Luis Dias Publicado Outubro 30, 2006 Publicado Outubro 30, 2006 Viva, Vou fazer pela primeira vez o PMDD com os componentes em separado. Até agora juntava os quimicos todos numa garrafa de 33cl e adicionava 5 ou 6 gotas de limao para evitar o que suponho ser alguma oxidação. Uma vez que pretendo fazer a 'coisa' em separado, em qual dos componentes devo colocar o limão? Obrigado, Luis.Dias Citar
Luís Fortunato Publicado: Outubro 30, 2006 Publicado: Outubro 30, 2006 Olá. Antes de mais nada, o que é que é todos separados? Que fertilizantes é que vais fazer? Na minha opinião, deitares limão, mesmo em todos eles juntos, de nada vai ajudar. Todos eles já estão oxidados, inclusivé os micro nutrientes. O problema de misturar-se todos os nutrientes, além de se quisermos adicionar só 1 não conseguimos, será baixar a solubilidade dos sais (isto se estivermos a trabalhar perto da solubilidade, torna-se complicado, e ficamos com um fertilizante inviável, a menos que adicionemos mais volume de solvente). Ao juntarmos um fertilizante de Cálcio ou Magnésio com um fertilizante de Fosfato, o que vai ocorrer é precipitação de Fosfato de Cálcio ou de Magnésio, visto que estes sais são pouco solúveis em água. No caso de Ferro, e outros micros, haverá substituição dos ligandos quelantes por parte do ião Fosfato, novamente precipitando o Fosfato de Ferro. O que quero dizer com isto, é que não há oxidações nenhumas... logo o sumo de limão, a menos que seja para acidificar o fertilizante, não vejo o que poderá trazer de importante ao fertilizante. Se vais fazer os fertilizantes separados, os Macro por exemplo, não necessitam de limão ou outro anti-oxidante qualquer. Eles já estão oxidados ao máximo (que seja estável). Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luis Dias Publicado: Outubro 30, 2006 Autor Publicado: Outubro 30, 2006 Olá. Antes de mais nada, o que é que é todos separados? Que fertilizantes é que vais fazer? Viva Luis, Todos separados signigica: a) disolver em 33cl de agua destilada uma x quantidade em gramas (ainda não atinei bem com os calculos do chuck) de MgSO4 (Sulfato de Magnesio) b) disolver em 33cl de agua destilada uma x quantidade em gramas de KNO3 (Nitrato de Potassio) c) disolver em 33cl de agua destilada uma x quantidade em gramas de K2SO4 (Sulfato de Potassio) d) dissolver uma saqueta de hortilon em 33cl de agua destilada. Depois é dosear conforme as necessidades... Quando fazia tudo misturado e me esquecia de adicionar as gotas de limão, rapidamente ficava com a solução acastanhada, com a adição do limão ficava verde durante muitos meses, tal como quando acabada de fazer. Cmprts, Luis.Dias Citar
Luís Fortunato Publicado: Outubro 30, 2006 Publicado: Outubro 30, 2006 Olá de novo. Quando fazia tudo misturado e me esquecia de adicionar as gotas de limão, rapidamente ficava com a solução acastanhada, com a adição do limão ficava verde durante muitos meses, tal como quando acabada de fazer. Pois... mas eu não sei o que é que o Hortilon tem... mas uma coisa te garanto, o problema é haver substituição, e não oxidação. Mas a deitares, ninguém te impede, deita no de hortilon. a) disolver em 33cl de agua destilada uma x quantidade em gramas (ainda não atinei bem com os calculos do chuck) de MgSO4 (Sulfato de Magnesio)b) disolver em 33cl de agua destilada uma x quantidade em gramas de KNO3 (Nitrato de Potassio) c) disolver em 33cl de agua destilada uma x quantidade em gramas de K2SO4 (Sulfato de Potassio) d) dissolver uma saqueta de hortilon em 33cl de agua destilada. Porquê só 33 cl? Porque não fazes logo 1 litro? Qual o GH da tua água da torneira? Se fôr maior que 4, a menos que haja 0 de Magnésio, o que considero muito raro de existir, não precisas de fertilizar com Magnésio. Basta-te fazer TPA's 2 vezes por semana de 50% ou mais. Isto num aquário com muitas plantas. Porque é que tentam ir pelo hortilon? Comprem um fertilizante específico para aquários... não inventem o que é simples... Fica-vos mais cara a utilização com esses feitos para plantas, do que com outros. Podem dizer que o não sei quantos usa e nunca teve problemas... ok, também não digo que é impossível, mas com um fertilizante próprio para aquários sabem exactamente o que estão a adicionar. Para um aquário de 100 litros, 500 ml de TMG, por exemplo dão para 6 meses... óbvio que depende das plantas, e da sua quantidade, mas é para terem uma ideia. O aquário que eu levei à Petfil, com aquele tapete cerrado, levava apenas 1,5 ml de TMG, duas vezes por semana... Se acham que gastar 20 euros que seja de 6 em 6 meses é muito caro... :D Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luis Dias Publicado: Outubro 30, 2006 Autor Publicado: Outubro 30, 2006 Porquê só 33 cl? Porque não fazes logo 1 litro? Bom, é a minha primeira vez em separado, se alguma coisa falhar... não se perde tanto. Qual o GH da tua água da torneira? Se fôr maior que 4, a menos que haja 0 de Magnésio, o que considero muito raro de existir, não precisas de fertilizar com Magnésio. Basta-te fazer TPA's 2 vezes por semana de 50% ou mais. Isto num aquário com muitas plantas. O gH são cerca de 200ppm, mas as TPAs nos plantados são de 15 em 15 dias. Por mais incrivel que te possa parecer, preciso dos nitratos a rondar os 80ppm nesses aquarios, mas isso é outra conversa... Porque é que tentam ir pelo hortilon? Tradição... já o uso à cerca de 10 anos... é barato e resulta. Podem dizer que o não sei quantos usa e nunca teve problemas... ok, também não digo que é impossível, mas com um fertilizante próprio para aquários sabem exactamente o que estão a adicionar. Luis, o hortilon, tem tudo descriminado no pacote. Só tens que lhe juntar os macros. Utilizo à muitos anos em conjunto com os quimicos que te falei, fica baratissimo e nunca tive problemas. Os surtos de algas que tive, foi sempre depois da montagem de um aqua novo. E mesmo essas já são minimas, algumas dicas do membro 'just me' ajudaram-me a resolver ou pelo menos a perceber o problema. Honestamente, acho que deverias 'brincar' um pouquito com o hortilon, quem sabe tens uma surpresa agradavel... Para um aquário de 100 litros, 500 ml de TMG, por exemplo dão para 6 meses... óbvio que depende das plantas, e da sua quantidade, mas é para terem uma ideia. O aquário que eu levei à Petfil, com aquele tapete cerrado, levava apenas 1,5 ml de TMG, duas vezes por semana.... O problema é que para um aqua de 600ltr, 500ml de TMG dá para 1 mes ou pouco mais. Se acham que gastar 20 euros que seja de 6 em 6 meses é muito caro... Depende da perspectiva, 20€ dá-me para 10 anos e a contar... Não me leves a mal, mas de vez enquando há que dar uma hipotese à 'medicina alternativa'. Umas vezes resulta, outras nem por isso. Comigo resultou, apesar de ter havido muita tentativa e erro, mas como se trata de plantas, nunca se perdeu nada... as plantas têm uma resistencia enorme e uma capaciade de recuperação verdadeiramente notavel. Obrigado, Luis.Dias Citar
Recommended Posts