Antes de comecar....


Ang3lo

Recommended Posts

Boas pessoal esta semana vou aumentar a minha iluminação do aquario de 18W para 68W (aqua de 90L) e como tal penso que um possivel aparecimento podera acontecer senao tomar as medidas adequadas e como tal queria pedir a vossa ajuda, como evitar o aparecimento de algas?

Teste produtos para manter niveis e coisas do genero :)

tambem vou colocar um sistema de co2 nao sei se isso afecta mas fica ja a informacao :)

ou seja os metodos que voces usam :)

 

desde ja o meu obrigado :)

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ang3lo

 

Boas pessoal esta semana vou aumentar a minha iluminação do aquario de 18W para 68W (aqua de 90L) e como tal penso que um possivel aparecimento podera acontecer senao tomar as medidas adequadas e como tal queria pedir a vossa ajuda, como evitar o aparecimento de algas?  

Teste produtos para manter niveis e coisas do genero  

tambem vou colocar um sistema de co2 não (palavra corrigida) sei se isso afecta mas fica ja a informacao  

ou seja os metodos que voces usam  

 

Parece que vais começar um belo plantado mais "hi-tech" :)

Por experiência, posso dizer que o aumento de iluminação te poderá trazer um aparecimento de algas, isto claro se não controlares certos factores, pelo que antes de alterares, deves saber os niveis de nitratos e acima de tudo, fosfatos, se estiverem altos, qualquer esporo "adormecido" que tenhas no aquário, vai com luz a mais e nutrientes, crescer... Tens plantas de crescimento rápido? É bom teres, estas retiram-te muitos nutrientes da água e ajudam a matar as algas á fome. Quanto ao CO2, penso que deverás introduzir, poderás dessa forma aumentar as necessidades das plantas e dessa forma "obrigá-las" a absorver nutrientes.

Quantas horas por dia tens a tua iluminação ligada? Penso que mais que 10h/dia, será um erro, a partir das 10h, só as algas tomarão partido...

Se por exemplo tiveres agora um fotoperiodo de 10h podes baixa-lo para 8h quando mudares a iluminação e ir subindo gradualmente, foi o que fiz e resultou :)

 

Espero ter ajudado, Abraços aquáticos

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou comprar entao o teste dos fosfatos e nitratos :roll:

e depois vejo os valores entao :D

em relacao ao tempo de luz tenho quase 12h que ja vi que é um erro e por isso vou reduxzir os temporizadores, para assim evitar algas... :)

quando tiver os valores dos fosfatos/nitratos eu digo:)

ja agora se tiverem altos que devo fazer TPA´s?deitar algum tipo de fertelizante?

 

aqueles quimicos anti-algas resolvem alguma coisa?

 

Tks pela ajuda

 

ps: quanto as plantas tenho:

Cabomba caroliniana

Cyperus helferi

Cardamine lyrata

 

penso que e isto que tenho de plantas:)

se quiseres aconcelhar alguma para prevenir isso tas a vontade :)

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ang3lo

 

ja agora se tiverem altos que devo fazer TPA´s?deitar algum tipo de fertelizante?

 

Só com resultados, podes ter nitratos e fosfatos muito altos e precisar de potássio, podes ter só um deles altos e fazer umas tpa's...Muitas hipóteses...Podes simplesmente colocar mais plantas...Cada caso é um caso, acho eu...

 

aqueles quimicos anti-algas resolvem alguma coisa?

 

Nunca testei mas pelo que dizem, é manter longe do aquário... Acho que as plantas também são afectadas...

 

se quiseres aconcelhar alguma para prevenir isso tas a vontade

 

Rotalas ou ambulias por exemplo, crescem rápido e absorvem mtos nutrientes, tudo o que absorva nutrientes :roll:

 

Espero ter ajudado, abraços aquáticos.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem tenho uma anubia...esquecime de referir, entao na vossa opiniao comprar esses dois teste sera uma boa opcao para controlar esse valores, vou tentar tratar disso esta semana, que acho que esses testes sao para o carito ainda :

 

 

vou por umas plantinhas dessas entao...hehe :)

e dpx do natal tou a pensar comprar um filtro UV para tratar tb das alginhas :)

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais