Raças de KINGUIOS - ORANDA


Recommended Posts

Olá a todos! Vim aki com o intuito de partilhar informação à cerca dos peixes de agua fria mais especificamente os kinguos colocando de vez em quando ( qdo tiver mais tempo ) informações sobre as raças mais conhecidas. O que escreverei aki tem como base informação retirada da net e tb experiência pessoal com peixes de agua fria que tenho.

 

1º Raça de Peixe ( Kinguio - ORANDA )

 

O Oranda é um peixe de agua fria da familia dos kinguios ( carassius auratus ). A sua particularidade que o distingue das outras raças é o facto de possuir na cabeça uma proeminencia mole sendo tb conhecido por (quisto).

O Oranda nasce sem esta proeminencia só a desenvolvendo 1 a 2 anos após a nascença. Muitas pessoas que compram orandas jovens nas lojas, esperam que o quisto cresça em poucos meses, e por isso pensam que foram enganadas por não saberem deste facto. Está provado que para o seu Oranda se desenvolver bem e apresentar uma proeminencia bem conseguida a boa qualidade da àgua bem como a alimentação rica em proteínas é fundamental. Qdo adulto muitas vezes a proeminencia cobre totalmente os olhos do peixe e chegando inclusivé em alguns casos a atingir o operculo. A sua barbatana dorsal é divida e o formato do corpo é oval. Como outros kinguios alimente o seu Oranda com comida mais variada possível. Sendo animas que adoram e devoram plantas :lol: pode incluir na sua dieta alface, cenoura cortadas muito fininhas. Eles irão adorar. A doença mais relacionada com esta especie são os problemas relacionados com a bexiga natatoria, por isso garanta ao seu peixe um aquario bem limpo com um filtro eficaz.

 

Da experiência pessoal que tenho digo que devem manter estes peixes apenas com outros da mesma raça, ou qdo muito com outras raças como: Telescopio, Lion Head... Evitem junta-los com os cometas pois estes ultimos são mais energicos e podem stressar os orandas.

 

Agora para terminar aqui vão umas fotos:

 

p2-orw.jpg

 

p2-oca.jpg

 

p2-orp.jpg

 

p2-obk.jpg

 

Sugestões e correcções são sempre Bem vindas.

Abracos!!! :(

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Dirigi-me a uma loja de animais onde comprei um peixinho com o nome de «capuchinho», fiz varias tentativas para descobrir a especie dele mas sem sucesso.

Ao observar as fotos colocadas por si reparei que se tratava de um oranda, com corpo todo branco e por cima da cabeça é vermelho.

Tendo vários aquários em casa coloquei-o num aquário de água quente tal como me indicaram na loja, com neons e limpa fundos.

O meu peixinho mostra-se muito assustado e sempre escondido.

Gostaria de saber se este peixe pode viver num aquário de água quente ou se esta assustado por só estar à um dia no meu aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Sali...

 

Ninguem melhor que o Oranda para te responder ao post. No entanto, e enquanto ele não vem... :shock: posso adiantar-te algumas informações para que começes a pensar nelas!

 

Não há mal nenhum em ter peixes de agua fria em aquarios de agua quente, desde que não ponhas a temperatuira acima dos 27 ou 28 graus.

Muitas pessoas fazem-no para verem os seus peixes crescerem mais rapidamente e ficarem maiores que o habitual, ja que os peixes de agua fria desenvolvem-se muito depressa em aqua quente. Mas depois os problemas acontecem... É muito mais provavel um peixe de agua fria apanhar doenças (muitas delas de origem fungicida) nestes aquarios. Quanto a mim, o ideial seria manter os peixes de agua fria a uma temperatura de 20 - 21 graus. Pensar que agua fria é a temperatura ambiente está errado. O nosso pais tem variações muito grandes de temperatura na água. Durante um dia frio de inverno ponham um termometro na agua.. poderão assustar-se se ele mostrar 7, 8 ou 9 graus. No verao a mesma agua pode registar valores de 25, 26 ou 27 graus. Isto tudo trata-se de temperaturas ambientes!! Por isso, um termostato dentro de um aquario nao faz mal a ninguem e os peixes agradecem!

 

Quanto ao juntares os Orandas num aquario com o neons.. bom.. os peixes de agua fria não estão habituados a ver luzinhas a correr de um lado para o outro.. especialmente se essas luzinhas forem nervosas e agitas (tal como os néos). O facto de ele ser um recém-chegado ao aquario também nao ajuda! Bom.. não há muito a dizer sobre isso... das duas, uma... ou experimentas e aguardas para ver se "algo" acontece (por exemplo.. doenças.. já que o stress é meio caminha andado), ou então arranjas um outro aquario para por o Oanda. Sempre podes ir devolve-lo à loja e trocá-lo por mais uns neos. Já agora... a pensar ficar com o Oanda.. compra mais um, e nao os ponhas naqueles aquarios "globo" que são do mais ridiculo que vi até hoje na aquariofilia!

 

Espero ter ajudado

 

Mephis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sali Ola Mephis ! :D Eu tinha de meter a colher é claro :lol:

 

Ora bem é assim... Em relação à pergunta central que é se podes ou não pôr o teu Oranda no aquario a resposta imediata é... depende ! E depende de que ? Em primeira análise ao tamanho do teu aquario. Não especificaste as medidas e outros parametros como a temp para te dar uma resposta mais directa. Mas vamos então partir do principio:

 

:arrow: É mais ou menos consensual que os peixes (ditos de agua fria) devem apenas viver com exemplares da mesma especie. Ou seja os Orandas devem ser mantidos com outros Orandas ou familiares proximos ( Olhos de Bolha, telescopios,etc). Mas e há sempre um mas na aquariofilia muitas vezes o que vai contra as regras dá certo.

 

:arrow: O que quero dizer com isto é que o Oranda está assustado mas isso é normal um peixe qdo entra num aquario novo onde já existem varios outros peixes tem tendencia a ficar assustado. Deixa o tempo passar e vê...

 

:arrow: 2 Problemas: Pode te acontecer que quando o Oranda fique adulto e grande te coma um ou outro neon pois os Orandas são super food MAs isso tb acontece a inumeros aquarios de pessoas que misturam por exemplo Discus com Neons

Outro Problema é o facto do Oranda ser indefeso quer a nivel de luta quer a nivel de querer fugir. É um peixe de lago habituado a pouca ou nenhuma correnteza por isso não é um grande nadador quandos os Neons o são. A barbatana do Oranda pode ser alvo de Mordidelas. Por isso se o teu aquario fôr de pequenas dimensões talvez seja melhor desistir da ideia percebes?

 

 

Pronto acho que é tudo o resto o Mephis já disse.

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Desde já quero pedir desculpa por só agora ter lido as mensagens.

Agradeço bastante aos dois (Mephis e Oranda) pelos conselhos e ajudas preciosas que me consederam.

Felizmente o meu peixinho acabou por adaptar-se.

No dia seguinte comprei um colisa laranja e o meu peixinho adorou a nova companhia andando sempre os dois juntos desde aquele dia.

Em relação ao que disseste oranda deixa-me comentar uma coisinhas.

Realmente tens muita razão quando dizes que em aquariofilia nem sempre as coisas acontecem como seria mais provável. E para comprová-lo estão dois limpa-fundos que tenho em minha casa.

Quando vim para cá morar só tinha um limpa-fundos, era muito gordo e todo deformado. Comecei a vê-lo muito parado, de barriga para o ar e comecei a pensar que ia morrer. Então resolvi comprar outro.

Certo dia qual não é o meu espanto, quando chego ao aquário e vejo ovos colados no vidro.

Admirei-me bastante mas como já tinha outro aquário que não usava, tratei dele e pus os ovos com muito cuidado dentro do aquario sempre pensando que seriam os ovos dos neons.

Nas minhas consultas à net descobri que os ovos dos neons demoram 1 dia a ecludir. Como já passara quase uma semana fiquei sem esperança mas não mexi nos ovos.

Passados alguns dias vou espreitar o aquário e vejo dois bichinhos muito pequenos muito parecidos com girinos.

Passados mais uns dias constatei que eram dois limpa-fundos. E a partir dai o meu «casalinho» já teve 25 limpa-fundos.

Ao contrário do que todos dizem ou quase todos é impossível a reprodução de limpa fundos em aquários mas os meus vieram ser a excepção da regra.

A outra coisa que queria comentar é que realmente o meu oranda é muito comilão. cada vez que os alimento lá vai ele com a sua boca tentar apanhar o mais número possível de alimento.

Por enquanto ainda não houve adversidade entre o oranda e os neons.

Os neons nem le ligam.

Já agora gostava de te por algumas questões já que sou bastante nova nesta história de aquáriofilia.

Há pouco tempo vi na net que não se pode ter muitos peixes juntos no mesmo aquário.

Para um aquário de 60 litros tenho 10 neons, 2 limpa-fundos e 4 respectivas crias, 1 limpa-vidros leopardo, um oranda (6cm +/-) e um colisa será demasiados peixes?

Existe outra duvida que gostava de esclarecer, por várias vezes tentei ter guppies no aquário mas estes acabavam sempre por morrer.

Inicialmente era a femea a ficar com pintas brancas na pele e depois acabava por contagiar o macho. Tudo isto acontecia depois do acasalamento mas antes do nascimento das crias.

Dirigi-me a uma loja comprei o medicamento adequado mas de nada servia.

Com os espadas (só experimentei uma vez) acontecia-me a mesma coisa mas já depois das crias nascerem.

Do único casal que tive nasceram cerca de 50 crias mas aos poucos acabavam todas por morrer, apesar de ter o aquário com filtro e todos os equipamentos necessários a água ficava muito suja.

Eu retirava alguma dessa água e punha outra mas os peixinhos pareciam entrar em stress e acabavam por morrer. Tentei pô-los com os pais mas dos 4 que pus todos foram comidos inclusivé um for cortado ao meio pela fêmea espada.

Gostaria que me ajuda-se a tentar perceber o erro pois adorava fazer criação destes peixinhos.

Para finalizar gostava que me indicasse um site ou uma loja onde tivesse as informações o mais correctas possiveis e os peixinhos melhores.

Na minha cidade (Setubal) nem os próprios donos das lojas sabem o que têm quando comprei o oranda disseram-me que era um capuchinho, noutra loja disseram que se chamava cabeça de leão.

Comprei também um colisa que na loja foi me dito que era um peixe palhaço.

Desde já desculpas por ter escrito tanto e desde já guardo uma resposta.

Agradeço mais uma vez aos dois pela preciosa ajuda.

 

8):roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Salli :)

 

 

Respondendo á tua 1 pergunta:

 

O teu aquario sem duvida está com peixes a mais :? se considerarmos q um oranda cresce até 10 a 12 cm (ou mais) mt rapidamente , uma colisa 7 cm, neon 3 cm o q perfaz "30 cm de neons";os limpafundos ( n entendi mt bem o q tu chamas de limpafundos mas pela descrição serão corydoras ) terás mais 3 ou 4 cm , portanto 8 (sem pensarmos nas crias) por ultimo o limpa vidros qd for grandinho pode chegar aos 10 cm, fazendo contas teremos um total de qq coisa como 50 a 60 cm de peixes. :oops:

 

Tal como o Medver ja escreveu a regra usada é 1cm de peixe qd adultos por cada litro de agua, assim e dependendo da decoração q tens no aquario tens de concordar q os teus peixitos qq dia entram em stress constante e o mais grave está s a proporcionar um desiquilibrio tão grande no teu pequeno ecossistema q qq bacteria ou fungo encontrará os teus peixes em determinada altura bastante fragilizados. :( e aí poderá ser uma catástrofe.

 

Em relação aos guppies e espadas, a doença poderia ser ictio não tem nada haver c epoca de acasalamento e surge qd existe um elemento novo no aqua q ja é portador da doença

 

pode ter sido também uma recidiva devido a um tratamento anterior nao ter sido feito adequadamente

 

excesso de população....etc

 

Qd o ictio surge normalmente todos os peixes são afectados , primeiramente nas barbatanas dorsais e cauda e depois se nao for tratado no corpo todo, melhor maneira de o combater: aumentar a temp para 30 graus durante 30 dias, para que os esporos q caem do corpo dos peixes e q se depositam no fundo não se desenvolvam novamente provocando novo surto.

 

A melhor maneira de conseguires reproduzires guppies ou espadas, será ter um aqua so para eles, c algumas plantas, e filtro, 2 femeas p 1 macho e qd a femea estiver prenha, retira-la p uma maternidade q fica dentro do próprio aqua.

 

Após ela ter dado á luz, retiras a fema e deixas os alevins na maternidade para eles se desenvolverem protegidos dos pais .

 

 

Em relação a lojas nao te posso ajudar mas estou certa q se procurares aqui no forum encontraras lojas de referencia aí em setubal ou perto

 

 

Espero ter ajudado, e se tiveres mais duvidas estas á vontade

DiDi

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Boas

 

Opta por rações de qualidade para evitar problemas, marcas conhecidas, podes dar uma a duas vezes ao dia, uma quantidade que eles consumam em poucos minutos

 

~Cuidado que os orandas, pertencem as inumeras variedades de kinguios e portanto crescem bastante e presisam de aquários grandes, a partir de 160 litros no minimo

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!!

 

comprei recentemente dois orandas.

gostava de saber sobre a alimentação destes peixes. Qual a melhor? Quantidade? Quantas vezes por dia? etc etc...

 

Alimenta os peixes com muito pouca quantidade mas varias vezes ao dia pois os peixinhos dourados não têm estomago.

Evita estar mais de 5 dias sem lhes dar comida porque há uma grande probabilidade de morrerem.

Quanto à melhor não vás pela mais cara, procura pela ração com baixa quantidade de proteinas e alto teor de hidratos de carbono, opcionalmente podes complementar com suplementos vitaminicos uma ou outra vez por semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais