Primeira vez


RamireZ

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Não sou novo nos aquarios mas vai ser a primeira vez que vou montar um dedicado aos ciclideos.

O meu aqua anterior era um plantado que sofreu um "desastre" por falta de atenção da minha parte.

Estou neste momento ja disponivel para voltar ao mundo da aquariofilia e gostava muito de me dedicar aos ciclideos (africanos principalmente).

 

Pedia a vossa colaboração pois o meu conhecimento neste campo é muito limitado.

O material que tenho ja disponivel é um aqua de 100x40x30, um fluval 204, uma lifetech de 36x2 18x2 e um termo de 200w.

 

Sei que as medidas são pequenas, ja andei a ler que o ideal seriam no minimo 200L mas neste momento é o que tenho.

 

Agradecia a vossa colaboração neste re-inicio de "carreira".

Cumprimentos a todos.

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tens ideia que tipo de africanos queres?

Tens basicamente:

Malawi

Tanganika

Vitória

Rios

 

Para ficares com uma ideia do que podes "inventar" 2 links:

 

http://www.ciclideos.com/

http://www.cichlid-forum.com/profiles/

 

Boas leituras :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... ideia ideia ainda nao tenho.

 

Mas pelo que andei a ler parece que Malawi e Victoria estao fora de questão devido ao tamanho.

 

Ainda ando a conhecer os "meninos" porque não tenho mesmo qualquer noção sobre eles.

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal já sabes umas coisitas :(

 

Malawi dá mas com muitas limitações devido à agressividade.

Vitória é dificil para se encontrarem espécies.

 

Tanganika tens algumas opções possiveis e rios também.

 

Falando do tanganika, podes escolher uma ou 2 espécies de conchiculas por exemplo. E depois podes ver uma espécie de rockdwellers e ficas com um aquário interessante.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno.

 

Começo mais ou menos a fazer uma ideia de como montar um aqua de ciclideos mas ainda me falta muito.

 

Voltando ainda ao ponto principal, que a meu ver é o tamanho limitado do aqua (quem sabe se não muda já esta sexta $), tenho andado a procura dos ciclideos, nao pela beleza mas sim pelo tamanho e comportamento (aka agressividade), dai me voltar para os tanga.

 

Estive a ver os rock e shelldwellers mas gostava de saber se estes não são peixes de fundo?

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os rockdwellers são peixes de rocha. Usam normalmente o meio e fundo do aquário com preferencia para as zonas rochosas que possas ter.

 

Os shelldwellers são peixes da zona inferior que utilizam as conchas para praticamente tudo. Muito raramente passam acima da zona intermédia.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Estive a pesquisar em alguns sites e fiz uma pequena selecção daquilo de onde poderei escolher:

 

Neolamprologus multifasciatus

Julidochromis regani

Julidochromis dickfeldi

Neolamprologus brichardi (?)

Neolamprologus leleupi (?)

"Lamprologus" multifasciatus

 

A escolha foi feita segundo o tamanho (- de 10 cms) e comportamento (não agressivos).

Penso que qualquer um nesta lista pode fazer grupo com os outros.

Tenho pena de não me poder virar para o Malawi, pois conseguem ter umas cores muito bonitas (fica para o proximo aqua).

 

Cumps

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neolamprologus multifasciatus="Lamprologus" multifasciatus

Julidochromis regani -> fica muito grande

Julidochromis dickfeldi -> serve

Neolamprologus brichardi (?) -> quando se começam a reproduzir é problemático... são tipo ratos, criações umas atrás das outras, em pouco tempo ficas sem espaço no aquário para tanto peixe.

Neolamprologus leleupi (?) -> pode dar confusão com os multies... especialmente se os multies tiverem alevins.

 

Malawi é mesmo muito complicado com o aqua que tens. Se ele tivesse nem que fosse 120cm ou se fosse mais largo e mais alto já dava. Mas assim é pequeno demais.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo bem Nuno, agradeço a tua resposta.

 

No entanto estiver a ver uma especie de mbunas, os "Pseudotropheus saulosi" (que dizem serem dos mais pequenos dos mbunas) e que são muito bonitos.

 

Pelas medidas que teem (9cm) sei que pelo menos um casal podia por no aqua, mas tambem acho que depois ficariam muito "sosinhos". Será que posso por mais do que um casal?

Caso não possa que outras especies poderia por neste aqua com os pseudo (isto caso os possa por)?

 

Obrigado

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, estou mesmo a ver que está filado nos malawi :P

 

É assim... enquanto forem pequenotes podes colocar quase todos os mbunas no teu aquário.

O problema é que os mbunas, como qualquer peixe, crescem e quando crescem começam a aparecer os primeiros problemas, especialmente a agressividade.

Se nos teus horizontes a 6 meses, um ano estiver um aquário maior penso que poderás colocar mbunas sem grandes reservas nesse aquário, sabendo já que terás de os "migrar" para um maior mais tarde.

 

Se vais manter esse aquário, então terás de ter muito cuidado com as escolhas de espécies, mas diria que podes colocar um trio ou dois de saulosis. Eu não misturaria espécies, dado que os saulosi já te introduzem 2 cores no aquário e também o espaço e litragem não são muitos.

 

Mas espera opiniões de outros colegas, porque embora eu mantenha alguns mbunas a minha orientação é mais em tropheus do tanganika e por isso posso estar a dizer alguma asneira em relação aos saulosi que são um mbuna que nunca mantive.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto acho que encontrei os proximos habitantes ca de casa.

 

Tenho andado a ler algumas coisas, especificamente sobre o saulosi, mas gostava que alguem me podesse informar e acrescentar algo ao que ja foi dito pelo Nuno Antunes.

 

Nao consigo, para ja saber a que "distancia" esta o novo aqua por isso gostava da confirmação sobre o numero de macho/femeas a colocar.

 

Ira ser uma aqua monoespecie.

 

Cumps.

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ramirez

 

Se queres ir para saulosi tenta não ter mais que um macho adulto, que vão andar a batatada.. Eu colocava um macho e 3 femeas, e com alguma sorte tens alguns juvenis passado não muito tempo.

 

 

Abraços

 

João Ferreira

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado nemo.

 

Li num site sobre alguem que tabem tinha saulosi e no aquario apenas mantinha 3 machos e 6 femeas. A unica coisa que acontecia é que havia um macho dominante (com os tons de azul forte) e os outros eram mais palidos. De vez em quando havia uns "chega para la" mas sempre tudo normal.

 

E ja agora saber se depois das primeiras "ninhadas" os machos dai resultantes podem conviver "bem" com os originais (pais)?

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente é isso sim.

 

Tanto podes ter 1 macho e 3 fêmeas como o nemo propôs como podes ter 2 trios.

Pode acontecer é ficares com um macho dominante e um dominado, mas por norma se crescerem todos juntos a agressividade tende a ser menor (os peixes são mais tolerantes uns com os outros)

Se tiveres esconderijos suficientes e formas de quebrar as vistas de uns para os outros dos peixes, então terás as coisas bem encaminhadas.

 

A presença de um segundo macho tem algumas vantagens (não pode ser só coisas más não é?) como por exemplo poderes vir a ter ninhadas de pais diferentes, o que em termos genéticos é bem bom.

 

Em relação aos alevins, se não houver esconderijos suficientes não se vão safar porque os adultos tratam de os comer.

Os que se safarem, portam-se bem e são ignorados até serem semi-adultos, depois são considerados como rivais normais.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou quase la.

 

Neste momento ja comecei a limpar o aqua (so tinha algumas plantas e troncos).

Devo ir dar um salto a caparica no proximo fim-de-semana e trazer uns quantos kilos de areia para por no fundo.

Quanto as pedras ainda estou a pensar o que vou por. Tenho um primo que vai agora montar um 60L so com um casal de kribs (para reprodução) e ele é capaz de trazer uns quantos "calhaus" do rio la da terra.

Ja pedi tambem para o meu "dealer" :( me confirmar a disponibilidade de 2 machos e 4 femeas.

 

Vamos a ver.

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ramirez

 

Força nisso rapaz tás com vontade de recolher toda a informação que é meio caminho andado para o sucesso. Eu fiz o mesmo e até agora tem dado resultado.

 

Quanto à rocha eu recomendo calcaria porque ajuda a manter o ph elevado e dá para fazer tuneis porreiros pois é quase anti-derrube

 

O substrato que tás a escolher para mim é perfeito. Apenas se calhar optava antes pelo guincho que penso ser de melhor qualidade. Já sabes isso bem lavado e fervido ante de entrar no aquario, tal como as rochas. Mas isso já deves saber

 

Quanto ao 1M + 3F ou 2 casais como disse o Nuno é uma questão de opção.

 

Abraço e força com o aquario

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nemo

 

Obrigado pela tua reposta mas porque dizes que a areia do guincho é melhor que a da costa?

 

Quanto a rocha ainda estou a ver se me decido entre aquelas pedras maiores e arredondadas e as calcarias e com tuneis já escavados (só não sei onde as encontrar).

 

Em relação a escolha da fauna, como já tinha dito, embora quisesse muito ter 2 machos e 4 femeas tenho medo de que seja "carga" a mais e optar por 1 macho e 2/3 femeas. O problema é que se por acaso não for, depois mais tarde já não conseguir por os restantes por serem estranhos.

 

Já agora aproveitava tambem para saber que outros inquilinos posso ter (estou-me a referir a "operadores de limpeza").

 

Mais uma vez obrigado pelo apoio.

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem. Ainda não montei o aqua e ja tenho dois contratempos:

 

1 - Este fim-de-semana estava a pensar em ir buscar areia a praia (caparica ou guincho) e apanhar umas pedras caso as encontrasse, mas parece que o tempo não vai ajudar

 

2 - Andei a procura dos meus novos meninos e não os encontro em lado nenhum, parece que não ha lojas com p. saulosi

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem. Ainda não montei o aqua e ja tenho dois contratempos:

 

1 - Este fim-de-semana estava a pensar em ir buscar areia a praia (caparica ou guincho) e apanhar umas pedras caso as encontrasse, mas parece que o tempo não vai ajudar

 

2 - Andei a procura dos meus novos meninos e não os encontro em lado nenhum, parece que não ha lojas com p. saulosi

 

Viva,

 

Eu prefiro a areia do guincho, claro a das dunas. As pedras podes comprá-las em lojas de bricolage ou de jardinagem, há uma loja de jardinagem que costuma ter muita pedra, fica na estrada do autódromo do estoril, mais perto de S. Pedro.

 

No fim de semana a Redfish tinha saulosi, mas porquê os saulosis ou só saulosis, para esse aquário poderás ter duas ou três espécies de mbunas, desde que não vás para os que ficam com 12/13 cm.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ja me tinha sido dito pelo Nemo que a areia do guincho é melhor (ou pelo menos a preferencia de alguns "ciclideanos" :)

So me refiro a da costa pois tenho acesso a esta mais depressa.

 

Quanto a escolha dos p. saulosis foi apenas uma escolha que tive apos uma "exaustiva" pesquisa na net.

Mbunas de "baixo porte" que se conseguem manter melhor num aquario como o meu (mini) e com a possibilidade de ter mais do que um macho no mesmo espaço e fazer um bonito (espero eu) monoespecie.

 

Obrigado

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ja me tinha sido dito pelo Nemo que a areia do guincho é melhor (ou pelo menos a preferencia de alguns "ciclideanos" :oops:

So me refiro a da costa pois tenho acesso a esta mais depressa.

 

Quanto a escolha dos p. saulosis foi apenas uma escolha que tive apos uma "exaustiva" pesquisa na net.

Mbunas de "baixo porte" que se conseguem manter melhor num aquario como o meu (mini) e com a possibilidade de ter mais do que um macho no mesmo espaço e fazer um bonito (espero eu) monoespecie.

 

Obrigado

 

Boas

 

Quanto às rochas eu recomendo as calcarias por duas razões. 1º ajuda-te a manter o ph mais elevado. 2º porque são muito mais fáceis de empilhar, e os mbunas gostam de rochas empilhadas em altura. As redondas como são mais roliças escorregam e corres o risco de desmornarem, principalmente se começarem a ganhar algas. Se optares pela rocha do nilo ou similar eu aconselhava-te a colar pelo menos as mais problematicas com uma bucha de madeira e silicone para aquario

 

Abraços

João

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem. Acabei hoje, finalmente, de montar tudo.

Tenho pena de nao ter aqui comigo a maquina pois assim postava ja umas fotos.

 

Parece-me que ficou bem, embora como mete as pedras primeiro, ao meter a areia elas quase que desapareceram.

Assim que puder meto aqui umas fotos para darem a vossa opinião.

 

Cumps

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal.

 

O aqua finalmente esta estabelecido e ja com os habitantes dentro dele e pelo que parece a darem-se bem.

 

Tenho uma questão que é, que comida lhes posso dar?

Quando os trouxe comprei tambem uma embalagem de JBL Novo Rift, so que (nao sei se por ser granulado) eles deixam algum do granulado ir ao fundo. Ainda tenhum uma embalgem de "Moskit" e outra de "Tubifex" e um pouco Nutrafin Max que tinha de outro aquario.

Será que lhes posso dar destas?

 

Cumprimentos.

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda tenhum uma embalgem de "Moskit" e outra de "Tubifex" e um pouco Nutrafin Max que tinha de outro aquario.

Será que lhes posso dar destas?

Moskit e tubifex só se os quiseres matar.

Nutrafin max penso que possas dar, mas com reservas, i.e. só muito de vez em quando, tipo uma vez por semana. Não sei de cor os ingredientes da nutrafin max mas parece-me ser uma comida genérica, ao passo que os teus mbunas são mais virados para comida "verde".

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais