Recommended Posts

O amigo Zé Paulo da FITONIA em Coimbra emprestou-me um ozonizador.

Estou a penssar se devo usa-lo no meu aquario, mas, a sonda ja esta velhinha e tenho receio que as leituras da sonda possam estar alteradas.

Como o aquario é de 270L estou a penssar regula-lo para 25gr de ozonio hora para ver se purifico um pouco mais o meu aqua; Será demais ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Juca...

 

Eu tb vou comprar um ozonizador para o meu aqua por 7 motivos:

1º - melhor desempenho do escumador

2º - melhor desempenho do filtro biologico

3º - torna a agua mais limpida e mais saudavel

4º - aumenta o potencial redox e oxigenação

5º - elimina nitritos e amonio

6º - degrada substancias "amarelas" derivadas do filtro biologico

7º - por causa de problemas com lps , já é o 4º que perco

 

Para o meu aqua de 200 ltrs vou regular para 20 gramas por hora , penso que será a equação correcta.

Mas atenção que há quem defenda o uso , como há quem nao defenda o seu uso , mas eu pelo que vi num aqua de 4000ltrs acho que compensa e bastante o seu uso permanente .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pedro ALves

 

Obrigado pela tua resposta.

 

Após algumas leituras cibernéticas, confirmo as razões do uso do ozonizador, no entanto e de acordo com o Ricardo Miozzo do Forum Aqua foi-me apenas aconcelhado para aquarios superiores a 3000L e foi-me recomendado um filtro de ultravioleta.

 

http://www.aqua.brz.net

 

Continu-o com sérias duvidas acerca do uso ou não do ozonizador em aquarios tão pequenos.

Já agora, e acerca do espumador vários são os "entendidos" que defendem a tese que o uso do ozonizador no espumador prejudica o seu real funcionamento sendo necessario o uso de um segundo espumador no aquario.

 

 

Saudações aquariofilistas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações aquarofilas,

 

Apesar de tambem ser adepto da utilização do ozonizador, aconselho vivamente a verificar o modo de uso do mesmo pois o uso deste com injecção de quantidades excessivas sem um controlador adequado trará de certeza grandes problemas na nitrificação de bacterias pondo em causa todo equilibrio biologico do biotopo criado.

esperando que esta informação tenha alguma utilidade,

 

PS- O uso do mesmo cria dependencia de todos os organismos do aqua assim sendo quando de uma transição de um ou mais seres desse sistema para outro, a sua existencia é posta em causa (MORTE dessse elemento)

 

Um Abraço

Rui Carvalho

Planeta Animal

Massama

:::»Prefira Quem Sabe Ouvir, Pois Um Dia Seremos Todos Melhores.....Mas Nunca Seremos Perfeitos«::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal...

Bem a minha opinião é um pouco diferente. Eu sou daqueles que descorda um pouco com o uso de ozonizadores e ultra violetas...

 

Desde que usem bons e adequados equipamentos e se tenha alguma dedicação e rigor na manutenção do aquario, o uso desses aparelhos é desnecesario e apenas servem para se gastar dinheiro...

 

Por outro lado o uso desses aparelhos não significa que não venham a ter problemas e perdas de peixes e/ou corais... apenas é mais uma ajuda (desde que usados de maneira correcta) para melhorar a qualidade geral da água. :twisted:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não pretendo reacender a polémica mas aqui vai:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...der=asc&start=0

 

Um abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Planeta

 

A injecção de ozono em camara fechada ( geralmente no escumador )com oozonizadores com uma capacidade de produção inferior até 200mg/hora , dependendo do tamanho do aquário dificilmente atigirá ORP,s que esterelizem o filtro biologico . Para isso teríamos que atingir ORP,s superiores a 550mv.

 

A transicão de um ser vivo de um aquário com oozonizador , para um aquário sem oozonizador mas equilibrado e com boa qualidade de água não afecta esse ser vivo ,porque o oozonizador não cria qualquer dependencia nem influi no sistema imunitário do peixe.

Apenas melhora a qualidade da água ,aumentando a concentração de O2 dissolvido e promove a passagem mais rápida da amonia e nitritos a nitratos e mata formas livres de parasitas e bacterias dependendo da dose.

Existem excelentes aquários ,com optima qualidade de água e ORP,s elevados sem oozonizador.

Claro que se a pessoa colocar esse ser vivo ,proveniente dum aquário com ou sem oozonizador mas equilibrado,para um aquário com má qualidade de água, mal equilibrado ou com má circulação ,provavelmente estará a condená-lo à morte.

Cump.

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais