Caracóis Maçã - Cuidados A Ter


Ana Santos

Recommended Posts

Olá a todos! :)

 

Comecei há pouco tempo a interessar-me pela Aquariofilia.

 

Nunca tinha ouvido falar nesta espécie magnífica que é o "Caracol Maçã" ou...Pomacea bridgesi

 

Se puderem, gostaria que me dessem algumas informações sobre esta espécie, cuidados a ter, curiosidades,etc.

 

Desde já, MUITO OBRIGADA! ::D:

Até breve!

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

De facto o caracol maçã é um animal fascinante, ao ponto de originar o meu primeiro post neste fórum depois de algumas semanas de visita apenas para ler e aprender (muito, obrigado a todos!).

 

Sou um novato nestas andanças e com os caudas-de-espada (Xyphophorus Helerii) comprei um Pomacea Bridgesii, por pura curiosidade, e que acabou por surpreender bastante.

 

Podem ler mais sobre este curioso animal em http://www.applesnail.net.

 

No meu aquário de 60 cm faz companhia a um pequeno cardume de Coridoras Paleatus (criaturas animadas e muito interessantes) e do mencionados caudas-de-espada, que por vezes arreliam o pobre maçã.

 

O meu maçã (que os meus filhos baptizaram de... Maçã!) come a comida de fundo que dou aos coridoras, rapa os vidros e pasta pelas plantas sem as danificar. Quando dou flocos aos espadas, às vezes vai até à superfície e faz um funil com o pé para canalizar a comida para a boca... depois de satisfeito, solta-se e quase plana até ao fundo do aquário.

 

Também já o vi fechado na sua concha a flutuar, até pensei que lhe tinha dado o badagaio, mas não...

 

É um animal anfíbio e é engraçado vê-lo esticar o sifão à superfície - muito mais do que parece ser possível - para respirar ar.

 

Acho que o meu (ou minha, não lhe consigo atribuir um sexo) já é velhote, porque, apesar de não ser muito grande, começa a perder a parte exterior da casca, o que é também um sinal de falta de cálcio (já agora, o que posso fazer em relação a isto?).

 

É um animal que aconselho a quem tem peixes pacíficos no aquário.

 

E ao contrário do que possamos pensar de um caracol, desloca-se num speed alucinante!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada a todos!

 

Marta, vou já ver o tópico que me indicaste, para conhecer melhor esta espécie :)

 

Cuddlefish adorei ler o que escreveu! Deve ser mesmo fascinante observar estes nossos amigos Caracóis bang Obrigada pela sua atenção e disponibilidade para responder a mina questão.

 

Aguardo por mais informações, curiosidades e aventuras vividas com os vossos Caracóis-Maçã ::D:

 

Em breve virei aqui partilhar as minhas aventuras com os meus Caracóis-Maçã..que devem estar a chegar ..

 

Obrigada, mais uma vez! Beijinhos bang

Até breve!

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, devem ser muito fixes...

 

Eu também estou à espera dos meus... mandei vir por correio, vamos lá ver se chegam cá acima inteiros... :P

 

 

 

eu mandei vir 8 pelo correio, xegaram num peximo estado, um ja vinha morto. e os outros estavam muito mal, com a casca partida, etc...

 

 

:onfire::agrue:#cool :D :D :?:P:Fade-color

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Haverá alguma espécie (não sei se é esta a expressão correcta) que se dê bem em PH's bastante baixos? 5,5 ou 6?

Editado por bramirez

Sempre disponível para aprender.

MSN:bramirezportugal@hotmail.com

O meu aquário "Amadorário"

aquascapingportugal.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não conseguiste subir esse PH, Bernardo??

 

Tenta água de outro sítio... eu hoje já comecei a juntar água de ph 6.5 com a de 8 que tinha no aquário... já desceu um bocadinho, já deve estar em menos de 7,5 e a dureza desceu de 5 para 3...

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Mais uma vez obrigada pelas vossas respostas e ajudas :P

 

 

Deman..que chato os teus caracóis terem chegado assim.., espero que com os nossos não aconteça o mesmo..

 

 

Bramirez, de momento não sei responder a tua duvida, mas pelo que sei a maioria das espécies dá-se bem com PH's acima dos 6,5. Informa-te numa loja da especialidade ou então tenta procurar alguém que tenha água mais alcalina, e vai fazendo pequenas mudanças de água..

Até breve!

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deman..que chato os teus caracóis terem chegado assim.., espero que com os nossos não aconteça o mesmo..

 

eu comprei 8 ampulárias pequenitas e chegaram 9 dentro de uma garrafa de água todas muito bem e em óptimas condições. espero que aconteça o mesmo contigo :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais