Algas Bga E Filamentosas - Aquario Recente C/ Foto


designercable

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Montei um aquário há uma semana atrás, as coisas até agora têm vindo a funcionar muito bem, até que as primeiras algas me começaram a dar cabo da beleza, (ainda não entraram no absurdo mas já se nota), antes que a coisa piore eu gostava que vocês me ajudassem.

 

As algas que se encontram no aquário são as Filamentosas e as BGA, as primeiras formam uma espécie de nuvem verde e as segundas uma teia por cima das plantas, neste caso por cima do musgo.

 

Aconselharam-me a um TPA de pelo menos 4 em 4 dias de 20% da água, emitindo 10 horas de luz por dia.

 

 

Habitantes, 5 raposas voadoras

 

Aquário - 60lts

 

Como é que consigo combater estas algas!

 

Obrigado

 

Setup:

 

Plantas: Vesicularia sp mos, Ludwigia arcuata, rotala rotundifolia, microsorium pteropus, echinodorus latifolius, peplis diandra, eleocharis vivipara.

Sistema CO2 - Garrafa Pressorizada - 500gr

Iluminação: 14w x 2 + 14w + 24w 6500k.

Areão do Rio, substracto fertil Seachem Flourite.

Filtro Rena Externo - Filstar Xp1

 

04.jpg

Editado por designercable

www.thejmphotography.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quais são os valores em PO4 e NO3 que tens no aquário?

Aposto em PO4=0 ou perto, e os nitratos um bocado elevados...

Podes também ter ambos elevados, no caso de não fertilizares com Potássio.

 

Por falar em Potássio, qual é a tua rotina de TPA's e fertilização?

Descreve tudo pormenorizadamente, inclusivé o setup do aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quais são os valores em PO4 e NO3 que tens no aquário?

Aposto em PO4=0 ou perto, e os nitratos um bocado elevados...

Podes também ter ambos elevados, no caso de não fertilizares com Potássio.

 

Por falar em Potássio, qual é a tua rotina de TPA's e fertilização?

Descreve tudo pormenorizadamente, inclusivé o setup do aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas

 

Tenho uma elevada quantidade de nutrientes na água, se assim não fosse as algas não apareceriam.

Faço os TPA'S de 4 em 4 dias, se colocar fertilização, estou a deitar mais nutritentes na água, que vai contribuir bastante no aparecimento de algas.

 

 

04.jpg

 

Obrigado

Editado por designercable

www.thejmphotography.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho uma elevada quantidade de nutrientes na água, se assim não fosse as algas não apareceriam.

Faço os TPA'S de 4 em 4 dias, se colocar fertilização, estou a deitar mais nutritentes na água, que vai contribuir bastante no aparecimento de algas.

04.jpg

 

Obrigado

 

Tenho os seguintes Valores

 

Ph - 6,4

Carbonatos (Kh) = 0

Dureza (GH) = 6.5º = 115.7ppm

No2= ok

No3 = 8 ppm = 8mg/l

www.thejmphotography.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Tenho uma elevada quantidade de nutrientes na água, se assim não fosse as algas não apareceriam.
se colocar fertilização, estou a deitar mais nutritentes na água, que vai contribuir bastante no aparecimento de algas.

Incorrecto... :)

Incorrecto... :?

 

As algas aparecem quando as plantas não conseguem consumir os nutrientes. E isso acontece geralmente, quando há um nutriente em escassez a limitar a absorção de todos os outros.

 

By the way, 8 ppm de NO3? :drinking: O teu teste consegue medir 8 ppm de NO3? Vê lá isso bem, se fazes favor. É que 8 ppm de NO3 não é nada... e se dizes que tens muitos nutrientes na água, isso não é nada... para um plantado.

 

Eu apostaria em falta de Potássio. Se não dás às plantas o que elas precisam, não é por fazeres TPA's (ainda para mais nessa percentagem) que vais ter resultados muito notórios :wink:

 

Outra coisa relevante, é que o aquário é recente. É normalíssimo haver algas no início das montagens, porque a vida biológica no aquário e principalmente no substracto ainda não se formou totalmente, o que contribui para uma menor absorção de nutrientes por parte das plantas.

 

Mede também os Fosfatos se faz favor.

 

E volto a perguntar:

 

Por falar em Potássio, qual é a tua rotina de TPA's e fertilização?

Deduzo que não fertilizes... pelo menos com Potássio.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PO4 = 0,4 mg/l

 

Quanto à fertilização com potássio nunca fiz, apenas faço TPA´s de 4 em 4 dias 25% do aqua.

As Algas quase não existem já, digamos que tem " O normal "

Cumprimentos

Editado por designercable

www.thejmphotography.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

Incorrecto... bang

Incorrecto... bang

 

As algas aparecem quando as plantas não conseguem consumir os nutrientes. E isso acontece geralmente, quando há um nutriente em escassez a limitar a absorção de todos os outros.

 

By the way, 8 ppm de NO3? :wink: O teu teste consegue medir 8 ppm de NO3? Vê lá isso bem, se fazes favor. É que 8 ppm de NO3 não é nada... e se dizes que tens muitos nutrientes na água, isso não é nada... para um plantado.

 

Eu apostaria em falta de Potássio. Se não dás às plantas o que elas precisam, não é por fazeres TPA's (ainda para mais nessa percentagem) que vais ter resultados muito notórios bang

 

Outra coisa relevante, é que o aquário é recente. É normalíssimo haver algas no início das montagens, porque a vida biológica no aquário e principalmente no substracto ainda não se formou totalmente, o que contribui para uma menor absorção de nutrientes por parte das plantas.

 

Mede também os Fosfatos se faz favor.

 

E volto a perguntar:

Deduzo que não fertilizes... pelo menos com Potássio.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Ajuda.

 

 

A ajuda tá toda aí, que queres mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Pois realmente com o PO4 desse valor deves adicionar fosfato.Quanto ao potassio,fosfato e nitratos podes conseguir em liquido ou em pó para diluir.Ha varios topicos sobre "fertilização de macros caseira", faz uma pesquisa.Quanto ao aquario respondi a algumas coisas no "fotos e videos".Faz uma pesquisa sobre fertilização e manutenção de plantados que isso com o tempo vai lá.Boa sorte e vai postando evolução....

 

 

Ps: Adiciona-me ao messenger porque dependendo do local onde moras posso-te arranjar macros em pó para diluires pois tenho bastante,assim como uma ajuda em tempo real... :wink:

Editado por varez

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais