Bolhas na superficie - CO2 a mais ou Substral?


marcioinacio

Recommended Posts

Tenho muitas bolhas á superfíce, de tal modo que chega-me a preencher toda a superfície do aquário, o PH desceu de 7,6 para para 6,4 julgo que devido ao CO2, mas fiz uma mudança de 45 % de água e liguei a bomba de Ar e estabilizou nos 6,8, O aquário é recente, tem 1 semana e é pouco plantado, começei a fazer adubação com a receita de hortilon e os macros com substral.

 

O aqua é de 50x24x24 de 29 Litros brutos

 

NH4: 0

NO2: 1 mg/L (ppm)

NO3: 40 mg/L (ppm)

 

Fauna:

 

5 Guppies

2 Espadas

3 Red Cherrys

 

Flora:

 

4 Pés de Utricularia graminifolia

1 Anubias barteri var. nana

Tronco plantado com musgo de java

 

Iluminação:

15 W Floragrow

 

 

Na minha opinião, ou é de haver pouco Oxigénio na água devido ao CO2, ou é devido ao substral em barra que comprei que contém os seguintes elementos NPK 10,7-6,4-8,6 Azoto (N) 10,7 % Hidrido fosfórico (P2 O5) 6,4 % Oxido de Potássio (K2 O) 8,6% "Com Oligoelementos"

 

Será algum componente do substral que me está a provocar aquela espuma? Os mais entendidos na matéria se me poderem ajudar agradecia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tens o aquário destapado? Se sim, é normal num plantado teres essa camada de gordura superficial que prende as bolhas de CO2 no cimo da água. Porquê num plantado, e não num aquário qualquer? Porque nos plantados, temos tendência a deixar a superfície o mais parada possível (que eu considero que não se deva fazer) e resulta nessas camadas de "gordura" superficiais, que "agarram" as bolhas de CO2 e/ou de O2.

 

Por um lado é bom, pois rentabilizamos mais o CO2, se bem que numa zona com muitas bolhas de CO2 e pouca movimentação, o processo é de difusão e normalmente, muito lento. Por outro podemos ter o que te aconteceu, apesar de não injectarmos muito, o CO2 na água é retido tempo suficiente para baixar demais o pH, e mais importante, por subir em demasia a concentração de CO2 na água.

 

Deve-se deixar sempre, nem que ténue, uma agitação superfícial num aquário plantado.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís

 

acontece que tenho o aquário tapado e a bomba de oxigénio faz com que a água da superfície seja movimentada.

 

É muito estranho mas o que é certo é que cada vez tenho mais espuma na superficie do aquário, e mais estranho ainda, não há sinais de fraqueza ou doença dos peixes, respiram saúde e recomenda-se.

 

Eu se conseguir tiro uma foto e coloco aqui para ver a dimensão da coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa espuma não é muito normal e não parece co2...

Há quanto tempo montaste esse akua?

Não o lavaste com nenhum produto?

Isso parece sonasol...pelo sim pelo não é melhor fazeres umas tpas , ou então parares com o co2 para ver se as bolhas desaparecem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ok... não tinha reparado que tinhas colocado uma bomba de ar...

Mas pode também ser excesso de comida que dês... origina igualmente a mesma camada de gordura.

 

Mas realmente, isso parece muito estranho. Não digo que seja um detergente, mas que é estranho lá isso é.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aquário foi lavado com água del cano, não lavo o material de aquário com detergentes.

 

Fernando, cedo demais? Nunca ouvi falar de tal coisa, sempre vi aqui no forum que o pessoal começa logo a adubar assim que montam o aquário e poem as plantas, mas se tiver a fazer alguma coisa mal digam-me.

 

Sea_man vou desligar o CO2 para ver se é disso, se não for disso só pode ser do substral.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais