Tetras Buenos Aires


Octavio Zagalo

Recommended Posts

Reiniciei á pouco tempo este nosso adorado hobby.

Quando estava a "povoar" o meu aquario decidi comprar um tetra buenos aires..(sim um só, a vendedora da loja nao me disse que quando sozinhos, estes peixes se tornam agressivos)

Quando os coloquei no aquario passado algum tempo comecei a reparar que o buenos aires perseguia todos os outros..mesmo os de tamanho superior...

Pesquisei na internet e vi que quando sozinhos estes peixes se tornavam agressivos, o que fiz eu..comprei mais 3 para fazer um pequeno cardume, resultado final, em vez de ter um peixe atras dos outros tenho 4...=\

Provavelmente irei da-los a uma loja..pois ja tirei mesmo 2guppies todos "ratados" :'(

Se houver algo que possa fazer para evitar isto, agradecia sugestoes..

Para finalizar, tenho um aquario de 60*30*25 e com varias plantas..ou seja falta de espaço nao é..=\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres evitar o quê?... A agressividade dos tetras? Quando dizes que tens falta de espaço, penso que tens muitos outros peixes, mas não indicas, por isso não sabemos... 4 tetras a meu ver não é um cardume, é um pequeno grupo... Se quiseres arriscar, põe mais uns, para ficarem uns 10, mas isso também depende da fauna que já se encontra no aquário... Faz 1 litro por cada cm. de peixe e vê se podes pôr mais. Se não poderes, vende-os, ofrece-os, ou põe-nos num sitio à parte.

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres evitar o quê?... A agressividade dos tetras? Quando dizes que tens falta de espaço, penso que tens muitos outros peixes, mas não indicas, por isso não sabemos... 4 tetras a meu ver não é um cardume, é um pequeno grupo... Se quiseres arriscar, põe mais uns, para ficarem uns 10, mas isso também depende da fauna que já se encontra no aquário... Faz 1 litro por cada cm. de peixe e vê se podes pôr mais. Se não poderes, vende-os, ofrece-os, ou põe-nos num sitio à parte.

 

Quanto a isso da falta de espaço eu nao tenho...fiz exactamente isso de fazer a relaçao entre 1l 1peixe.. o meu aquario tem +/- 60/65 litros..e "apenas" tem 40peixes...

dos quais:

cardume de 21neons

pequeno grupo de 5 neons cardinais

1beta combatente

1disco

4 buenos aires..(tal como diz nao é cardume, mas pensei que fazendo um pequeno grupo eles se iriam tornar mais calmos)

1 limpa fundos e 1 limpa vidros

3 tetra limao

1 tubarao bala

1 tubarao martelo

2 Molly's pretas

 

o que pretendo evitar é que os 4buenos aires fiquem menos agressivos...mas estou a ver que nao consigo e terei mesmo que os dar a uma loja...ja tive baixas de 3guppys lindos e uma molly com uma cauda enormissima...=\.. ja vi mesmo os buenos aires a tentarem virar-se ao beta mas este respondeu como deve ser :puppydogeyes:yikes:? ja me disseram que estes peixes sao atraidos pelas cores...(dai a morte dos guppy's todos "ratados" e da molly tambem..=\ )

Editado por Octavio Zagalo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a isso da falta de espaço eu nao tenho...fiz exactamente isso de fazer a relaçao entre 1l 1peixe.. o meu aquario tem +/- 60/65 litros..e "apenas" tem 40peixes...

 

A ideia é teres no máximo 1 cm de peixe por litro de água, não 1 peixe por litro (um Disco não é bem o mesmo que um Cardinal). Por exemplo se o teu áqua tem 60 litros podes ter no máximo 6 peixes de 10 cm! A meu ver tens demasiados peixes para esse volume de água.

 

Cumps

Azor :puppydogeyes:

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é teres no máximo 1 cm de peixe por litro de água, não 1 peixe por litro (um Disco não é bem o mesmo que um Cardinal). Por exemplo se o teu áqua tem 60 litros podes ter no máximo 6 peixes de 10 cm! A meu ver tens demasiados peixes para esse volume de água.

 

Cumps

Azor :puppydogeyes:

 

estou a perceber...eu agora vou retirar estes 4 que me provocam estes problemas..depois achas que terei que retirar mais alguns para ter mais espaço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nenhum mesmo...os meus tubaroes sao mesmo muito pacificos..tambem "temi" isso quando os adquiri mas eles nem chateiam os outros...o meu unico problema é mesmo os buenos aires...que chegam a provocar stress nos outros peixes pois os perseguem...ja pus uma nova planta..pois nao tinha nenhuma que me servisse de "protecçao" para os peixes se esconderem... mesmo com essa nova planta os peixes pouco a utilizam...ou seja, pouco se escondem nela..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá octavio!

 

nao sei qual o tamanho dos teus tubarões, mas eu tinha 3 balas e 2 pangasius (martelo) num aquario de 300 litros e acabei por doa-los ao aquario vasco da gama, para os bichos terem espaço de sobra para nadarem... quando bem alimentados, eles crescem rapido e MUITO, por isso, prepara-te para fazeres o mesmo... o teu aquario é muito pequeno para qualquer um deles!

 

abraço e boa sorte com os teus buenos aires starwars

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só um pequeno pormenor: o teu aqua não tem 60 ou 65l mas sim 45l apenas! E para começar tens o aqua hiperpovoado!

Não quer perecer demasiado critico, mas também tens de tomar em atemção, além do tamanho final dos peixes o seu comportamento, produção de "residuos", sociabilidade, etc.., passo a explicar: os discos, apesar de só atingirem 20cm, também são animais que produzem muitos residuos como ciclideos que são, e necessitam de uma excelente qualidade de água (o que é complicado de alcançar com um aqua "pequeno" como esse, e são peixes que no mínimo necessitam de 90l por exemplar (pelo menos era o que estava escrito num artigo da TFH sobre manutenção de discos -> lá falava em 20galões)

Por ixo acho que devias repensar a tua fauna ;)

 

P.S.:Por favor não interpretes mal as minhas criticas, são apenas com a intenção de te ajudar :P

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bangai longe disso...todas as criticas constutivas sao e serao sempre bem vindas..

o meu aquario acabei de fazer agora o calculo tem exactamente 60*30*30 (nao tinha medido bem da outra vez) o que faz com que fique aproximadamente com 54litros (um pouco menos tirando o espaço das pedras e assim)

quanto ao ter o aquario superpovoado já estou a tratar disso, vou começar por entregar os buenos aires e provavelmente dou a uma amiga minha meia duzia de neons...o que faz com que fique +/- com o ciclo do meu aquario estabilizado...

Quanto ao ter os tubaroes, sim ja me disseram isso, que cresciam bastante e quando vir que os peixes começam a ficar stressados e demasiados grandes para o aquario ireio doa-los..

Desde ja obrigado pela ajuda de todos...

so mais uma questao, já vi em muitas imagens e sei que muita gente têm aquela areia fina branca, a fazer de praia no aquario, as minhas questoes sao: a areia "estanca" no fundo do aquario? se nao estanca naturalmente como o fazer?

 

bom ano a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá octavio!

 

nao sei qual o tamanho dos teus tubarões, mas eu tinha 3 balas e 2 pangasius (martelo) num aquario de 300 litros e acabei por doa-los ao aquario vasco da gama, para os bichos terem espaço de sobra para nadarem... quando bem alimentados, eles crescem rapido e MUITO, por isso, prepara-te para fazeres o mesmo... o teu aquario é muito pequeno para qualquer um deles!

 

abraço e boa sorte com os teus buenos aires :P

 

os meus tubaroes ainda sao relativamente pequenos, embora tenha reparado que eles num mes (tempo que ja os tenho) me cresceram bastante...mas tambem ja me tinham dito que eles crescem consuante o tamanho do aquario...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

octavio,

 

se o teu aquario so tem 54L, desaconselho-te vivamente qualquer especie que nao seja pequena!

dou-te o meu exemplo: neste momento possuo 3 nanos (10L + 20L + 45L) e tenho a seguinte fauna:

- 1 betta

- 7 tanichtis

- 3 iriatherinas

- 3 otos

- 9 camaroes (4 especies)

distribuidos pelos 3 aquarios .

concordo que a regra de 1cm(peixe)/litro, pode nao ser encarada com grande fundamentalismo, tendo em conta as caracteristicas de cada especie, mas ha que lhes proporcionar o melhor bem estar (ate para nosso proprio gozo), pois nao ha nada mais deprimente que animais em cativeiro sem estarem nas melhores condiçoes... esses teus meninos precisarao em breve de muito espaço, por isso, tenho a certeza que mais dia, menos dia, vais proporcionar aos teus tubaroes uma casa melhor :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a cima de tudo eu gosto de ver os animais felizes e sem nenhum problema..sou assim com os peixes como sou com o meu pastor alemao ou com o meu rafeiro...no dia em q reparar que os peixes estao a stressar, devido á falta de espaço, no dia a seguir estarao noutro local mais comodo... :P

quanto á questao da areia, alguem me sabe dizer algo?

