Recuperar Velho Aquário De 60lts


Artsite

Recommended Posts

Boas pessoal :wink:

 

Como já repararam sou novo por aqui, e gostaria de ter a vossa ajuda para diversas questões que tenho, neste velho mundo da aquariofilia.

 

Tenho um velho aquario em casa de 60lts, em que já tive algumas plantas e peixes, mas sempre tive azar, tinha sempre muitas algas e muitos peixes morriam de doença (ficavam com flocos brancos).

Na altura achava que era azar, mas agora sei que foi devido a inormes erros, como nada de ciclos nem testes, apenas PH's.

 

 

Agora, depois de descobrir este belo forum, pretendo recuperar o meu velho espirito de aquiriofilia, e como tal, preparar o meu velho aquario de 60lts para "treinar" para mais tarde me lançar num de 100lts.

 

Em primeiro lugar, o velho aquario está abandonado á muito tempo com um tronco ( já parte fora de água e a ficar branco ) e uma gruta. O filtro, aquecedor e areia vai para o lixo. O aquario, está em muito mau estado, está muito sujo por dentro e vou ter que o limpar.

 

Agora as duvidas sobre a limpeza. Sei que o aquario dever ser limpo apenas com água, mas será que fica bem??

 

Já tive doenças no meu aquario, e tenho medo que ainda lá estejam, pois sempre teve água para as plantas, mas que já morreram.

 

O tronco e a gruta vão para o tacho, para ferver bem durante uns minutinhos para ver se mato todos os bichinhos e bactérias que possa tenha. Ainda estava a pensar usar o liquido desinfectante da SERA e colocar na água do tacho.

 

Quais os vossos sabios concelhos para recuperar este aquário??

 

Em princicio será para levar diversas plantas e alguns peixes, poucos enquanto não mudar para o de 100lts.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também não tenho muita experiencia nisso, mas penso que com as ferveduras, e se limpares o aquário com desinfectantes, não vais ter mais problemas relativamente a vírus ainda vivos.

 

Abraço

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda :wink:

 

Por acaso, em principio vou só o limpar com água e mais nada, recebi uma proposta de comprar de um aquário de 120lts e armário por um bom preço e vou aceitar, por isso este vai ser para ficar arrumado.

 

O tronco e gruta, vai para o tacho pois ainda poupo dinheiro, tenho pena de por no lixo. Vou aproveitar a gruta para cobrir com musgo java, deve ficar bonito visto que o musgo cresce bem cabecadura na gruta e no tronco, depois é só pudar para não tumar conta de todo o aquario.

Editado por Artsite
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Lava com água morna e bastante sal, isto para o aquário , setiver marcas de calcário podes usar sumo de limão.

O tronco e a gruta devem ser fervidos várias vezes com água e sal e depois duas ou 3 vezes com água sem sal ( o sal é um bom desinfectante para água doce)

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.