Tipo de lampadas


Nita

Recommended Posts

Olá,

 

Desculpem a ignorância mas gostaria de saber a diferença entre os vários tipos de lampadas, T5, T8 e HQi, entre outras que já li aqui pelo forum.

 

Pretendo comprar um aquário na ordem dos 240 litros e quero fazer plantado mas em termos de iluminação não percebo nada :twisted:

 

Obrigada :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

As lâmpadas T8 são as fluorescentes mais normais, que normalmente se usam nas cozinhas e isso.

 

As T5 são parecidas com as T8, mas têm um diâmetro menor, e necessitam de um balastro electrónico (mais tecnologia, portanto mais caras), no entanto penso que oferecem mais potência para o mesmo comprimento de lâmpada.

 

As HQI são as lâmpadas de halogénio, são muito potentes mas gastam muito! E como tal atingem temperaturas brutais! penso que não devem ser postas muito próximas da superfície da água

 

Cumps, espero ter ajudado :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelo link!

 

Entretanto surgiram-me mais uma dúvidas. Vi à venda numa loja uma calha da dymax de 120 cm com duas lampadas T5 com 40w cada, logo dá um total de 80w. Pela regra dos 1w/L ainda está muito longe para um aquário de 240 litros mas dizeram-me que por serem lampadas T5 que até poderia chegar. O facto é que pelo menos numa lampadas dizia 12000 K. Pelo que li está luz é já um pouco azul, será que isto é mesmo suficiente ou o tipo da loja tambem nao percebia nada do assunto?

 

P.S. Não sei se aqui é o local indicado para esta questão ou se é no sub-forum dos equipamentos.

 

Obrigada desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais