Recommended Posts

Publicado

ainda nao decidi bem mas se calhar vou meter num aqua de 54L um casal de kribs e as minhas perguntas sao:

1»posso fazer um aqua plantado para os kribs?

2»posso juntar aos kribs um cardume de tetras?nao havera problemas de territorialismo na epoca de acasalamento dos kribs?

agradecia respostas por favor :snipersmile:

Publicado:

e ja agora se os kribs fizerem criaçao ha algum problema dos tetras comerem os alevins?

Publicado:
e ja agora se os kribs fizerem criaçao ha algum problema dos tetras comerem os alevins?

Não, os Kribs mantêm-nos debaixo de olho, mas têm de treinar antes de serem bons progenitores.. A primeira ninhada pode ser pouco numerosa e / ou escaparem poucos ou nenhuns. Os Tetras, apesar de terem pouco instinto predatório atacarão as crias, caso a oportunidade se proporcione.

Os Kribs irão conflituar principalmente com outros Kribs.. Num aquário de 50 litros aconselho-te a apostares apenas num casal, pois o macho e a fêmea dominantes irão tornar difícil a vida dos outros Kribs (dois casais esquece).

No entanto, segundo a minha experiência nessa espécie, a disputa, especialmente das fêmeas em relação ao macho, favorece o incitamento à procriação e dá a possibilidade de escolha ao macho. Embora possa escolher a fêmea que aos teus olhos seja menos atraente (poderá ser a mais agressiva e melhor defensora das crias). Tem a desvantagem de teres de te livrar de uma das fêmeas assim que se forme definitivamente o casal, senão o casal tratará de acabar com ela ou passará a vida escondida, acabando por morrer.

De qualquer forma tens boa probabilidade de teres sucesso apenas com um casal..se passado um mês vires que não se passa nada insere mais uma fêmea para animar as coisas (depois de alterares a disposição do aquário..). Tive quatro gerações de Kribs numa ânfora, e tinham como opção alternativa metade de uma casca de côco. A oxigenação é muito importante.

Haverá problemas de territorialismo caso consigas procriar Kribs, mas os outros saberão qual o lugar a que estão confinados.. O principal problema é que os Kribs passeiam as crias por todo o aquário.

Boa sorte

"Cá se vai andando.. com a cabeça entre as guelras"