Peixes a coçarem-se ...


Interino

Recommended Posts

Boas !

 

Estou com um problema. Os meus peixes estão com um comportamento estranho: esfregam-se nas plantas, no areão e no vidro. Eu detectei umas pintinhas de ictio numa platy e aumentei a temperatura de 25 pra 28º. Foi a partir daí que que eles se começaram a coçar. Terá sido do aumento da temperatura ou será mais alguma coisa ?

 

Um abraço !

Interino

___________________________

"Se vires um homem à beira de um rio com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar" - Provérbio Chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O parasita do ictio aparece quando há mudanças de temperaturas bruscas. O melhor é subires a temperatura aos 30/32 graus, abrir as torneiras de oxisgenação até ao maximo e colocares um produto anti ictio (SERA).

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O parasita do ictio aparece quando há mudanças de temperaturas bruscas. O melhor é subires a temperatura aos 30/32 graus, abrir as torneiras de oxisgenação até ao maximo e colocares um produto anti ictio (SERA).

Eu fazia o que o minidiogo recomendou, excepto no que diz respeito à introdução do anti-icitio. O aumento de temperatura por si só deverá eliminar o ictio. Mas, se ao fim de algum tempo (uns 5 dias talvez) o ictio ainda persistir, então colocar o anti-ictio.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

eu tb tive 1 peixinho com ictio (penso k ja veio da loja com akilo, mas dps desenvolveu-se), eu aumentei a temperatura pa 30ºC, 2 pedras difusoras pa oxigenar melhor a agua, deitei sal na agua, e retirei a decoraçao e plantas, como a minha experiencia era menos do k a de agora usei o anti ictio da sera, mas s fosse hj ja nao o usava.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou com um problema semelhante , o do ictio não me preocupa por aí mas o problema são os peixes que se coçam nas plantas , o ictio já está quase a desaparecer mas os peixes ainda se coçam´mas não são todos são apenas os 3 dos 6 Discus.

 

como posso resolver??? será parasitas????

 

parametros da agua tudo ok

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pardal!

 

o ictio já está quase a desaparecer

 

Como disseste bem o ictio está quase a desaparecer quer dizer que ainda permanece pouco mas ainda está lá.

 

Como estás a tratar os 3 discus?

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha duvida é se o facto de os peixes se coçarem é devido ao ictio ou se é outra coisa pior.

 

quanto á tua questão mini digo que está quase a desaparecer pois os peixeis já não têm pintas á 2 dias sei que ele ainda lá está o tratamento por enquanto é apenas aqua a 30º e oxigenação suplementar

 

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

a minha duvida é se o facto de os peixes se coçarem é devido ao ictio ou se é outra coisa pior.

Os peixes que tinham Íctio eram/são os Discos?!

Nunca ouvi falar de Discos com Íctio... mas há uma primeira vez para tudo... :oops:

 

Podes estar perante uma situação de parasitas na pele. Muito pior, a meu ver, que o íctio...

 

Que sintomas é que têm? O que notas de diferente no peixe?

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o unico sinto sintoma que eles tinham eram uns pontos brancos brilhantes exactamente iguais ao ictio, ao aumentar a temperatura e melhorar a oxigenação da agua eles começaram a coçar-se nas plantas tendo as pintas desaparecido por completo, de resto então de barbatanas bem direitas e cheios de cor e de apetite começando tb a comer granulado que era coisa que não comiam ( penso que devido ao aumento de temperatura logo aumento do metabolismo)

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aparecimento dessas pintas também pode estar associado a parasitas.

Aguarda mais uns dias e vê se se deixam de coçar.

Entretanto procura mais sinais, por exemplo, podem começar como que a "tossir", ou a "abanar a cabeça". Isto já te pode indicar parasitas nas guelras.

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

 

tive de colocar 2 dos Discus num aqua Hospital em tratamento , a minha duvida é: depois de estarem curados (se ficarem) quando os juntar ao resto do cardume e se algum dos que está no aqua grande ainda tiver parasitas não vai "pegar" de novo esses parasitas aos Discus recem tratados???

 

 

já agora que tipo de vitaminas dão aos peixes

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu acho que não foi íctio. Deves estar perante parasitas na pele. Ainda se coçam?

 

Se assim for, provavelmente, deves ter parasitas no comunitário. E se calhar até já afectaram os outros discos...

Quando colocares lá esses discos o mais provável é apanharem novamente parasitas.

 

Verificar se eles "esfegam" as barbatanas, por exemplo, ou se se coçam/roçam muito nas decorações...

Faz uma pesquisa aqui no fórum sobre parasitas. Tens boas dicas e soluções.

 

 

Abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos todos :

Desculpem-me esta dica : q eu saiba n há pxs imunes ao ictio ou seja ao parasita ichthyophthiriasis !

Por outro lado chamo a atenção : se a doença é essa (?) note-se q este parasita tem uma natureza de reprodução cíclica , ou seja tem 3 fases da sua vida ! e é de notar q o tratamento só é eficaz na 3ª fase ; na 1ª fase » os parasitas q deambulam pelo aq atacam os pxs + enfraquecidos , fixam-se e crescem , os pxs apresentam os sintomas , depois gradualmente os parasitas abandonam os hospedeiros ; na 2ª fase » vão para o fundo do aq depositar ovos , estes desenvolvem-se na forma de quistos contendo no seu interior centenas de individuos q após eclosão entram no livremente aq , na 3ª fase » os parasitas movimentam-se pelo aq á procura de hospedeiro , no entanto como são pequenos e com poucas defesas só atacam pxs fracos , é nesta fase livre que a eliminação é eficaz .

Acho também que o tratamento deve ser feito no aq principal uma vez q pode já ter atacado todos os pxs e por outro lado derivado da natureza cíclica do parasita é conveniente q seja tratado o aq principal para apanhar a 3ª fase .

Adeus a todos , :shock:

ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tudo o que disse o amigo ep está correcto.

O íctio aparece em peixes fracos. Muitas vezes quando existem diferenças na temperatura da água.

Parto do princípio que o Pardal dá uma alimentação variada aos Discos e que não teve quebras de temperatura.

Não estou a dizer que não é Íctio. Não vi o peixe para diagnosticar qualquer doença.

 

Muitas vezes confunde-se os pontos brancos do Íctio com outros pontos maiores que aparecem. Estes sim parecem pequenos "tufos". Que não são, certamente, Íctio.

 

Já agora, Pardal, quantos pontos brancos notaste nos peixes? Eram muitos?! A pele não parecia "ressequida" ou "mal hidratada"?

 

Deixa ficar a temperatura alta uns dias. Tanto no comunitário como no hospital.

 

Relativamente às vitaminas, que ninguém respondeu, eu uso da SERA (Fishtamin).

 

Presta atenção aos discos e ao seu comportamento. Se daqui a uns dias se continuarem a coçar depois diz algo.

 

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais