Poço De Duvidas - Nabiça Em Aquários Ii


linda76

Recommended Posts

Boa tarde.

 

Mais uma dúvida existencial.

 

Como bela principiante que sou, adiantei-me na escolha dos peixes e não me informei lá muito bem.

 

Acabei por comprar aqueles peixes mais corriqueiros (limpa fundos, limpa vidros e comedores de algas), isto é, uma corydora cobre, uma (quando digo uma, pode bem ser um porque não faço a mais pequena ideia do sexo, nem como se vê....) corydora albina, um plecostomus (já percebi que cresce um bocado, mas pronto....), dois ottocinclus e .....

5 barbos tigres.

 

Ora o meu problema é em relação a estes ultimos.

Não me informei bem, e já percebi que estes peixes não são lá muito simpaticos, embora em cardume fiquem menos chatos.

A minha dúvida é: que peixes posso por com eles?

Será que vão incomodar as corys?

 

obrigada desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os barbos tigres (Barbus Tetrazona) costumam ser, infelizmente mal afamados e amados.

O peixe não costuma ter um comportamento agressivo ou predatório para com outros habitantes do aquário, apenas a curiosidade inerente à maioria dos ciprinideos.

Quando mantido em cardume não persegue ou maltrata os restantes habitantes no entanto é de ressalvar que peixes com barbatanas compridas podem sofrer beliscaduras. Esta espécie é algo voraz e mordisca tudo o que mexe à sua frente, daí a sua fama.

 

Quanto aos peixes de fundo não me parece que venha a ter problemas.

Na escolha de companhia para os barbos tenha em atenção às caracteristicas da água e em não possuirem barbatanas longas para evitar dissabores (Colisas, bettas, escalares e afins são de evitar).

 

Alguma informação sobre esta espécie (além da em português acima):

Link 1

Link 2

Link 3

Link 4

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok!!!

 

 

Obrigada pelas dicas.

Portanto, pelo que li, a evitar peixs de cauda comprida e peixes pequenos.

deste modo, que outros peixes posso pensar (é mais para eu ter ideias...)

 

obrigada mais uma vez

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por experiência própria posso te dizer que são peixes nuito bonitos e vaidosos; quando crescem lá para os 3/4 cm são tão emproados e vaidosos que embelezam todo o aq. No entanto são mauzinhos que se fartam; senão forem mantidos em cardumes de pelo menos 5 a 6 indíviduos aterrorizam os peixitos mais pequenos; caudas então é uma festa! Mas tudo isto já foi dito...

O meu conselho é manter sempre o cardume pois passam tanto a pavonear-se uns aos outros que esquecem os restantes vizinhos. Assim sendo podes sempre ter cardumes de néons, rásboras e afins mas nunca peixes igualmente activos e territoriais, tudo muito pacífico.

Se desistires dos barbos (o que é uma pena mas ás vezes acontece) o melhor é não deixar ficar poucos elementos no aq senão é só porrada entre eles e o terror para os outros.

No meu caso só me aconteceu uma vez e foi por azelhice minha pois só tinha 3 (tinham morrido os albinos e fiquei com 3 tigres) e o pinguim (não sei espécie lamento mas é parecido com néon negro) ficou sem cauda e a fazer o pino 2 dias (não tive coragem para eutanásia).

Já lá vão muitos anos e nunca mais aconteceu...

Boa sorte, vais ver que vais adorá-los....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por experiência própria posso te dizer que são peixes nuito bonitos e vaidosos; quando crescem lá para os 3/4 cm são tão emproados e vaidosos que embelezam todo o aq. No entanto são mauzinhos que se fartam; senão forem mantidos em cardumes de pelo menos 5 a 6 indíviduos aterrorizam os peixitos mais pequenos; caudas então é uma festa! Mas tudo isto já foi dito...

O meu conselho é manter sempre o cardume pois passam tanto a pavonear-se uns aos outros que esquecem os restantes vizinhos. Assim sendo podes sempre ter cardumes de néons, rásboras e afins mas nunca peixes igualmente activos e territoriais, tudo muito pacífico.

Se desistires dos barbos (o que é uma pena mas ás vezes acontece) o melhor é não deixar ficar poucos elementos no aq senão é só porrada entre eles e o terror para os outros.

No meu caso só me aconteceu uma vez e foi por azelhice minha pois só tinha 3 (tinham morrido os albinos e fiquei com 3 tigres) e o pinguim (não sei espécie lamento mas é parecido com néon negro) ficou sem cauda e a fazer o pino 2 dias (não tive coragem para eutanásia).

Já lá vão muitos anos e nunca mais aconteceu...

Boa sorte, vais ver que vais adorá-los....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deste modo, que outros peixes posso pensar (é mais para eu ter ideias...)

 

Antes de mais convêm mencionar que tipo de aquário pretende montar, um biótopo ou um comunitário.

Como já possui corydoras presumo que a escolha seja um comunitário. Nesse caso e mantendo a população controlada com a regra de 1 cm/litro, tamanho máximo dos peixes, fica a sugestão.

Já possui:

2 Corydoras aeneus -> 2x8 cm = 16 cm

2 Otocinclus affinis -> 2x4 cm = 8 cm

o plecostomus que possui é provável que seja a espécie mais comum no mercado, apesar do tamanho em adulto chegar aos 60 cm, em aquário não costuma ultrapassar os 25 cm.

1 Hypostomus plecostomus -> 1x25 cm = 25 cm

5 Barbus tetrazon -> 5x7.5 cm = 37.5 cm

 

Resumindo já possui 86.5 cm de peixes, o equivalente a 86.5 litros de água.

Adicione mais 3 barbos, para compôr o cardume (22.5 litros).

Adicione mais 3 corydoras, as cory são peixes de cardume e assumem o seu melhor comportamento como tal (24 litros).

 

A partir deste momento restam-lhe cerca de 75 litros disponíveis, pode optar por um cardume de outra espécie, por exemplo nariz-de-bêbado, tetras, outra espécie de barbos ou uma espécie de danios (os zebras são extremamente resistentes). A escolha é vasta e só depende do seu gosto pessoal (com atenção ao tamanho e às barbatanas longas).

Fica com as zonas de fundo e intermédia preenchidas.

 

Quanto é zona superficial é um pouco mais complexo, a maioria das espécies que conheço para estas zona são viviparos (guppys, mollys, platys e espadas, com o problema das diferenças dos parametros da água ou com caudas longas) ou labirintideos (bettas, colisas e Trichogaster, com o problema das barbatanas ventrais filamentosas, o Trichogaster Leeri atinge os 12 cm suficientes para ser deixado em paz pelos barbos).

 

Caso opte por um biótopo pode verificar que peixes e plantas partilham o habitat com os barbos.

 

++++++++++++++++++++

Southeast Asian River

++++++++++++++++++++

 

Much of Southeast Asia is rainforest and the location for a number of large rivers.

This biotope aquarium simulates a smaller tributary.

 

ECOSYSTEMS:

Amudar'ya, Chao Praya River, Irrawaddy, Mekong River, Salween

 

WATER:

pH 6.0-6.5, 2-8 dH, 79-84 F (26-29 C)

 

TANK:

The tank should be thickly planted with plenty of hiding places among wood and plants.

Use fine gravel or sand as a substrate.

 

PLANTS:

Crinum, Ceratopteris, Hygrophila, Cryptocoryne, Nymphaea

 

FISH:

Loaches, Barbs, Danios, Cyprind sharks (Red-tail, Bala, etc.), Pangasius catfish [suitable only for very large tanks], small Asian catfish, Knifefish

 

PHOTOS:

White Water River: Borneo White Water River, Borneo, Borneo, Borneo, Borneo, Borneo,

Whitewater creek: Borneo creek

 

A página de onde retirei a informação acima pode ser vista aqui.

Editado por Martouf

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas dicas.

 

Eu confeso que lhes achei uma certa piada.

Eles são muito engraçados, andam todos juntinhos pelo aqua...

 

eu tneho um grupo de 5, aparentemente, com duas femeas e 3 machos (o raio dos tipinhos não param sossegados, pelo que é dificil identifica-los bigsmile )

 

Vale a pena comprar mais um?

Ou não é preciso?

 

Pelo menos até À data não implicaram com mais nenhum peixe....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais