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas mais do que o problema da aspiração/sinfonagem, preocupa-me o facto de que não suba o pH da água, por isso te pergunto se tens verificado alterações no teu pH, qual é o tipo de areia que utilizas e já agora, onde a compras-te?

 

 

Jacinto Silva

 

 

Boas

 

Um bocado off topic mas podes usar areia de silica ou aquela que é usada em filtros de piscina que não te alteram o ph do aquario

 

Cmps

 

Rodolfo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

Não é barbarie nenhuma o que o Luís está a fazer ao peixe, até porque quando se tira estes peixes dos aquarios ficam facilemente presos nas redes e é preferível retirá-los á mão. o importante é ter SEMPRE as mãos húmidas a fim de não lesar a mucosa do peixe. Pela foto parece-me que quem o tem na mão tem as mãos compleatmente secas, isto sim é muito prejudicial para o peixe. Até pode ser que não tenha ficado nenhuma ferida, mas é até um dia.

 

Abraço a todos

 

PAulo

Editado por paulo pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo.

 

Mucosa? Só se fôr na boca do peixe... a pele deles é extremamente áspera. Aliás, eles são conhecidos por isso, pela sua resistência ('Cascudinhos', no brasil...).

 

Além do mais, se quiserem saber, a peixinha ainda está viva e de boa saúde.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais