O meu novo Aquario- 1º post- - preciso de ajuda (iluminação)


Recommended Posts

O meu "novo" aquario (100x30x40) que adquiri a um amigo aqui do forum...

 

pb010142qy3.jpgpb010143ic3.jpg

E estou agora a começar a monta-lo e tenho algumas ideias / duvidas que gostaria que me ajudassem.

A minha duvida recai sobre a iluminação, pois não tenho as calhas de origem e estou a pensar em utilizar uma calha daquelas que são usadas em cozinhas normalmente, pois tenho varias ca por casa, mas n tenho nenhuma de 1m so maiores ou mais pequenas.

 

- É possivel cortar e adaptar para uma 1m?

- É preciso alterar o balastro se adptar a medida para uma lampada mais pequena?

- Existe algum tipo de lampada q aconcelham?

- Qual a diferença dessas de cozinha para as economizadoras ?

- Qual a tonalidade da lampada que devo utilizar?

 

o Aquario que gostaria de montar sera um comunitario e algumas plantas para dar mais realismo.

 

Estava tambem a pensar em deixar essa calha suspensa, que me dizem?

Se ficar suspensa convem deixar os vidros no cimo do aquario(para fechar) ou pode ficar sem nada?

 

Cumpr e abraços a todos os membros...

100-40-50

Jawer 250w

Eheim 2215

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- É possivel cortar e adaptar para uma 1m?

Sim é. Mas só o trabalho que vais ter e o dinheiro que vais gastar é capaz de não te compensar.

 

- É preciso alterar o balastro se adptar a medida para uma lampada mais pequena?

Depende, em principio poderá ser necessário. Os balastros estão preparados para uma dada potencia de lampadas. Um balastro de 2*30W por exemplo, suporta 2 linhas de 30w. Se lhe meteres lampadas de 15W o que vai acontecer é que a vida util dessas lampadas vai diminuir consideravelmente.

 

- Existe algum tipo de lampada que (palavra corrigida) aconcelham?

- Qual a diferença dessas de cozinha para as economizadoras ?

- Qual a tonalidade da lampada que devo utilizar?

Fluorescentes T5. São mais pequenas mas são melhores para os nossos aquários.

A diferença para as economizadoras é basicamente a temperatura de cor. As economizadores não têm grande variedade de temperaturas de cor e além disso é dificil encontrares lampadas "especiais" em formato economizadora.

 

Estava tambem a pensar em deixar essa calha suspensa, que me dizem?

Se ficar suspensa convem deixar os vidros no cimo do aquario(para fechar) ou pode ficar sem nada?

Se vais deixar a calha suspensa então nem precisas de te preocupar em cortar :lol:

Quanto aos vidros, é contigo. Eu deixo todos os meus aquários abertos, mas em casa ninguém fuma e não se usam ambientadores. Se tens o aquário em sitio onde possa apanhar muito pó, o melhor é mesmo tapares.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Igualzinho ao meu

vais ter muito trabalhinho.

Para já filtro, luzes, termoestato, tens????agora para o inverno o melhor é um de 150w, então se o vais deixar destapado.......se a casa é fria, depois as plantas.........muito trabalhinho....ihihihihihihihihi

Começas-te agora ou és reincidente????

E os peixes, e etc.....muitos etc te asseguro.

Boa sorte.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá lagunastyle,

 

Antes de mais bem vindo ao forum e agora ca vai a ajuda, na minha opiniao a duas coisas muito importantes quando se inicia um novo aquario...e elas são a iluminação e a filtragem...já pensaste pores dois projectores de HQI 70 watts ou entao um de 150 watts isso sim terias uma boa iluminação e poderias manter as plantas que quisesses...quanto ao filtro que achas em usares um EHEIM Profissional?pesquisa e vais encontrar pelo menos 3 modelos e o que gostares mais(€€€) percebes-te?

 

Agora um outro factor seria o aquecimento do aquario um termostato de 150 watts da perfeitamente e mesmo com o aquario destapado consegues manter estavel a temperatura porque vais ter mais que 1w/L e aconselho-te mesmo a teres o aquario destapado para teres umas boas trocas gasosas...

 

Agora resta pensares em que tipo de aquario queres...plantado?entao tens de pensar em ter co2 mas isto so te aconselho quando tiveres o aquario com algumas plantas para não teres um Boom de algas...

 

Espero que tenha ajudado em alguma coisa e se precisares força ...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas desde ja o meu agradecimento a voçes.

 

QUanto ao aquecedor ja tenho um Jager de 250W para aqueçer sem prob (so espero q n aqueça demais loll :arrow: )

pb040013gk8.jpg

 

Quanto ao filtro vou ter este uns tempos q esta parece q faz 800l/h (penso q seja verdade pelo q ele tem escrito) depois mais tarde gostaria de ter um exterior(quando chegar a altura venho xatiar-vos para pedir ajuda e opnioes ;))isto quando tiver um pouco mais de €€

pb030168is8.jpg

 

Quanto a iluminação obrigado pelas respostas, mais objectivamente a resposta do Frederico, não vejo necessidade de gastar muito dinheiro so por causa da iluminação, penso eu que por pouco dinheiro posso ter as T5 e que servirao bem o aquario.

 

Gostaria entao de saber quais as lampadas( marca, watts) costumo ver nas lojas da especialidade umas penso que T5(vulgares de cozinha certo? q sao as AquaGLow (se n estou enganado) e respectivos balastros (electronicos ou normais, quais as diferenças, pontecias)

Tenho visto aqui uns DIY a maneira sobre este tema mas so falam da construçao e n muitos das potencias :D mas apesar disso trabalhos muitos bons e de lonvar.

pb030003wr4.jpg

 

Ja la estao umas rochinhas, os peixes/decoraçao ainda estao em fase de estudo mas estou a pensar em neons - escalares numa coisa simples, umas plantinhas um ou outro tronco, enfim um pouco destas coisas q se podem ver debaixo de agua, e tentar colocar um pouco de "tudo".

 

 

Começei a cerca de 2 anos c um de 60 cm que ainda esta em funcionamento mas que agora vai passar para um amigo meu para se iniciar.

 

 

E mais uma vez o meu agradecimento a todos vc's pela ideias e ajudas. e um pedido de desculpas por ser chato nestes aspectos. Na secção de fotos e videos tenho la o post q pertendo ir actualizando a medida q vai evoluindo. Abraços

100-40-50

Jawer 250w

Eheim 2215

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Agora faltam umas fotos mais recentes...que agora e' que o aquário está excelente.

Grandes óscares que la' tens banana rock

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O Meu aqua é igualzinho ao teu!! E Recentemente alterei a minha calha da Aquapor (custa cerca de 30€€€) de 30W para 90W que eu acho que chega perfeitamente!!!! Tenho 1 aquaGlo (Peixes e plantas) e 2 AquaFlora (Plantas) todas da JBL, Fica-te em cerca de 50€ as 3!!!

Ou seja a brincadeira fica-te em cerca de 100 €!!!!

 

Vê este negocio poder ser que te interesse:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=63542

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.