apistogrammas agassizii


mbatuca

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Montei um pequeno aquário (60L) no qual queria tentar a reprodução de apistogrammas agassizii.

 

Dentro do possível criei alguns esconderijos, não tenho areão, substrato, nem plantas.

Coloquei um casal dentro do aquário, no qual já presenciei a fêmea a convidar o macho algumas vezes, assim como mais recentemente o macho a exibir-se perto da entrada de uma ânfora.

 

Retiro 15 litros de água cada 3 dias e reponho 5 litros cada noite – 10 litros da torneira após 48 horas de repouso e 5 litros de osmose.

 

Tenho dificuldade em alimentá-los com flocos, aceitam razoavelmente granulado de discus e comem bem artémia e krill congelado.

 

Como brigada de limpeza, tenho duas corys aneus. Eu tentei mantê-los sozinhos mas o aquário estava a ficar uma lástima.

 

Da vossa experiência alguém teve sucesso com estes meninos?

 

Abraço,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mbatuca

 

olha porque é que não tens substracto...nem plantas...?!

 

Se comecares a ter um aquario plantado...vais ver que tens muito mais sucesso em ter posturas...e elas terem sucesso...mesmo eles estando em contacto com outros peixes eles tomam conta dos alevins e não deixam ninguem chegar perto...não imaginas como as femeas apistogramas seja de que especie for ficam...e de uma agressividade a defender as crias e os ovos que tu nem imaginas....

 

tenta melhorar o aquario...porque so agua e anforas acho dificil teres sucesso ate podes ter mas será que tens um casal de apistogramas feliz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Frederico,

 

A razão é simples. Sempre que tentei a reprodução neste aquário com substracto + plantas foi-me bastante mais difícil evitar que os ovos fungassem todos ou quase todos. Optei deste vez por ter um tanque mais despido, mas também mais higiénico para ver se teria mais sucesso com o número de crias sobreviventes.

Espero para ver.

Optaste pela situação casal ou harém?

 

Abraço,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá mbatuca

 

olha eu optei por casal...e tenho o aquario devidamente plantado e com substracto...se tiveres um bom filtro e fizeres mudanças de agua semanalmente...consegues reproduzir bastante bem...como expliquei-te tenho o aquario alem de plantado...tenho mais peixes...entre eles discus...sae...corydoras...ramirezis...e consigo ter posturas...visto que as maes são muito protectoras e não deixam ninguem aproximar-se...

 

vai dando noticias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um trio num comunitário plantado, com cavernas, madeira, calhaus, o habitual!

Em termos de vizinhos também tenho corys, um L75, discus, saes e um belo cardume de nariz de bêbado.

Mas com esta algazarra toda, tenho grandes duvidas que dê alguma coisa. Dai ter montado uma aqua específico para este casal, na esperança de chegar mais longe. Vamos ver!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem o que te posso dizer é que consegues ter posturas nesse aquario...porque a femea quando quiser defender os ovos e posteriormente os filhos vai bater em todos os peixes que se aproximarem...alem disso a tua femea pode perder as primeiras posturas por não ser experiente...mas isso com o tempo vai la ta descansado

 

agora tu é que sabes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais