tudo castanho.É a minha vez


Carlos Silva

Recommended Posts

olá

Sou mais um que se estreia nestas andanças e começam os problemas:

setup

100x30x40

2 maxijet 1100l/h

1 fluorescente 30W 4500K

Escumador fraquinho c/ difusora que não trabalha sempre porque faz uma barulheira danada. Vou comprar um no Horizonte Aquático.

4 Kg rocha viva(não há dinheiro para mais, por enquanto)

termóstato 200W

Areão de coral

Agua do mar, do Baleal

1 pézinho de xénia agarrado à casca de um caracol extinto.

Foi tudo instalado no dia 01 de Dezembro, não tem qualquer peixe só a xéniazita.Agora o areão e a rocha estão a ficar com um aveludado castanho.

Será que me podem ajudar?

Já agora um Bom Natal para toda a rapaziada do Forum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O que tu tens devem ser cianobacterias. Prefeitamente normal num aquario com 15 dias. Vai fazendo mudas de agua regulares de pelo menos 10% e aproveita para sifoniar as ciano. Tambem deves melhorar a circulação e a iluminação pois tanto uma como a outra são fracas.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Carlos,

De facto, há aí umas coisas a corrigir.

100x30x40  

2 maxijet 1100l/h  

1 fluorescente 30W 4500K

 

100x30x40 dá 120 litros. No mínimo, deverías ter 20x120= 2400 l/h de circulação. Eu optaría por duas bombas de 1500 l/h + 1 das maxijet que tens, por trás da rocha, para não deixar acumular detritos.

Quanto à iluminação, é quase nula para esse aquário e 4500K não serve. Eu optaría po 3 x 30W 10.000K + 1 30W actínica.

Se ainda não tens, coloca uma boa equipa de limpeza e começa desde já a dosear Kalk.

No que diz respeito às Tpa`s, eu faría 20% de 3 em 3 dias, ( nesta fase ), desculpa Luis, :lol: , para que àgua com nutrientes nocivos sejam exportados. De facto esta fase em que te encontras é a mais chata e trabalhosa, mas, a longo prazo, vais ter a recompensa.

Falando da rocha viva, ......... Bom ! Está mesmo muito aquém do que precisas. Eu apontaría para já, para uns 15 kg de rocha viva maturada + uns 5 a 8 kg de rocha morta de boa qualidade. Todos sabemos que a paciência é a nossa melhor arma para ter um Reef de sucesso. Quanto a introduzires mais corais ou até mesmo peixes, acho que deves esperar uns bons tempos. No entanto, com rocha viva de boa qualidade, já vais ter muito prazer em observar os organismos que se vão revelando no dia a dia.

Espero ter ajuda um pouco.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais