Recuperação de aquário


texuga

Recommended Posts

Boa noite a todos!

 

Eu tenho um aquário com 80lts um cadito mal estimado :oops:

Isto é, o aquário tem 2 barbos dourados e 1 falso neon há mais de 1 ano... Confesso que os cuidados que tenho tido com o aquário têm sido poucos ou nenhuns, estes peixes é que são muito resistentes :oops::roll: ...

 

Passo a referir o que tenho de "suporte":

 

:wink: Aquário: 80(Comp.)x30(Prof.)x40(Alt.)

 

:D Lâmpada: Não faço a mais pálida ideia, nem sei como se vê, comprei numa Pet Shop, levei a antiga e pedi outra igual :oops:

 

:arrow: Filtro Fluval 104

 

:arrow: Substracto: vidro partido, mas descansem, não corta, manuseio facilmente com as mãos e nunca tive problemas, nem com os peixes em si.

 

:lol: Adereços: Planta artificial em plástico e pedra decorativa comprada no supermercado.

 

 

De resto, de vez em quando vou testando o ph, que está muitas vezes alcalino, só não sei o nível de alcalinidade porque a escala há muito que perdeu as cores originais...

 

Segue em baixo uma foto do aquário e dos peixes:

 

DSC03848.jpg

 

DSC03854.jpg

 

 

O que eu pretendo saber é o seguinte:

 

:lol: O que preciso de comprar de testes e afins para repovoar o aqua :?:

 

:lol: Que tipo de substracto posso ou devo pôr, já estou farta deste e acho-o bastante artificial, até porque já li neste fórum que este substracto é mau para os peixes. Tendo em conta que o aqua é bastante grande, não dá para comprar um "saquinho" de substracto... 8) Qual é o mais económico dentro do aconselhável :?:

 

:arrow: O que posso/devo fazer antes de adicionar mais peixes :?:

 

:arrow: É mais aconselhável plantas naturais ou artificiais? Quais os prós e os contras das naturais? São precisos cuidados adicionais para as plantas naturais :?:

 

:arrow: Gostava de pôr um fundo ao aquário, como já tive em tempo, há algum mais ou menos aconselhável ou é a gosto :?:

 

:arrow: Que tipos de peixes posso juntar aos meus 3 "resistentes" :?:

 

 

Bom, acho que por agora já chega :D ... Se me lembrar de mais dúvidas eu prometo que vos chateio :lol::lol:

 

Obrigada a todos!

 

Xuga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8) O que preciso de comprar de testes e afins para repovoar o aqua :cry:

Parece-me que o teu aquário tem o ciclo feito pelo que necessitas apenas dos testes convencionais. (ph, nitratos (no3) e amónia (nh4) )

 

:( Que tipo de substracto posso ou devo pôr, já estou farta deste e acho-o bastante artificial, até porque já li neste fórum que este substracto é mau para os peixes. Tendo em conta que o aqua é bastante grande, não dá para comprar um "saquinho" de substracto... 8)  Qual é o mais  

económico dentro do aconselhável :cry:

Podes meter o tipo de substrato que quiseres. Não referes onde moras, mas se for perto de um rio podes inclusivamente dar um salto à beira rio e trazer areia/areão de lá. Depois é só lavar bem e pronto. Alternativamente há sacas de 20kg de areia à venda nas grandes superfícies de materiais de construção que servem perfeitamente.

 

:cry: O que posso/devo fazer antes de adicionar mais peixes :?:  

O facto de alterares o substrato e eventualmente meteres plantas verdadeiras irá ter alguma influencia no equilíbrio biológico actual. Deves por isso dar algum tempo após essas alterações para que o equilíbrio se reponha antes de adicionar mais peixes.

 

:cry: É mais aconselhável plantas naturais ou artificiais? Quais os prós e os contras das naturais? São precisos cuidados adicionais para as plantas naturais :?:

São preferíveis plantas naturais. As plantas naturais têm um contra... são seres vivos e se não forem devidamente cuidadas morrem, dando um aspecto triste ao aquário. Plantas naturais vão necessitar de iluminação decente mas no fim os peixes agradecem e tu também porque vais ter um aquário mais bonito.

 

:cry: Gostava de pôr um fundo ao aquário, como já tive em tempo, há algum mais ou menos aconselhável ou é a gosto :?:

É a gosto. Eu normalmente prefiro uma cartolina preta/azul. Não compromete e dá para depois preparar as plantas como se quiser.

 

:cry: Que tipos de peixes posso juntar aos meus 3 "resistentes" :?:

Eu juntava mais barbos cereja ou de outra espécie. Fazem cardume e no teu aquário devem ficar muito interessantes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela rápida resposta! :cry:

 

Eu moro em Lisboa, e a areia ali da Torre de Belém não é de todo aconselhada 8)

 

 

Para mudar o substracto é aconselhável fazer uma muda total da água, ou como faço?

 

E quanto às plantas, que tipo de plantas são aconselhadas, ou seja, quais são as mais resistentes :(

 

A luz penso que é como deve de ser, pelo menos é própria para aquários...

 

Xuga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu moro em Lisboa, e a areia ali da Torre de Belém não é de todo aconselhada 8)

Pois não :cry:

Podes sempre comprar areia/areão num aki/mestre maco/... encontra-se lá a preços bem em conta. Nos meus aquário é a areia que uso.

 

Para mudar o substracto é aconselhável fazer uma muda total da água, ou como faço?

Não faças mudanças totais de água, perdes as bactérias todas.

O ideal seria retirares grande parte da água e peixes e filtro para um recipiente à parte (eu uso geleiras da camping gaz quando faço mudanças "radicais" para ter os peixes um bom bocado).

Depois de peixes, água e filtro mudados, tiras o substrato antigo todo e metes o novo.

Depois metes um pouco de água da torneira (cuidado para não turvar demais, vais ter de acrescentar peixes no mesmo dia) e a água que reservaste com peixes e o filtro. Acabas de encher com água da torneira.

Tens de tomar atenção à temperatura.

 

E quanto às plantas, que tipo de plantas são aconselhadas, ou seja, quais são as mais resistentes :(  

A luz penso que é como deve de ser, pelo menos é própria para aquários...

Própria para aquários será... mas será que é suficiente? De qualquer das formas, plantas não muito exigentes tens as anubias, os echinodoros, valisnérias, cabombas, feto de java, etc.

Dá uma vista de olhos nos aquários plantados da secção de fotos e videos para ficares com umas ideias acerca do que podes fazer e que plantas colocar.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela ajuda :cry:

 

Como tenho a árvore de Natal junto ao aquário, e algumas prendas até em cima do mesmo 8) , só depois do Natal é que vou tratar de mudar as coisas :cry:

 

Até lá vou comprar os testes e dar umas olhadas nos substractos e nas plantas :cry:

 

Já agora, convém pôr as plantas já na água nova, ou meto-as antes de mudar seja o que for?

 

Desculpem se sou chata, mas há anos que tenho aquários e nunca me dediquei a eles, por isso me morriam tantos peixes e com tanta frequência :(:cry:

 

Obrigado mais uma vez!

 

Xuga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As plantas compras só quando estiveres preparada para fazer as mudanças, não vale a pena comprares antes porque depois não tens iluminação nem nutrientes para elas e acabam por te morrer.

Aproveita e vai vendo nas lojas o que há e preços para te preparares para o que vais gastar :?

 

deixo-te um site muito bom para conheceres as plantas e veres a suas necessidades e grau de dificuldade: http://www.tropica.com/default.asp

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas dicas :oops:

 

 

Tenho lido noutros tópicos que há quem ponha uma camada de solo féril antes do substracto. É aconselhavel pôr? As plantinhas ficam sempre dentro do "vaso" que trazem da loja ou tiram-se do "vaso" e planta-se no substracto?

 

Obrigado

 

Xuga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Deves retirar o vaso e o próprio algodão. O primeiro para que elas possam expandir as raízes, o segundo para não apodrecer no aqua...

No meu caso só tenho Akadama (substrato não fértil) e tenho utilizado adubo líquido. Tem muita atenção com a iluminação, pois se não for boa estarás limitada às plantas menos exigentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

Tou a gostar do novo fórum :crazyeyes:

 

Bom, já fiz qualquer coisinha no meu aqua...

 

Comprei 2 plantas, comprei e fiz os testes que aqui me aconselharam e comprei um "papel de fundo" :)

 

Primeira coisa: Os Testes!

 

PH -> 4 :)

 

NO2 -> 0

 

NH4 -> 5

 

 

Isto é mau ou é bom? :)

Os testes que comprei foram estes:

DSC03881.jpg

 

As plantas que comprei não faço ideia do nome, mas foram estas:

DSC03875.jpg

 

E o papel de fundo ficou assim:

DSC03879.jpg

 

Aguardo opiniões :crazyeyes:

 

Xuga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais parabens por voltares a por mãos à obra no aquário, não sei se estas dicas te interessam ou não, mas vão ajudar o teu aquário a ficar com melhor aspecto:

1º. Compra um areão novo, (à tua escolha) essas esmeraldas, têm vários inconvenientes: são pouco naturais, as cores fortes irritam/stressam os peixes, etc...

2º. Tira o objecto dos golfinho, para além de não ser natural, é pouco estético.

Se quiseres mais conselhos pede :)

 

Abraço

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o areão é para trocar, vou pôr areia, mas ainda não encontrei...

Quanto ao golfinho, eu não desgosto :evilbat: apesar de ser muito artificial banana rock :)nyah Mas a ideia era pôr um tronco ou uma pedra tipo coral ou algo assim :wink:

 

Os testes é que me estão a preocupar :?

 

Xuga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em primeiro lugar a minha opinião "técnica": :evilbat:

 

Em relação ao ph ele está extremamente baixo (ácido). Certifica-te que estás a executar os testes correctamente. Verifica o ph da água á saida da torneira (para comparares!). Uma maneira fácil de verificares se os testes estão correctos é testares o ph de uma garrafa de água mineral (normalmente no rótulo vem o ph) e comparas! Se o resultado for muito diferente do valor que vem no rótulo das duas uma ou o teste está estragado ou estás a faze-lo mal! De qualquer das formas tens sempre a hipótese de levar um pouco de água a uma loja de aquariofilia de confiança para que façam lá os testes.

 

Em segundo lugar a minha opinião pessoal (estética): :)

 

- Muda o areão (tal como já foi dito, esse além de, a meu ver, ser pouco natural deve ser stressante para os peixes!). Coloca um areão de rio ou algo do género. Até podes aproveitar para colocares substrato fértil por baixo do areão (caso queiras mesmo ter plantas!).

 

- Retira a "estatueta" dos golfinhos não fica nada bem!

 

- Troca esse papel de fundo por algo liso de preferência de cor escura (azul, preto). Podes utlizar uma cartolina!

 

- Retira a planta artificial!!

 

Como é obvio isso são opiniões pessoais, por isso... banana rock

 

Cumps

Azor

Editado por Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, quanto ao areão já disse que vou trocar por areia de rio.

O ph da torneira deu 7.0 por isso o teste tá bom. O que devo fazer para aumentar o ph???

 

O papel de fundo ainda hoje comprei :):evilbat: banana rock

 

Ok, eu tiro a estatueta, mas quero pôr qualquer coisa tipo rocha nyah

 

Xuga

Editado por texuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se compraste o papel mesmo agora, á pouco tempo, deixa ficar, depois com o tempo, quando estiver tudo pronto sempre podes retirar, e colocar um fundo preto, pois vai realçar mais as TUAS plantas, não as do papel, e até vais ver que ,ais vai parecer um novo aquário.

 

O chão, ficamos aguardar por novas fotos banana rock.

 

O golfinho, se realmente gostas da estátua, sempre podes colocar ao lado, ou mesmo a passar ao lado dos golfinhos uma planta, para dar um toque mais "real", embora o pessoal gosta mesmo é de coisas verdadeiras.

 

A planta arteficial, não vejo necidade dela visto que estás a investir em plantas novas.

 

De resto, os teus peixinhos devem estar ADORAR a decoração da casa deles banana rock

 

Quanto ao PH, mais vale fazer o teste de uma garrafa, pois tens a certeza do PH, da torneira não sabes, pode ser 7 como 7.5. Depois para subir o PH, isso não sei banana rock , tenta subir o PH com métodos naturais, nada de quimicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exprimenta por um dos objectos decorativos ricos em calcario (Ex: areão, rochas ...), o areão de rio era o ideal.

O calcario para alem de aumentar o ph, estabiliza-o. Dado que tens o ph muito baixo a acção do calcario ira tambem ser mais rapida pois este reage com os acidos neutralizando-os.

Tens de agir rapidamente pois duvido que tanto peixes como plantas resistam durante muito mais tempo!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tiago: os peixes estão assim há mais de 1 ano, já estão calejados banana rock Ehehehe!!!

Mas vou baixar o ph trocando apenas a água, e vou trocar o areão por areia de rio :multi:

 

Quando tiver essas alterações vou postando umas fotos!

 

Obrigado pelas dicas!

 

Xuga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!!!

 

Ora bem, já retirei o golfinho decorativo e consegui estabilizar o ph da água nos 7.5 Penso que a decoração estava a alterar e muito o ph da água ;)

 

Agora os peixes deram em petiscar nas plantas bigsmile Mas acho que já pararam... chainsaw

 

 

Agora para já falta trocar o areão... e depois vamos a mais plantinhas e tratar da peixaria bigsmile

 

Xuga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.