Escalares Postura


S-Bay

Recommended Posts

Bem….vamos começar pelo princípio

Comprei 5 escalares a uns bons 9 ou 10 meses…dos quais 1 morreu e 4 cresceram bastante e terão agora cerca de uns 12 cm e são lindos.

Acontece que por incrível que pareça formaram 2 casais distintos….e cada um dos casais toma conta de cada lado do meu aqua comunitário de 400L…..

 

A um mês atrás mais ou menos… começaram a fazer posturas de ovos …cada casal no seu canto e tornando-se agressivos entre casais…nunca mais um casal foi ao canto do outro…como também agressivos para todos os outros peixes.

Nunca fiz nada aos ovos….pq sei a trabalheira que dá…á um tempo atrás fiz uma postura de bettas com bons resultados…mas foi tudo muito rústico.

 

Acontece também que todas as posturas de ambos os casais…nunca nasceram alvins (isto é ….até esta semana).. ou se tornavam todos em ovos brancos…ou ficavam com uma espécie de bolor em cima…ou pura e simplesmente..alguém os comia.

 

Isto tudo até ao principio desta semana…..então tudo mudou..e neste momento tenho em cada lado do aqua…ambas as posturas em cima de folhas (tenho o aqua bastante plantado)… cada casal a guardar…o seu ninho…cada um com algumas dezenas de alvins…uns com 1 dia..e os outros com 3 ….

 

JÁ vi ambos os casais na hora em que alimento o aqua…a irem buscar flocos a superfície e depois a cuspirem para cima das folhas.

 

Estou com vontade de tentar fazer alguma coisa para os salvar….mas tenho a noção de que não vai ser como os Betta…que foi só pô-los num rústico “taperuwer” sem filtro nem termóstato..nem nada … includir artemia…e folhas de alface meio podres…trocar a agua montes de vezes e voilá….uns 16 bettas chegaram aos 4 meses até os dar….

 

Com Escalares deve de ser bem mais complicado!!

 

Tenho um outro aqua de 30 litros…com um filtro interno…daqueles baratotes…com um betta , um camarão..e 2 olhos de Fogo…..estou com vontade de fazer alguma coisa lá…….

 

Já tenho alface dentro de agua..a apodrecer….não vá decidir isto tudo muito rápido e depois não tenho o que lhes dar de comer…e tenho tudo o que é necessário para a artemia…

 

Alguma opinião???

Sujestão???

Ajuda???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os escalares só tens de lhe dar artemia.

Podes tirar os alevins para um aqua a parte e assim que eles nadarem começa a dar artemia.

Lê o meu artigo para mais pormenores:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=30526

 

Abraço

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os com 3 dias...já não vejo nenhum saco...

 

os outros ainda estão a comer do saco ..será seguro tentar tirar agora?

 

estava a pensar tirar com a tecnica da aspiração ..com uma palhinha ligada a um tubo de ar...será seguro?

 

onde arranjo facilmento um filtro de esponja?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pordes retira-los sem problema

Usa o tubo ou uma seringa com jeito :twisted::wink:

 

O filtro de esponja arranjas em qq loja de aquariofilia.

Boa sorte

Abraço

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais