Metodo dos cubos de gelo p/ baixar a Temperatura


Recommended Posts

Li num forum da Era dos Aquarios k havia uma pessoa k tinha lido num livro de aquariofilia k para baixar a temperatura da agua podia-se por cubos de gelo dentro dum saco de plastico e colocar na água, fazendo-a baixar.É claro k tem-se k se ter cuidado com os chokes de temperatura. Isto é viavel ou é um suicidio p/ os peixes?é a com o calorão de ontem e hj tou desconfiado k vou ter peixe cosido pro jantar :2gunfire: !

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D

 

Eu aqui em Portalegre (Alentejo) :onfire: também tinha o mesmo problema. :cry:

Resolvi usando: chainsaw

- sacos de gelo (aqueles sacos plásticos de cubos pequenos que compramos para por no congelador)

:( - Desligar as lâmpadas (trocando a hora da luz) :lol:

- Retirar a tampa do aquário (caso dê) :lol:

 

Espero ter ajudado :2gunfire:

 

Abraços :morning:

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Neves entao tu fazes cara de envergonhado por seres do alentejo!??!mau!!!!!Eu sou de Setubal mas nasci em Beja porra! :onfire:

 

Qt ao topico:acabei agora mesmo de por uma caixa de gelo inteira pra dentro dum saco de plastico e so baixou 0,5º chainsaw !

 

Qt as ventoinhas de PC, eu ja ouvi falar,mas num sei como se monta.Se o Marco Madeira n se importa-se de explicar tim-tim por tim-tim...era fixe! :2gunfire::morning:

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :morning:

 

Eu não estou envergonhado estou é vermelho de calor. Nasci em Coimbra vim foi para Portalegre. Mas se cá está quente o que será em Beja.

 

Abraços :2gunfire:

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

é muito facil... arranjem ventuinhas das fontes de alimentação de Pc´s. ou então comprem em lojas de electricidade/electronica. Tem cerca de 10cm de diametro. A seguir comprem um transformador daqueles que se ligam aos walkmans, que fazem 3,6,9, e 12 volts e liguem a ventuinha a este transformador... Para completar, comprem um timer e regulem-no em intervalos do tipo 30 minutos ligados e 15 desligado. Projectando a ventuinha para o aquario e com estes interva-los conseguem manter a água a 26º sem problemas....

Se os aquarios forem muito grandes, podem montar 2 ou 3 ou então comprar uma de maior diametro.

 

Fica aqui uma foto de uma das minhas ventuinhas....

ventu3.jpg

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra solucao viavel é o uso dessas ventoinhas ligadas a um termostacto onde se ligam os fios ao contrario...ou seja quando a temperatura sobe a ventoinha comeca a trabalhar e quando desce para.

ja foi falado esses termostatos noutro topico... http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...topic.php?t=268

 

 

espero ter ajudado.abraços!

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda e principlamente pela foto,mas so uma coisa:obtem-se resultados a olhos so com a ventoinha?ou seja num dia como o de hj e ontem consegui por a agua de 30 pra 26-27?

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comiga a agua baixa entre um a dois graus por hora mas como está com o termostacto nem me preocupa ela funciona sozinha:D

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há já cerca de duas semanas que o meu termómetro marca 30 graus no aquário (mesmo de noite) mas não parece haver qualquer problema...

 

O temóstato está regulado para 27º C mas, mesmo com este calor, de vez em quando lá dispara 1 ou 2 minutos durante cada período de meia hora.

 

Deduzo que, se o termostato dispara, é porque a água dentro do aquário desceu abaixo de 27º C, logo a temperatura indicada pelo termómetro é um pouco falaciosa, não?

 

Só uma nota: O termómetro é daqueles autocolantes :onfire::2gunfire: talvez não seja muito preciso, o que acham :morning:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Daniel... no outro tópico não me chegaste a dizer onde compraste o termostato.

 

António, esses termometros são imprecisos já que a temperatura exterior afeta a sua leitura. Compra um daqueles de boiar na água, ou se quiseres ser rigoroso tens os digitais.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O temóstato está regulado para 27º C mas, mesmo com este calor, de vez em quando lá dispara 1 ou 2 minutos durante cada período de meia hora.

 

Deduzo que, se o termostato dispara, é porque a água dentro do aquário desceu abaixo de 27º C, logo a temperatura indicada pelo termómetro é um pouco falaciosa, não?

Boas!

 

Não me recordo onde mas aqui há uns tempos li que os termóstatos, por uma questão de segurança, ligam-se de tempos a tempos. É por isso que, apesar de a temperatura da água ser superior ao que está marcado no termóstato, ele por vezes se liga, mesmo que por pouco tempo.

 

Tenho o meu termóstato desligado há já 5 dias :2gunfire: , pois a temperatura ronda os 33º :morning:

 

Vou de férias daqui a dois e vou ter que ligá-lo, pois como já uma vez apanhei um valente susto pois esqueci-me de controlar a temperatura durante um dia, ela acabou por descer mais do que o recomendado...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Daniel... no outro tópico não me chegaste a dizer onde compraste o termostato.

 

o termostacto comprei numa loja na casal ribeiro ao pé do saldanho...a casa não é especializade tem montes de porcaria e o termostacto também não é da melhor qualidade mas foi o unicvo sitio onde encontrei.

 

 

Agora as más noticias acho que vou desistir de aquarios :D

 

ontem o meu aqua atingui a tmp de 41º de tarde pelo que marcava no termometro dentro de agua...termostacto desligado o sistema de ventoinha tava desligado porque partiu um fio e não tive tmp de arranjar.

resultado 90% dos peixes morrerem 5 tetras,1ra (que pulou fora devia ter calor e saltou para fora do aqua),1limpa vidros(o que tava a dar), uma guppy femea,1 plati(sorry jedi n tive culpa :( ),1cory albina, o killi macho e os 3 camaroes de amono( :cry: )

devo ter ficado com prai 3/4 peixes nem com a tampa aberta escaparam do calor.

as plantas tb perdi quase tudo...até as anubias apodreceram.so sobraram elodeas(algumas), feto de sumatra e as cabombas...até o musgo acho k vai morrer ta mesmo fraco pus lo em agua fria ver se recupera...fria+/- :? )

 

já nem sei o que fazer bue gita gasta e ag fiquei quase sem nd...acho que tenho que desistir...não da pa tar a sustentar os aqua assim :(

 

 

bem vou dando noticias.té +

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel, antes de mais lamento o sucedido :( , azares qualquer um pode ter, mas acho que seria útil tentar perceber o que aconteceu.

 

Se a temperatura ontem em Lisboa foi 41º C, como é que dentro de casa e dentro do aquário estavam também 41º C :cry: Deveriam estar menos...

Tens o aquário exposto ao sol ou na varanda :(

 

Bem, fora de ironias que, no actual momento, até poderão ser de mau gosto, não sei se já tinhas dado o teu setup aqui no fórum mas, pelo que contas, talvez o problema tenha sido mesmo um termóstato mediocre- depende da potência mas um bom termóstato (da jaeger ou da hidromatic) custa á volta de 30 Euros.

 

Bom, acho que podias, pelo menos, cuidar do que sobreviveu e, conforme a coisa fosse correndo, logo vias se valeria a pena continuar a apostar ou não na actividade - digo isto porque o teu nome foi dos que me fui habituando a ler no fórum e irias sempre cá fazer alguma falta :D :?

 

Estou convencido que o pessoal do fórum te dará umas mudas de plantas e talvez peixes excedentes, força nisso e boa sorte :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a tmp aqui em lisboa pelo menos nos mostradores da rua teve em 44º o aqua não está exposto ao sol,mas o quarto leva com sol todo o dia.

nem sei o que fazer.acho mesmo que apenas vou ficar com os sobreviventes e lg se ve no que da.

em relacao ao termostacto tenho um da jager e tava desligado por isso não foi dai.

 

a temperatura é que foi mesmmo um absurdo. :D

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :(

 

Danielcvieira Lamento o que aconteceu aos teu aquário. :?

Se passares por Portalegre ( Castelo de Vide) diz pois sempre se arranjão uns gupis (ainda são pequenos). :( :D

 

Abraços e não desistas. :cry:

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Daniel...

Lamento mesmo muito o que aconteceu :( :D :cry: ...

É muito triste. E quando existe dedicação ainda é pior. Sei do que falas. Nunca me aconteceu algo assim, mas sei o que é dedicação ao nosso hobby e sei a frustração que deve ser. Durante um ano e meio tive um peixe magnifico que é o Fox-face. Ele tem um comportamento muito bonito porque muda de cor tiipo camaleão para se esconder, comer, ou quando esta stressado. Estava muito bonito e bem gordo. Era o meu peixe preferido e tinha-me custado muito caro (35 euros). Um dia ao acordar fui ver o aquario, e o meu fox estava bem sequinho a frente do aquario... até me passei !!! :?:) Saltou, e até hoje não sei porque. Foi uma decepção e tanto já para não falar da perda financeira.

 

Bem, isto para te dizer para teres força e também um pouco de calma. Deves gostar bastante do hobby assim como todo o pessoal, e agora só tens é de retomar, mesmo que seja aos poucos e caprichar ainda mais e acima de tudo como a António disse apurares o que aconteceu de modo a evitares esse problema de novo. Se não confias nos termostatos, implementa timers, são mais chatos mas é uma outra maneira de resolveres o problema da temperatura. Vá, não desistas... Força, e se quiseres desistir, desiste mas é da água doce e monta logo um marinho he he he. :D :D :(

Força !!!

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D :cry::(:(

Hoje aconteceu comigo também...

Quando acordei dei com o meu Tubarão Bala na chão, sequinho q nem um carapau :?

 

Era um dos meus peixes preferidos, andava sempre na frente do aquario de um lado pro outro... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal!

 

Infelizmente parece que crise é geral! :( :D

 

Sábado à tarde levantei a tampa do aquário para tentar diminuir a temperatura, passadas algumas horas encontrei a minha cadela a olhar para uma Zebra que tinha saltado para fora do aquário!! :(:?

 

A partir de agora, tampa levantada nem pensar.... :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nestes ultimos dias tenho deixado quase sempre a tampa aberta por causa do calor, é que nao se pode ter a luz ligada com a tampa fechada se n a temperatura sobe logo pros 30º! Tenho um danio zebra e outro Leopardo e n tenho tinho tentivas de salto...por enqto! :D ELes sao a alegria do aqua,sempre de um lado pro outro! :cry:

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me vi obrigado a retirar a tampa do aquário, que já tinha a água a 31º, e também estava com receio de que o meu zebra resolvesse dar um dos seus saltos... mas pelos vistos ele só gosta mesmo é de saltar para a divisão da bomba de água e do aquecedor. ainda no ultimo sábado tive de andar a pesca-lo da parte do aquecedor.

 

(Aquário com compartimento interno para aquecedor, matérias filtrantes e bomba)

 

Abraços

Ricardo

Ricardo Roque

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a devida vénia ao autor (Nuno Prazeres) no site da APC ( http://br.groups.yahoo.com/group/Cichlidae...ae/message/3271 )

 

1 – iluminação – deve ser reduzida ao mínimo indispensável. Dado que a temperatura do ar deverá descer de noite, será conveniente (quando possível) inverter o ciclo de luz mantendo os aquários em total obscuridade durante o dia, funcionando a luz apenas durante a noite, fornecendo-se então a alimentação aos peixes durante esse período.

 

2 – filtragem – evitar filtragem motorizada dado que o aquecimento provocado pelas bombas centrífugas é suficiente para fazer a temperatura da água subir.

 

3 – tampas – deverão ser criadas condições para os aquários permanecerem destapados. Tampas de vidro provocam um autêntico efeito de estufa. Caso os peixes mantidos apresentem riscos de saltar poderá aplicar-se uma rede de plástico semi-rígido.

 

4 – ventilação auxiliar – uma ventoinha (das que são utilizadas para arrefecer componentes electrónicos) incidindo sobre a superfície da água permite baixar ligeiramente a temperatura desta principalmente porque estimula a evaporação, fenómeno que por si só consome energia.

 

5 – temperatura da sala – é fortemente aconselhável o uso de um termómetro de máxima e mínima de modo a serem conhecidos os limites de variação térmica típicos. Idealmente a sala deverá ser mantida sem luz e de janelas fechadas durante o dia abrindo-se estas com o cair da noite, provocando correntes de ar. Um aparelho de ar condicionado pode constituir-se como uma solução eficiente mas o custo de funcionamento pode ser proibitivo.

 

6 - mudas de água - deverão ser feitas com maior frequência e à hora de maior calor para capitalizar o seu efeito de redução da temperatura. Obviamente que a água de muda deverá ser condicionada no local mais fresco possível.

 

Utilizando todos ou apenas alguns dos métodos expostos a temperatura deverá baixar alguns graus o que poderá já ser suficiente para evitar problemas graves.

 

Uma advertência final para o cuidado especial que devem ter com os termoestatos (não deixem de testar o seu funcionamento) que por ficarem sem "disparar" durante muito tempo poderão vir a ter problemas (com consequências catastróficas) quando as temperaturas atmosféricas voltarem a baixar.

 

Espero que ajude.

 

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Luis Queiroga, o teu comentario é mto bom e esclarecedor!De certeza k me vai ajudar e a mtos outros k tentam combater a temperatura do aqua.Eu felizmente n tenho tido mortes nem doenças aparentes com a subida de temperatura, apesar de ela rondar os 29/30º.A unica coisa k faço é abrir a tampa(apesar de ter danios :D :( ,mas eles até agora teem-se portado bem :cry: )e se notar k a temperatura tá acima dos 30º mudo logo a água.Por vezes la veem os cubitos de gelo,mas so em casos de emergencia.

 

Muito obrigado a todos, creio k este topico é util a todos os menos inexperientes. :(

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Penedo.

 

Só para realçar que o comentário não é meu.

Apenas citei Nuno Prazeres.

O seu a seu dono.

 

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb tenho o mesmo problema. a agua do meu aquario ( de peixes de agua fria ) esta 30 graus!!!! Vou ter de usar os cubos de gelo pondo-os à frente da saida do filtro pois se sobe mais vou ficar sem o meu Oranda e o meu cometa. :lol:

 

 

abraços !

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.