Hesitações...hesitações


pmesquita

Recommended Posts

Preciso da ajuda de entendidos. Apesar de já estar de cabeça feita para fazer o meu plantado (de plantas fáceis) com akadama, ainda hesito - e isto não é da minha natureza, pelo contrário...lol. É que eu já tive um aquário de areia branquinha e era lindo. Só que nã tinha plantas. Ainda ontem vi aqui um Malawi e babei-me. Por isso aqui vão as minhas perguntas:

 

1-se eu mudar de agulha, de akadama para areia branca, até que ponto é que isso vai prejudicar a saúde das inhas plantas? (Cryptocoryne x willisii Lucens, Hygrophila polysperma, ranalisma rostrata, Vallisneria americana, etc neste estilo).

 

2-Eu já tenno as bolinhas mágicas de nutrientes JBL e um nutriente líquido tb muito bom (n me lembro do nome).

Foram os 2 recomendados or várias pessoas entendidas, para serem colocados com o akadama no aquário.

 

3-Estes chegam para cuidar das plantas?

 

4-Elas agarram bem à areia, e desenvolvem?

 

Quanto à luz não ha problema (eu sei dos kelvins, powerglo, floraglo, aquaglo e dos racios lts/wtts)

 

É só que a areia branca é tããããoooo linda.

 

Ajuda please, qualquer opinião é válida. Desde que seja tecnica ou baseada em experiência própria.

 

 

Paulo Mesquita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se colocares uma boa camada de areão fertil por baixo da camada de areia penso que não terás problemascom as plantas,no entanto, existem plantas mais exigentes que outras.

 

Fica bem, Miguel Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso é precisamente o que eu queria evitar. porque ao começar a mexer o areão fica todo escuro com a mistura. O que eu preciso de saber é se é possível fazer um bom trabalho só com a areia e com o substrato nutriente da JBL e com o nutriente líquido.

 

Um abraço

 

 

paulo mesquita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só com a areia é complicado, a areia torna-se muito compacta e as raizes não tem espáço para se desenvolverem de forma saudável, por baixo da camada de areia deverá sempre existir uma camada de areão de granularia média (3 ou 4 mm), não terás que usar obrigatóriamente turva ou akadama.

 

Fica bem, Miguel Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Para usares apenas areia branca tens de optar por plantas que não precisem do solo para se desenvolver, plantas essas que são:

-Musgos

-Fetos

e algumas anubias tais como anubia nana ou nana petitte.

 

 

comprimentos

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Para usares apenas areia branca tens de optar por plantas que não precisem do solo para se desenvolver, plantas essas que são:

-Musgos

-Fetos

e algumas anubias tais como anubia nana ou nana petitte.

comprimentos

 

Luís Moniz

 

E Elodeas, Cabombas, Valisnérias, Cryptocoryne x willisii Lucens, Hygrophila polysperma e ranalisma rostrata? Não agarram?

 

E riicia Dwarf?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bolas magicas q tu referes sao bolas de ADUBO... correcto?

 

n sei se te vou resolver a duvida visto ser rookie no assunto... mas no meu aqua nao tenho substrato pq quando o montei nao sabia q convinha meter substrato, só q estar a mexer no fundo ja com agua nao é nada bom e optei por esta alternativa.. apenas tenho areao normal mas junto as tais bolas de ADUBO 1 bola perto de cada planta ou conjunto de plantas, mais fertilizante liquido (ferropol) da JBL micronutrientes... Nao te sei referir todas as minhas plantas mas tenho 5 tipos diferentes em q uma delas penso q se xama anubia gigante... e tenho elas todas a crescer mt..

 

cumps!!!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais