Recommended Posts

Publicado

Olá a todos! Estou a pensar começar um plantado mas não sei bem que espécies utilizar...

O aquário tem 120x40x55 (cm) e a iluminação é de 2x30Wt!

Para já não vou poder mudar de iluminação por isso tem de ser só com este total de 60W... Bem sei que é pouco mas peço a vossa ajuda banana rock yikesbowdown para correr o melhor possível!

Em princípio vou fazer injecção de CO2 com alguma coisita tirada da secção de DIY.

As minhas dúvidas são as seguintes, estive a consultar as páginas plantgeek.net e da tropica para tentar perceber o que podia utilizar, tanto por ter pouca iluminação como por ser o meu primeiro aquário (daí não poderem ser muito complicadas de manter :oops: ), do primeiro deu para perceber que quase só posso usar anubias, Cryptocorynes e Microsorum mas no da tropica fiquei sem saber se devia seleccionar a opção very low ou low na seleccção da iluminação... bang

Se seguir pela opção low também se podem incluir as Echinodorus, Hygrophilas, Vallisnerias, Riccias e mais umas algumas!

O que vos parece? Poderei utilizar todas estas ou só as primeiras que disse?

Já agora, estava a pensar utilizar um substrato de areão com uma camada por cima de akadama (é mais pela cor do que pelas suas outras possíveis proriedades), fazendo depois fertilização na coluna de água! Parece-vos correcto que faça assim? Se sim o que recomendam ao nível de fertilização? É que tenho um bocado de medo de usar substracto fértil que, além de caro, como as plantas são de crescimento lento pode criar condições para bastante alguice, certo?

Isto já vai longo mas espero ter sido claro e não ter dito disparate nenhum!!

Obrigado!

Zé Pedro

DBDportugal.gif

Publicado: (editado)

Se não me enganei nas contas, teu aqua vai ter uns 200l úteis...

60W são 0,3w por litro... para um plantado acho muito pouco, mas muito mesmo...

aconselharia-te a plantas como Anubias, Bolbitis heudelotii, Ceratophyllum demersum (está é outra praga, cresce a dar e vender)

as Microsorum também precisam de pouca luz, as Echinodorus... mas o melhor é ires no site da Tropica, vai em Plants, depois advanced search e faz uma busca lá...

Mas sinceramente, se o "bichinho" está aí, tu vais acabar mudando essa iluminação... pense nisso... daqui a pouco tu vais querer ter determinadas plantas, plantas que verás em outros aquas e achar bonitas e tal, e não vai conseguir... aí vai pensar: "gastei xpto em plantas que não quero mais..." pense em comprar uma calha com uns 100w (ou fazer, DIY sempre dá gozo) mas que seja uma calha que daqui a um tempo tu consigas aumentar os W dela... e vai subindo aos poucos cheers

É apenas uma opinião pessoal minha :-D, não leves a mal...

Quanto ao substracto, se meteres algumas plantas de crescimento rápido (egeria densa é uma boa, vallisnerias também) não terás problemas... claro, outros factores entram aqui, TPAs, limpeza dos vidros e etc...

Eu estou fazendo um teste no meu Aqua, tem duas semanas que faço a TPA sem aspirar o fundo... Notei uns pontinhos verdes no vidro, mas nada além ou assustador...

Grande abraço e força!!!

Editado por emerson

Cumprimentos,

Emerson

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______