Editado por Octavio Zagalo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Então vais amanhã comprar um aqua :mrgreen: ! Não leves a mal a minha critica, mas o facto dos "Buenos Aires" estarem a ser agressivos também é uma manifestação de stress!

Mais uma vez o aqua dele tem menos de 45l! Ninguém me liga nenhuma ;) , eu sou o Calimero... :P

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mais uma vez me dás razão :mrgreen: !

Se bem que os Buenos aires sejam uma espécie tendencialmente agressiva, isso pode ser dissipado por um número reduzido de habitantes do mei fechado onde eles estão. O que aconteceu no teu caso é que já tinhas o aqua soperpovoado mesmo antes da introdução dos peixes, por isso é que desde o inicio eles se mostrarm marcadamente agressivos.

Para o teu aqua, e tendo em conta os peixes que tens, aconselháva-te a manteres apenas (isto é só uma ideia :mrgreen: ) peixes que não alcançacem mais de 5cm, e pegando nos que tens, mantinha apenas uns 7 néons (no máximo) um limpa-vidros (um Otocinclus, penso eu que o seja ;) ), e assim não tens o aqua superlotado e fazendo as contas (tendo em conta que cada néon atinge 4cm e o Otocinclus 5cm) perfaz um total de 33l/cm de peixe, o que te permite em caso de acidente um bom espaço de manobra nyah

Espero ter ajudado :P

 

Cumps

Editado por Bangai
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a isso da falta de espaço eu nao tenho...fiz exactamente isso de fazer a relaçao entre 1l 1peixe.. o meu aquario tem +/- 60/65 litros..e "apenas" tem 40peixes...

dos quais:

cardume de 21neons

pequeno grupo de 5 neons cardinais

1beta combatente

1disco

4 buenos aires..(tal como diz nao é cardume, mas pensei que fazendo um pequeno grupo eles se iriam tornar mais calmos)

1 limpa fundos e 1 limpa vidros

3 tetra limao

1 tubarao bala

1 tubarao martelo

2 Molly's pretas

 

o que pretendo evitar é que os 4buenos aires fiquem menos agressivos...mas estou a ver que nao consigo e terei mesmo que os dar a uma loja...ja tive baixas de 3guppys lindos e uma molly com uma cauda enormissima...=\.. ja vi mesmo os buenos aires a tentarem virar-se ao beta mas este respondeu como deve ser :lol: :lol: :lol: ja me disseram que estes peixes sao atraidos pelas cores...(dai a morte dos guppy's todos "ratados" e da molly tambem..=\ )

 

 

 

oi

 

nao cheguei a ler o topico todo.

 

mas ca vai.

 

ele diz que tem um aquario com 60 x 30 x 25 isto pelas minhas contas da cerca de 45L fora o substrato,..... ok que leve cerca de 40L

 

e tens um cardume de 21 neons, o que a meu ver ja e demais

 

e 1 disco cabecadura:2gunfire:chainsaw ,.... se o queres :) mais vale tira-lo do aquario e come-lo :)

 

eu tenho um aquario com 110 litros +/- e queria pelo menos por um disco pequenino (1 ou 2) e ja me quiseram matar :)

 

ai se o pessoal dos discos ve isto

 

foge enquanto podes :)

 

reve bem esse excesso de populaçao

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"comeste" 5cm ao aquario..lol..

 

Quanto ao excesso de populaçao ja comecei a tratar disso...vou dar uns poucos peixes a uma amiga minha..:)...

Os buenos aires ja os retirei do aquario...

Quanto ao disco e á pouca falta de espaço, ele já esta ca por casa á algum tempo e digo-te esta bastante saudavel e tambem se alimenta bem...tendo ate ficado mais bonito desde que ca esta...

 

Desculpem a escrita deste comentario assim meio "prensada" mas fui respondendo as perguntas á medida que me ia lembrando

Editado por Octavio Zagalo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Apesar de o discu estar bonitinho agora acredito que tal seja verdade, mas se calhar é porque ainda não atingiu um dado tamanho. O que vai acontecer é que, quando ele alcançar um dado tamanho ele vai começar a definhar, a ficar escuro e aí tens o caso mal parado! Por isso tenta arranjar um sítio melhor para ele viver e para que possa crescer livrement :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais