Será Possivel ?


Recommended Posts

Boas

 

Gostaria da vossa ajuda porque não compreendo o que se poderá estar a passar!

Acabei de fazer uma TPA de 5L no meu aqua que tem cerca de 20L e com 2 Guppies (f) + 4 arlevis, 2 coridoras, 1 limpa vidros, 5 rasboras, 2 anubias anãs, algumas Cabombas e 2 peq. tufos de musgo de Java.

O que se passa é que após terminar a TPA e como de habitualmente faço, fui medir os parametros da agua e tenho PH= 7.4 e o NH3/Nh4= 0,2, os testes que tenho são da TROPIC MARIN com validade até 2008.

A mnha questão é se a Amónia não está alta, pois acabei de fezer uma tpa?!

 

Agradecia comentários e esclarecimento para este assunto.

 

Obrig.

 

HM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas, não achas que tens o aqua um pouco sobrelotado? é que provavelmente são os excrementos\comida dos peixes em decomposição que te leva a teres um alto nível de amónia no aqua, quanto a remediar há uns produtos que absorvem a amónia ou pelo menos a tornam menos tóxica ou mesmo inofensiva para a fauna.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas, não achas que tens o aqua um pouco sobrelotado? é que provavelmente são os excrementos\comida dos peixes em decomposição que te leva a teres um alto nível de amónia no aqua, quanto a remediar há uns produtos que absorvem a amónia ou pelo menos a tornam menos tóxica ou mesmo inofensiva para a fauna.

 

Abraço

 

Olá Murkas

 

Penso que com estes 10 peixes + 4 arlevins não se poderá dizer que esteja sobrelotado, mas no entanto o que me inquieta é qo valor da Amonia apos a TPA percebes?

se fosse antes tudo bem, compreenderia, mas depois de tocar 25% da agua??

 

De qualquer forma, obrigado pela tua opinião.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

o preocupante não éo valor de amónia após a tpa até porque 0,2 ppm não é tão preocupante quanto isso, o que realmente é grave é o valor que havia antes da tpa pois essa concentração de amónia (no teu caso amoniaco pois o pH > 7.0) era algo elevada de certeza e logo bastante toxica para os peixes...

 

Para corrigires isso podes introduzir plantas de crescimento rápido, ou então vais fazendo tpa's com maior frequencia.

 

Já agora mede o valor de amonia na água que usas nas tpas, porque o problema tambem pode ser dela.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Murkas

 

eu faço as TPAs com agua da torneira, será possivel vir com amónia????? :twisted:

 

sei que em relação ao <ph sai com +- 7,8 e faço-o baixar para os 7,2 - 7,4 com ajuda do Redutor de PH " PH - MINUS" agora á amónia nunca medi valores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Murkas

 

eu faço as TPAs com agua da torneira, será possivel vir com amónia????? :D

 

sei que em relação ao <ph sai com +- 7,8 e faço-o baixar para os 7,2 - 7,4 com ajuda do Redutor de PH " PH - MINUS" agora á amónia nunca medi valores.

 

De facto a amónia pode vir da água da torneira... conheço a quem já tenha acontecido.

O pH aconselho-te a baixares tambem a dureza pois provavelmente a água é dura e o efeito tampão só te deixa baixar o ph por uns dias.

 

Faz os seguntes testes á agua da torneira (se puderes depois de esta ficar a repousar num balde durante 24h):

NH3

 

Faz os testes á água do aqua antes da tpa:

NH3, pH

 

e mete aqui os resultados.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que, por princípio, não te vai interessar, mas com 20 litros os 5 rásboras ficavam logo a ocupar a total capacidade do aqua...

 

 

É uma realidade. Tens os problemas de amónia porque, efectivamente, tens imensos peixes para o espaço que tens. Eles deitam detritos, tu ficas com isso poluido. Não há volta a dar... Experimenta fazer TPA's todos os dias de uns 20%

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

e depois, uma TPA de 25% deixa no aquário 75% da água, ou seja, 75% da amónia que lá havia! Podes perfeitamente ter um aquário sobre-populado, mas então os cuidados com a água redobram - se achas que a amónia está alta demais, começa a fazer TPAs de 25% duas vezes por semana em vez de só uma; ou mesmo mais!

 

boa sorte

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há dúvida alguma que para um aqua de 20 litros tu tens demasiados peixes!!! Reduz a população e verás que resolves os problemas da amónia. Como já foi dito poderás inserir mais umas plantas de crescimento rapido mas sinceramente com esse número de peixes no aquário terás sempre dificuldades em manter a qualidade da água.

 

Fica bem,

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal

 

Bem parece que são muitos com a mesma opinião. De qualquer forma, deixem-me vos dizer que os rasboras não chegam a 2 cm cada. os arlevins não chegam a 1 cm pois têm 1 mês, as coredoras tambem são novas e têm +- cm e meio, mas pronto vou dar o braço a torcer e dispensar uns exemplares.

Já agora, podiam-me dar opinião acerca de plantas de crescimento rapido para colocar neste meu peq. aqua?

 

Abraço

 

HR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valisnerias, Egeria densa, Cabomba... também depende da luz!

 

De resto, sobrepopulado é sempre relativo aos cuidados que tens. Podias ter o dobro dos peixes - se trocasses 50% da água todos os dias!

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.