plantas esburacadas


L4G4RT0

Recommended Posts

As minhas plantas estão a ficar todas esburacadas. Continuam a crescer a um bom ritmo mas estão feias. Tenho posto um fertilizante, mas pelos vistos o problema é mais concreto e não sei o que possa fazer. As de superfície já foram todas, mirraram e acabei por as retirar todas.

 

É curioso que esta situação foi acontecendo lentamente, pois o aquário tem poucos meses, e no início todas as plantas cresciam bem e estavam com cores bonitas. Faço TPA's semanais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luz a menos ou a mais, falta de potássio, peixes a comerem folhas, falta de adubo no solo...pode ser tanta coisa.

Dá a lista completa do que tens no aqua (A.K.A. setup) e o que fazes além das TPAs semanais, assim como a quantidade em % e a litragem e dimensões do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luz a menos ou a mais, falta de potássio, peixes a comerem folhas, falta de adubo no solo...pode ser tanta coisa.

Dá a lista completa do que tens no aqua (A.K.A. setup) e o que fazes além das TPAs semanais, assim como a quantidade em % e a litragem e dimensões do aqua.

 

Boas,

O aquário é de 90 litros e tem uma lâmpada de 18w. A luz sei que não é muita, mas fui indicado que as plantas são indicadas para esse tipo de luz. À partida não deverá ser falta de luz pois nos primeiros meses elas estiveram sempre verdes e saudáveis (só as folhas cá mais para baixo é que ficavam menos verdes por a luz não ser muito forte). Bem, para além das plantas, tenho substrato e coloquei umas bolas de adubo, pelo que à partida o problema não estará "em baixo". Relativamente a peixes tenho 2 guramis, 2 bótias palhaço pequenos, 3 corydoras, 2 sae pequenos e 4 otos (q quase nunca dão a cara), portanto, excesso de peixes também não é o problema.

 

Faço TPA's semanais de cerca de 10 litros (por vezes 15), tenho um filtro de Eheim com capacidade optima para o aquário.

 

A hipótese de os peixes estarem a comer as plantas parece-me improvável pois os buracos aparecem no meio das folhas e algumas inclusivé caem...

 

Esta semana comprei o Tropica Master Grow para fertilizar as plantas... mas é um tiro no escuro. Antes, colocava um fertilizante da TetraPlant chamado PlantaMin (que pelos vistos não presta para nada)...

 

Mais alguma ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que é isso do setup?... lol... acho que me perdi agora... mais dados? Tenho um tronco, o areão é preto, tenho uma anúbia (que está em estado aceitável até agora), tenho uma rocha. O material que está no aquário foi todo adquirido em lojas e com indicação de ser "inócuo" (atenção que coloquei a palavra entre aspas :wink: ). Mais? Hummm tenho pH de cerca de 7.5 (eu sei, quero baixá-lo mas ainda não tratei disso), tenho amónia a zero, nitritos praticamente a zero também e nitratos a cerca de 20 (nos testes da jbl). O gh indica uma água que não é excessivamente dura. A temperatura neste momento está a 30º porque estou a tratar íctio, mas normalmente tenho-a a 26º (embora nos ultimos tempos tenha-a tido a 28º - poderá ter alguma consequência nas plantas?). Não estou a fazer injecção de CO2, embora já tenha preparado um kit caseiro (mas com os tratamentos que tive de fazer recentemente tenho adiado isso - fiz 1 de íctio, um de fungos e agora estou noutro de íctio...).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, vou colocar em lista para ver se nos entendemos:

- capacidade do aquário: 90 litros

- iluminação: lâmpada de 18w

- horas de iluminação diárias: 10h

- plantas: anúbia barteri nana (em estado razoável) e vários hygrohpilas polysperma (as que estão a sofrer do problema), tinha também umas pequenas de superfície que inicialmente se propagavam às mil maravilhas e depois atrofiaram e acabei por as retirar

- tempo de funcionamento do aquário: 4 meses

- peixes: 2 guramis, 3 corydoras, 2 botias (pequenos), 2 sae (pequenos), 4 otocynclus

- substrato da Amtra / bolas de adubo da Amtra colocadas junto às raízes

- TPA's semanais de 10 litros (por vezes 15)

- filtro Eheim 2213

- adubo: usava o TetraPlant PlantaMin, agora estou a usar o Tropica Master Grow

- pH: 7.5

- gH: dureza média (7 gotas do teste da JBL)

- amónia: 0

- nitritos: praticamente a 0

- nitratos: 20 (no teste na JBL)

- outras informações: 1 tronco, areão preto, uma rocha

- temperatura: tinha-a a 28º, mas normalmente tenho-a a 26º

- injecção de CO2: ainda não fiz

- tratamentos recentes: Íctio e Esha2000

 

 

As plantas só começaram a ter este problema há cerca de 15 dias, portanto nos primeiros 3 meses e meio tudo correu bem.

 

A hipótese de os peixes estarem a comer as plantas parece-me improvável pois os buracos aparecem no meio das folhas e algumas inclusivé caem...

 

Poderá ter a ver com os tratamentos? Já me disseram que os azul metileno não é muito bom para as plantas. No entanto no fim dos tratamentos faço sempre uma TPA de 50%...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me falta de Ferro ou Potássio. Mais ferro, até. Vai fertilizando com o TMG, a ver como elas reagem. O TMG é bastante bom, dá às plantas nutrientes com fartura.

Nos primeiros 4 meses, as plantas estavam bonitas porque estavam a usar as reservas delas, mas assim que levaram com os remédios em cima e com o fertilizante fraquito que lhes estavas a dar, enfraqueceram. O TetraPlant PlantaMin por si só, não faz milagres, precisavas de ter dado um outro mais rico em ferro. Agora, o TMG é bem mais completo.

Não tens é um teste de fosfatos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, penso que o TMG é constituido quase exclusivamente por micros ( tenho que ver na embalagem :) )... Se for falta de potassio e caso o TMG não o tenha em quantidade suficiente não te vai resolver o problema a 100%.

Ja agora podias arranjar um teste de fosfatos para vermos a relaçao com os nitratos e chegar-mos a uma conclusão quanto ao potassio :wink: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais