Os Meus Filhotes De Escalar


jbrito

Recommended Posts

Boas!

 

Deixo aqui umas fotos da minha primeira criação de escalares.

Foi no dia 20 de novembro que o meu casal de escalares resolveu fazer uma postura no tubo do filtro. Nem sei quantos ovos foram postos!!

Pic_9924_9.jpg

 

Os pais zelosos, estavam sempre a guardar os ovos. Pensei eu que talvez conseguissem safar-se, e ser criados pelos pais. ( afinal tenho um aquario de 1.5 metros e 450 litros ben plantado)

Entretanto, era inevitável que alguns alevins fossem sugados pelo filtro... mas esperem...

Bem, num dia chego a casa e nada de alevins. Desapareceram todos. Enfim, foram comidos pelos outros peixes ( apistogramas, neons, nariz de bebado e outro tetras). paciencia. Para a proxima saco-os a todos!!

Bem... em desespero, fui ao filtro... e encontrei 13 alevins vivinhos da silva repartidos no 2 tabuleiros! saquei-os e coloquei-os numa caixa plastica ( de onde veio o meu telemovel).

Pic_9924_10.jpg

Dei-lhes artémia recém eclodida e como aquilo tratava-se um mini aquario, tinha de mudar a agua todos os dias, muitas vezes duas vezes ao dia. Os pontinhos amarelos perto dos alevins é artemia recém eclodida! :wink:

Pic_9924_11.jpg

 

Bem, passados quase dois meses, os alevins já estão na rede criadeira, onde tem agua corrente, comendo artémia ( adoram), ovas de lagosta, larva de mosquito seca e moida, e em menor escala, comida em flocos. E de alevins, já não tem nada! já são juniores! ;)

Pic_9924_13.jpg

 

E eis os pais, escalares leopardo:

Pic_9924_12.jpg

 

Nota mental: Para a proxima retiro os alevins todos...

 

tenho um aqurio de 1.5 metros, 450 litros, faço as TPAS com agua de osmose, a condutividade é de 50Microsiemens ( tenham atenção a este parametro, que muitas vezes aparece niglegenciado...)

Alimento os peixes com larvas de mosquito liofilizadas, artémia recém eclodida viva, ovas de lagosta congeladas, dois tipo de flocos e Pellets da JBL.

Filtragem mecanica com EHEIM 2227.

Aquario plantado com predominacia de salvinia, valisnera, musgo e feto de java. Tb algumas anubias.

 

cumprimentos,

 

JBrito

Editado por jbrito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas! eu sei q tpas com agua de osmose é um risco, sem a capacidde de buffer. mas os peixes comem bem, n tem sinais de stress, e para mim, esse é o melhor indicador!

o casal está nesse aquario, e anda a preparar-se para fazer nova postura... acho eu!

o q é curioso é o casal andava sempre perto da rede, como se tivesse a proteger a prole.

 

cumprimentos,

JBrito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas!

 

 

Olha a mim parece me ser o mesmo tenho umas cenas agarradas aos vidros ao pe do filtro k parecem iguais aos teus ovos mas.. sao muito menos... se forem ovos kuanto tempo demorar a eclodir? e nao da para alimentarmos esses pekenotes sem ser com artemia? nao existe comida comprada que dê?

 

obrigado

 

 

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas!

Olha a mim parece me ser o mesmo tenho umas cenas agarradas aos vidros ao pe do filtro k parecem iguais aos teus ovos mas.. sao muito menos... se forem ovos kuanto tempo demorar a eclodir? e nao da para alimentarmos esses pekenotes sem ser com artemia? nao existe comida comprada que dê?

 

obrigado

luis

 

Boas! por esta altura já deves saber se são filhotes ou não! banana rock Eles ficam agarrados ao sitio onde nascem até conseguirem nadar sozinhos ( e julgo eu o saco vitelino ser absorvido). quanto À alimentação... desconheço alguma que possa ser dada aos bichos. A artemia tem a vantagem de para além de ser nutriente, estar viva!

 

Cumprimentos,

JB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais