Columnaris / Cotton Mouth - Ajudem! Isto pode-vos acontecer!


L4G4RT0

Recommended Posts

Tenho o MESMO problema no aquário há quase 1 mês, e embora já tenha solicitado algumas vezes ajuda aqui no fórum, parece que há muito pouca gente com capacidade (ou atenção) para ajudar neste caso específico.

 

Os meus néons continuam com aquilo que parece ser columnaris (a boca está branca). Já fiz 1 tratamento com Myxazin e DOIS com Bactopur Direct, mas o problema não desapareceu, e agora parece que tenho mais peixes na mesma condição!...

 

Andei a investigar e parece que a columnaris é fatal em pouco tempo, pelo que, tendo néons com este problema há um mês começo a achar que não se trata de columnaris... Alguns sites mencionam o cotton mouth como sendo columnaris, mas outros falam desta doença como podendo ser um fungo, e ainda outros dizem que há actualmente variantes de columnaris que estão muito resistentes...

 

A minha questão é identificar uma forma de tratamento. Actualmente os peixes estão a terminar um tratamento de íctio (um azar nunca vem só), e quero daqui a poucos dias reiniciar as hostilidades com este fungo ou bactéria, mas agradecia que me dessem umas pistas de como o fazer!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Bem, em primeiro lugar e de forma a poderes ter alguma ajuda, devias por umas fotos do peixes deoentes (foto de boa qualidade), para que os membro te possam "tentar" ajudar!

 

 

ABraço

Helder Martins

helder.martins@mail.pt

A vida é "fish"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm... por fotos consegue-se identificar as doenças?... há muitas que têm "aparência" igual, mas vou tentar tirar uma aos néons (os gajos não param quietos e as fotos normalmente não são fáceis de conseguir)...

 

Entretanto hoje vou começar com o ESHA2000... Como já fiz 3 tratamentos anti-bacterianos, vou tentar um que trata fungos desta vez...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ESHA2000...tenho tido bons resultados com ele!! ;)

 

Atenção à dose que deve ser reforçada no caso da água ser mole...vem lá a explicar!

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Lagarto,

 

 

Em relação ás fotos por isso é que disse, para que os membros possam "tentar" ajudar-te.

 

Na minha modesta opinião nem sempre é facil mas as fotos as vezes ajudam.

 

 

Abraço

Helder Martins

helder.martins@mail.pt

A vida é "fish"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá L4G4RT0

 

Fizeste bem começares com o tratamento de ESHA 2000 visto ser um problema bacteriano externo...fizeste alguma tpa antes de fazeres esse tratamento ?se não fizeste devias...mas agora quanto terminares faz uma TPA e depois adiciona carvao activo para retirares o medicamento...tenta aumentar a temperatura quando tiveres ictio as vezes resulta...o ictio normalmente aparece ou por stress ou por mudanças de temperatura esta atento a temperatura do teu aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após o tratamento do íctio aguardei 48 horas e fiz uma TPA de 50% da água. A situação do íctio, até ver, está resolvida, os peixes pararam de se coçar e estão muito mais felizes (os corydoras hoje não pararam!). Hoje iniciei o tratamento com o ESHA2000. Coloquei o nº de gotas recomendado para o meu aquário. Não cheguei a limpar a água com o carvão, mas o TPA deve ter sido suficiente para limpar a maior parte do azul de metileno que ainda poderia haver após os 2 dias de repouso antes do novo tratamento.

 

O meu teste de GH leva 6 a 7 gotas para ficar azul... Penso que a água não é mole, correcto?

 

A temperatura do aqua está ok, agora está a 29º, mas irei baixar até aos 26 / 27 no final do tratamento. Tenho sido (ainda mais) cuidadoso nas TPA's, colocando a água a aquecer com um termostato que tenho de reserva, para que entre exactamente à temperatura da que está no aqua... Melhor que isto não sei fazer :P

 

Hoje tentei tirar fotos, mas a minha máquina é semi-automática e tem a habitual dificuldade em focar através do vidro quando se tenta tirar fotos próximas... Alguém tem uma regulação "standard" para a abertura da lente , velocidade do obturador e ISO? É que normalmente o flash é para esquecer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu teste de GH leva 6 a 7 gotas para ficar azul... Penso que a água não é mole, correcto?

 

Depende da marca do teste, mas quase de certeza que estamos a falar de água de dureza média a elevada...o meu leva 1 gota!!

 

Ab

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...uina é semi-automática e tem a habitual dificuldade em focar através do vidro quando se tenta tirar fotos próximas... Alguém tem uma regulação "standard" para a abertura da lente , velocidade do obturador e ISO? É que normalmente o flash é para esquecer...

 

Velocidade de obturador > 1/60 ou menos, ISO 80 embora não seja muito relevante, flash ligado...tens é que tirar com um angulo de 40/50º para que o mesmo não reflicta no vidro...há um artigo salvo erro do Nelson Oliveira que inclusive saiu há uns dias nos 24 muito bom sobre como fotografar aquarios (não encontro o link, se alguem souber que o diga.

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

bem... faço apenas um update final em relação a isto:

- tirei os néons do aquário e passei-os para o hospital. vão ficar a viver lá porque desisti de lhes tentar tratar. até agora não morreu nenhum e pelos vistos vou acabar por colocar substrato e plantas no aquário-hospital, pois estou a ver que vai ser o lar dos néons durante muito, muito tempo... :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais