garciahu Publicado Dezembro 7, 2006 Publicado Dezembro 7, 2006 Sou novo na aquariofilia e gostava de uma ajuda em relação a iluminação do aqurio. Queria saber se a iluminação que tenho é suficiente ou se preciso de alterar, pois as plantas não crescem e tendem a ficar amarelas. Deram-me o conselho de por duas lampadas PLL 36w/865 6500ºK .Era o ideal pois cabe dentro da calha e escusava de comprar outra. O meu aqurio têm 100cm * 40cm * 30cm. A iluminação é uma calha com uma lampada aquapor f30 t8/gr. Quando puderem digam-me alguma coisa. Citar
jampex Publicado: Dezembro 7, 2006 Publicado: Dezembro 7, 2006 O problema que tens é que, para além das lâmpadas também tens de por o balastro electrónico que é bastante mais comprido que o de origem. Eu também tenho um calha de metro da aquapor, mas estava a pensar colocar as ppl de 36 W que tenho no interior da calha com a lâmpada de 30W que lá se encontra, e usar o balastro electrónico no exterior da calha. No entanto não sei se é praticável, pois não sei se vou conseguir colocar as lâmpadas no interior da calha e como é que poderiam ficar as temperaturas no interior da mesma, se bem que já está planeado caso avance com a ideia, usar duas ventoinhas de 50mm na parte traseira, para refrigerar a calha. Citar Em aquário dependência.
garciahu Publicado: Dezembro 7, 2006 Autor Publicado: Dezembro 7, 2006 A minha idea é retirar a lampada que tenho e colucar as duas PLL. Tive a medir e cabe as duas lampadas juntamente com o balastro electronico. Citar
jampex Publicado: Dezembro 7, 2006 Publicado: Dezembro 7, 2006 Nesse caso vais ter que colocar necessariamente refrigeração, vulgo ventoinhas, mas espera por outras opiniões de outros users. Citar Em aquário dependência.
smoot Publicado: Dezembro 7, 2006 Publicado: Dezembro 7, 2006 pois o arrefecimento e importante... contudo se o balastro estiver num locar "arejado"... e os balastro electronicos aquecem menos do que os convencionais... espero ter ajudado.. Citar Abraço
Recommended Posts