Parâmetros da água...


Recommended Posts

Boas.

 

Venho pedir-vos uma ajudita sobre os valores dos parâmetros da água no meu aquário, de ciclideos africanos do Lago Malawi. Assim sendo aqui vão os valores:

 

Aquário - 200 Lts Brutos

Temperatura - 26.2 º

a -) Ph - 8,1

b -) NO2 - 0,2 mg/l

c -) NO3 - 0,0 mg/l

d -) NH3 - 0,0 mg/l

e -) GH - 12 dGH

f -) KH - 6 dGH

g-) PO4 - 0,5 mg/l

 

Quantos aos valores "a", "b", "c" e "d", julgo não ter dúvidas, estão normais. Em relação aos valores "e", "f" e "g" é que tenho as minhas dúvidas! Estarão normais? Altos? Baixos? Para ter um ponto de referência tenho de fazer análises à água da torneira, antes do tratamento que lhe dou? (Tratamento que faço: água da torneira num Jerrican de 25 lts, durante 12 horas, com termostato para a aquecer e uma bomba com caudal de saída 450 lts dentro do mesmo, a fazer circular a água, com a saída de água ligeiramente acima do nível, a fim de retirar o cloro). Faço Tpa's de 4 em quatro dias, utilizando sempre o mesmo processo. Retiro 20 Lts, ao mesmo tempo que aspiro o areão, e em seguida coloco os 25 já tratados. Regra geral, durante esses 4 dias há a evaporação de 5 lts, daí a diferença da água retirada para a água reposta. Este valores tenho-os obtido durante as 3 últimas Tpa's, com oscilação apenas na temperatura, mas que não é significativa, já que é só de 0,5º. Será que está tudo bem ou há algo que posso melhorar? Há mais algum teste que possa fazer a fim de "encontrar" as condições ideiais para os peixes? Fauna, equipamento e parte da flora podem ver Aqui. Acrescentei mais um pé de Valisnéria e mais outras duas que não me recordo o nome... Mais tarde actualizo a página, quando tiver um bocadinho livre e estiver inspirado.

 

Desde já o meu obrigado pelas respostas.

 

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu diria que os teus valores estão excelentes! Se fosse para Tangas a dureza e o PH estavam um pouco baixos mas para Malawi tá proximo do ideal.

 

Abraço

João Ferreira

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Folgo em saber que os parâmetros estão quase no ideal. Brevemente vou colocar mais uns inquilinos no condominio. Estes já estão a sentir-se "sozinhos".

 

Obrigado pela resposta.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Davs,

 

Os valores que apresentas estão bons. Só duvido muito é desses 0,0 de nitratos. Nem a água da torneira tem esses valores...

 

Creio que devias rever alguns aspectos da montagem, nomeadamente:

 

- Fauna. Para ser um aquário de ciclídeos do Malawi, deve ter espécies do Malawi... Nas fotos tens um loricarídeo e uma corydora (sul-americanos), um ciclídeo da América Central, um híbrido e um não identificado...Essa corydora corre risco de vida

 

- Areão. Totalmente inapropriado para ciclídeos dos grandes lagos, que gostam de escavar. Esse areão pode causar lesões na boca dos peixes. Deverias usar areia da praia, de rio ou sílica.

 

- CO2. Totalmente desnecessário para essas plantas e nessa quantidade. O pH ainda não teve uma queda abrupta porque essa bomba de ar está a deitar fora todo o CO2 que injectas. Ou seja, dinheiro deitado fora... O substrato fértil também é totalmente desnecessário nesse aquário (as anubias crescem bem fora do areão, podendo morrer se enterrares o rizoma e as valisnérias crescem que nem praga sem exigências quase nenhumas). Além disso, muitos dos ciclídeos do malawi costumam escavar até ao vidro do fundo, levantando esse substrato. Se ainda não o fizeram é porque não conseguem (devido a esse areão grosso).

 

Parece-me que quiseste adaptar um aquário comunitário a espécies com requisitos muito diferentes. As críticas que fiz, já outros membros as fizeram. Cabe-te a ti decidir

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Desde já agradeço as respostas dadas. Passando a extrapolar:

 

Os valores que apresentas estão bons. Só duvido muito é desses 0,0 de nitratos. Nem a água da torneira tem esses valores...  

 

Também suspeitava desses valores, mas já fiz vários testes, com várias marcas e dá-me sempre o mesmo! Só me falta fazer mesmo é um teste à água saída da torneira.

 

 

Fauna. Para ser um aquário de ciclídeos do Malawi, deve ter espécies do Malawi... Nas fotos tens um loricarídeo e uma corydora (sul-americanos), um ciclídeo da América Central, um híbrido e um não identificado...Essa corydora corre risco de vida

 

Sei já há algum tempo que tenho uma "mistura" de peixes no meu aquário. Febre de principiante, e "má venda" por parte da loja, embora que sem intenção. Mas esse aspecto está a ser resolvido, com a futura colocação de espécies bem definidas e identificadas. Quando à corydora correr risco de vidas, não é uma! "Eram" duas... digo eram porque já eram mesmo...

 

 

Areão. Totalmente inapropriado para ciclídeos dos grandes lagos, que gostam de escavar. Esse areão pode causar lesões na boca dos peixes. Deverias usar areia da praia, de rio ou sílica

 

Quanto ao areão, não me parece que tenha arestas que possa provocar lesões! Isto é claro é a minha opinião. Ao tacto é bastante suave, como se de areia da praia se tratasse. Tenhos dois peixes que passa o dia a escavar dum lado e ajuntar no outro o areão e não vejo nenhuma mazela! De qualquer modo vou manter-me atento à situação, e estou a pensar seriamente em trocar por silica.

 

 

CO2. Totalmente desnecessário para essas plantas e nessa quantidade. O pH ainda não teve uma queda abrupta porque essa bomba de ar está a deitar fora todo o CO2 que injectas. Ou seja, dinheiro deitado fora...

 

Quanto ao CO2, sempre tive aquário, não era de ciclideos, e nunca tive as plantas como agora! Com um aspecto de quem transpira saúde! Não me vou ficar só por esta plantas, vou acrescentar mais umas quantas, não sei bem é quais ainda.

 

 

 

O substrato fértil também é totalmente desnecessário nesse aquário (as anubias crescem bem fora do areão, podendo morrer se enterrares o rizoma e as valisnérias crescem que nem praga sem exigências quase nenhumas).  

 

Como não sabia na altura da montagem do aquário qual a flora que queria colocar, optei por colocar esse tipo de substrato. Assim se for preciso, já lá está. Posso ter procedido mal, mas com os erros é que vai aprendendo.

 

 

Além disso, muitos dos ciclídeos do malawi costumam escavar até ao vidro do fundo, levantando esse substrato. Se ainda não o fizeram é porque não conseguem (devido a esse areão grosso).

 

Como respondi mais acima, dois dos peixes passama a vida a escavar. Em vários sitios já chegaram ao vidro do fundo, e eu vou tapando de novo. Mas eles são dois contra mim... De momento estão em vantagem.

 

 

Parece-me que quiseste adaptar um aquário comunitário a espécies com requisitos muito diferentes. As críticas que fiz, já outros membros as fizeram. Cabe-te a ti decidir

 

O aquário foi montado de raiz, mas estou ciente que cometi alguns erros, que entretanto vão sendo rectificados. Sei que devia ter lido, pesquisado e perguntado mais coisas sobre o biotopo que queria formar, ( e informação não falta ), mas como diz o velho ditado: " A pressa é inimiga da perfeição...". Estou a remediar os erros qeue podia ter evitado desde inicio, mas mais vale tarde do que nunca.

 

 

Mais uma vez agradeço as respostas dadas, e por certo que acatarei os conselhos dados.

 

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais