Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!!

Adquiri um aqua de 80X30X40 que vinha com um reflector Starpor da Aquapor com uma lampada T8 de 18W.

Queria colocar no aquário algumas plantas, tipo anubias, musgo de java, um pequeno tapete (ainda não sei qual a planta que irei utilizar, mas concerteza nada que tenha mtas exigências). Como este é o 1º aquário com plantado, não quero arriscar em plantas muito exigentes :lol: ! Depois se resultar, logo se vai evoluindo.

Comprei substrato fértil para colocar por debaixo do areão da JBL, e será um filtro Eheim 2213.

A minha duvida é a seguinte:

Na calha, no balastro surge a indicação de 18W....36W, mas no arrancador surge 18W....24W.

Não percebo mto destas questões, mas parece-me que isto se refere ao máximo de WTTS.

Alguém me sabe dizer se é, e se sim, qual o máximo a ter em conta? Posso comprar uma lampada de 24W ou arriscar na da 36W?

Já agora, aceito sugestões sobre a lampada, pois não sei qual comprar...

PS: Não sei se os nomes técnicos são mesmo estes, eu não percebo muito :lol:biggrin

Publicado:

viva...

o aumento da potencia da lâmpada implica necessariamente o aumento do seu comprimento!!

será que cabe? provavelmente só modificando a calha..

cump

Publicado:

boas

o aumento da potencia da lâmpada implica necessariamente o aumento do seu comprimento!!  

será que cabe? provavelmente só modificando a calha..

não propriamente!

tens as compactas pl-l , que dão pra por muito mais potencia num espaço onde está uma lamp de 18w, penso que com jeito consegues por duas pl-l de 55w no espaço onde está essa de 18W, assim já tinhas luz pra fazeres o plantado que quiseres, mesmo com apenas uma de 55w já dá pra alguma coisa. mas não esquecer que pra isto tinhas que comprar tambem os balastros

com os 18w que tens não existe nenhuma opção pra planta de tapete, e apenas podes usar as plantas que referiste

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=54061

Publicado:

Obrigado pela ajuda.

Mas só queria colocar mais uma questão.

Como a calha ainda é larga, acham que posso colocar duas lampadas T5 de 50? Teria era de mudar os balastros e provavelmente o arrancador, pois parece-me que o que tenho não vai servir.

Elas iriam era ficar um bocadinho juntas.

O que acham??

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!