Pergunta Urgente Sobre Tronco


Recommended Posts

Olá pessoal

 

Tenho uma pergunta a fazer e queria que alguem gentilmente me ajuda-se. È o seguinte: Eu tenho um tronco de videira acabado de cortar e está por tanto,como se costuma dizer verde, ou seja, ainda tem seiva, queria saber se depois de fervido com sal e estar uns dias de molho o posso meter diretamente no meu àqua sem problemas, posso acrescentar que neste momento está em àgua e até já nem flutua, porque o tronco por si só está pesado e tb porque está de molho à uns dias.

 

Desde já muito obrigado pelas sujestões que me possam ajudar

 

António de A.Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode sempre pô-lo num balde ou qualquer coisa do género em que ele fique todo submerso, e ao longo de uma semana ou duas vai tirando os parâmetros da àgua para ver se estes se alteraram significativamente. Assim já poderá tirar algumas conclusões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um tronco de videira acabado de cortar e está por tanto,como se costuma dizer verde, ou seja, ainda tem seiva, queria saber se depois de fervido com sal e estar uns dias de molho o posso meter diretamente no meu àqua sem problemas,

 

Os troncos antes de estarem prontos para se meter no aqua têm de estar secos, ou seja, não podem estar verdes.

Se ainda estão verdes significa que ainda estão vivos, que com humidade e com luminosidade ainda podem dar rebentos

 

tenho aqui 2 troncos de videira ,

vou descascalos metos a ferver com sal...

depoix para polos de molho n e prexiso meter lixivia junto?

 

Se os troncos estiverem bem secos não precisas de lixivia para nada, aliás eu não axo que a lixivia seja necessária para nada na aquariofilia.

Eu tambem meti há pouco tempo alguns troncos de videira e a unica coisa que fiz foi lava-los descascá-los e meter dentro de àgua, até porque devido ao tamanho não era capaz de os ferver.

O que acontece quando não os fervemos é que eles deixam a àgua mais amarela, o que para mim não faz mal porque eu até gosto, e com o tempo e umas valentes tpa's a coisa vai ao sitio

 

Abraço

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito para dizer que não entendo o porquê de toda a gente ferver com sal, a única coisa que acontece é que a madeira absorve o sal e depois vai largando para dentro do aqua...

Por experiencia própria o tronco tem que estar bem seco, e basta umas fervidelas (no meu caso mais do que uma) e umas imersoes com mudança de água até esta deixar de ser tão amarelada, nada de sal!!

Nunca tive problema nenhum com eles (nem água acastanhada nem nada!), por isso eu desaconselho o uso de sal, principalmente se no aqua houverem espécies sensíveis à presença de sal (como os espadas), já para não falar nas plantas...

 

Claro que o processo inda demora praí um mesito ou mais, mas acho que é um prazo razoável a pagar pelo bom funcionamento do aqua, nem que se tenha que inserir o tronco já a meio do ciclo...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os troncos antes de estarem prontos para se meter no aqua têm de estar secos, ou seja, não podem estar verdes.

Se ainda estão verdes significa que ainda estão vivos, que com humidade e com luminosidade ainda podem dar rebentos

Se os troncos estiverem bem secos não precisas de lixivia para nada, aliás eu não axo que a lixivia seja necessária para nada na aquariofilia.

Eu tambem meti há pouco tempo alguns troncos de videira e a unica coisa que fiz foi lava-los descascá-los e meter dentro de àgua, até porque devido ao tamanho não era capaz de os ferver.

O que acontece quando não os fervemos é que eles deixam a àgua mais amarela, o que para mim não faz mal porque eu até gosto, e com o tempo e umas valentes tpa's a coisa vai ao sitio

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado aos que já me estão ajudando.

No caso do tronco da videira estar verde e poder rebentar, isso, no caso das videiras, nunca pode acontecer já que estas são um enxerto de um americano e daí sai a videira propriamente dito, estas nunca pegam de estaca, razão pela qual a minha pergunta de haver problema de meter uma videira que ainda está verde e depois de bem fervida num aqua.

Agora outra questão e informação, puz o dito tronco à frente de um aquecedor e estou a secar, será que isso causa algum tipo de problema? Em questão ao sal, tb não vejo razão de por a menos que seja na primeira fervida para eliminar alguma bactéria que não goste de sal.

 

Agradecendo todas as ajudas possiveis

 

António de A.Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso do tronco da videira estar verde e poder rebentar, isso, no caso das videiras, nunca pode acontecer já que estas são um enxerto de um americano e daí sai a videira propriamente dito, estas nunca pegam de estaca, razão pela qual a minha pergunta de haver problema de meter uma videira que ainda está verde e depois de bem fervida num aqua.

 

Nesse caso julgo que o problema não é só poder rebentar, pois se a videira ainda tem seiva, é sinal que a vai largar para algum lado o julgo (sem certezas) que a seiva não seria muito benéfica para o bom funcionamento do aqua.

 

Agora outra questão e informação, puz o dito tronco à frente de um aquecedor e estou a secar, será que isso causa algum tipo de problema?

 

Quanto a isto não sei dar certezas, mas julgo não haver nada de mal...

 

Em questão ao sal, tb não vejo razão de por a menos que seja na primeira fervida para eliminar alguma bactéria que não goste de sal.

 

Se meteres a 1ª vez o tronco absorve o sal na mesma, indo de seguida liberta-lo na mesma no aqua, quanto às bactérias, se ferveres o tronco e de seguida o colocares num balde com água e gelo (mudanças rápidas de temperatura seja de frio para quente, seja de quente para frio), não devem ficar muitas bactérias para contar a história :wink:

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso julgo que o problema não é só poder rebentar, pois se a videira ainda tem seiva, é sinal que a vai largar para algum lado o julgo (sem certezas) que a seiva não seria muito benéfica para o bom funcionamento do aqua.

Quanto a isto não sei dar certezas, mas julgo não haver nada de mal...

Se meteres a 1ª vez o tronco absorve o sal na mesma, indo de seguida liberta-lo na mesma no aqua, quanto às bactérias, se ferveres o tronco e de seguida o colocares num balde com água e gelo (mudanças rápidas de temperatura seja de frio para quente, seja de quente para frio), não devem ficar muitas bactérias para contar a história :wink:

 

Abraço

Editado por Anto_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso julgo que o problema não é só poder rebentar, pois se a videira ainda tem seiva, é sinal que a vai largar para algum lado o julgo (sem certezas) que a seiva não seria muito benéfica para o bom funcionamento do aqua.

Quanto a isto não sei dar certezas, mas julgo não haver nada de mal...

Se meteres a 1ª vez o tronco absorve o sal na mesma, indo de seguida liberta-lo na mesma no aqua, quanto às bactérias, se ferveres o tronco e de seguida o colocares num balde com água e gelo (mudanças rápidas de temperatura seja de frio para quente, seja de quente para frio), não devem ficar muitas bactérias para contar a história :wink:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso julgo que o problema não é só poder rebentar, pois se a videira ainda tem seiva, é sinal que a vai largar para algum lado o julgo (sem certezas) que a seiva não seria muito benéfica para o bom funcionamento do aqua.

Quanto a isto não sei dar certezas, mas julgo não haver nada de mal...

Se meteres a 1ª vez o tronco absorve o sal na mesma, indo de seguida liberta-lo na mesma no aqua, quanto às bactérias, se ferveres o tronco e de seguida o colocares num balde com água e gelo (mudanças rápidas de temperatura seja de frio para quente, seja de quente para frio), não devem ficar muitas bactérias para contar a história :wink:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso julgo que o problema não é só poder rebentar, pois se a videira ainda tem seiva, é sinal que a vai largar para algum lado o julgo (sem certezas) que a seiva não seria muito benéfica para o bom funcionamento do aqua.

 

 

 

Obrigado MURKAS

Mas no caso de eu ferver e pôr de molho durante algum tempo a dita seiva tb desaparece para dár lugar à agua que vai entranhando no tronco e substituindo assim a seiva, não esqueças que ao ferver o tronco liberta tudo que tem dentro. Por favor se poderes dá a tua opinião e se alguem mais puder ajudar eu agradecia.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas no caso de eu ferver e pôr de molho durante algum tempo a dita seiva tb desaparece para dár lugar à agua que vai entranhando no tronco e substituindo assim a seiva, não esqueças que ao ferver o tronco liberta tudo que tem dentro. Por favor se poderes dá a tua opinião e se alguem mais puder ajudar eu agradecia.

 

Quanto a isso tens toda a razão, fui eu que também me expliquei mal, se meteres o tronco sem estar seco no aqua ele terá maior probabilidades de apodrecer (quanto a seiva não tenho bem a certeza de que ele a largue toda por ter sido fervido).

 

Eu no teu caso esperava mais uns diazitos, mas se quiseres experimentar a ver como ele se porta força!

Diz depois qualquer coisa para saber como correu

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK

Muito obrigado, assim farei, manterei informado a ver que passou, de uma coisa eu já dou conta, como o tronco é grande e não cabe todo na panela os galhos que estão fora, só mesmo com o vapor, tb ficam molhados e muito quentes, que significa que é como uma lavagem a vapor, lol.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...
OK

Muito obrigado, assim farei, manterei informado a ver que passou, de uma coisa eu já dou conta, como o tronco é grande e não cabe todo na panela os galhos que estão fora, só mesmo com o vapor, tb ficam molhados e muito quentes, que significa que é como uma lavagem a vapor, lol.

Abraço

oi vou te dar uma dica pra secar um tronco mete-se no forno por volta de 2h mas tens que estar sempre de olho nele n se distraia depois retira-se o tronco do forno e deixa arrefecer durante um dia ,passando um dia verefica o tronco se esta seco se nao volta arrepetir tudo.fiz isso com o meu tronco duas vezes bastou pra ele ficar seco ,haa e n esquecer de o lavar antes de o meter no aqua .um abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anto_, espero que não leves a mal mas vou aproveitar o tópico para uma situação que me ocorreu:

Para o novo aqua de 288lts um colega meu trouxe-me de Bragança, uma série de troncos (raízes de urze) não muito grandes mas que estavam sequinhas, sequinhas. Lavei-os bem com várias mudas de água, fervi como pude (não tenho panelas muito grandes pelo que alguns tiveram de ser fervidos por metades), escovei-os para tirar grande parte do lixo (cascas, terra, etc.) e todo contente preparei-os com Musgo de Java, Anúbias, e Feto de Java.

Vai dai coloco-os em cima do areão, na disposição idealizada, começo a encher o aqua, e…. começam a levantar e até boiar!... Mesmo um mais grandito e pesado que tive no aqua de 54 lts durante meses não aguenta o impulso vertical da água e a falta de gravidade e começa a “dançar” e sair do seu sítio!

O que devo fazer?

Amarrar-lhes umas pedras tipo sapata dos prédios, de forma a que não sejam visíveis, mas mantenha os troncos no seu sitio?

Do pessoal que monta aquários grandes com troncos pequenos como faz?

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se alguém puder ajudar com algum tipo de resposta a este situação, agradecia.

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se alguém puder ajudar com algum tipo de resposta a este situação, agradecia.

 

 

Nesses casos convem utilizar pesos para o manter no lugar (pedras em cima, de lado presas de alguma forma, isso vai depender da pessoa claro).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.