Kit de testes e info sobre meu aquario


Recommended Posts

Boas!

Comprei um aquario à cerca de 2 semanas no jumbo de Setubal. este Aquario trazia um kit incorporado faltando apenas comprar a bomba de ar. entao as caracteristicas do aquario sao as seguintes:

 

-Aquario de 61,5cmx37,0cmx36,5cm

-83 litros de volume

- Aquecedor Aquapor de 100W

-Filtro interno motorizado AQ-300 da aquapor(bombeia 300 litros por hora)

-Bomba de ar AC-9601 da aquapor com uma potencia de 3w e uma pressao de >0,012Mpa.

 

É um aquario comunitário com as seguintes especies de Peixes:

 

-2 Colisas Lalia (anã)

-1 Tetra Phantom(?)(é transparente e tem a barbatana dorsal preta com a ponta branca)

-1 Changa ou Chanda Colorido

-1 Espada

-2 Danio Zebra e Leopardo

-1 Guppie macho

 

As especies dao-se bem!

 

Tenho tb apenas 2 plantas, uma de fundo alta, e outra de 1º plano(nao sei as especies, mas penso k a de 1º plano seja uma anubia anã)

 

eu gostava k de saber se a pedra difusora, o moinho e mais uma saida de ar sao excessivas para a capacidade do meu aquario?é k nao há sitio nenhum em k o aquario esteja estavel( estao sempre bolhas de ar na superficie da agua)

 

Agora outra questao: Uma vez que tenho apenas 17 anos e ainda nao ganho pra mim, k kit de testes para controlar o aquario e o manter saudavel posso arranjar? e a k preço?

 

Gostaria k me dessem conselhos pois sou ainda inexperiente, mas mto interessado na aquariofilia.

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Em primeiro lugar, bemvindo a este mundo que é aquariofilia!!! :microwave:

 

 

Agora começando pelos equipamentos:

 

- O teu filtro é um pouco fraco para o aquário que tens, deve ciclar 5x o volume do aquário, isto é, o filtro deve ter um débito de cerca de 415 L/h, e se houver possibilidade um filtro externo tem sempre mais vantagens!!!

- A bomba de ar é desnecessária, o simples movimento da água à superficie já efectua trocas mais que suficientes de O2, aliás se quiseres manter um plantado, essas bolhas de ar vão fazer com que o CO2 (essencial às plantas) dissolvido na água se escape para o ar!!!

 

 

Espécies de peixes:

 

- Devias ter deixado o aquário ciclar sem peixes pelo menos um mês, para que a colónia de bactérias se fixe no filtro, senão a água vai ficar bastante tóxica de amónia!!! Pode-se eventualmente, e deve-se, adicionar alguns peixes resitentes como os peixes-gato progressivamente a partir da 2º semana, para que o ciclo se inicie mais rápido!!!

 

Testes:

 

- Em relação aos testes, penso que no inicio, o testes do pH, KH e amónia são os mais importantes, depois, se quiseres manter um plantado e para poderes controlar as algas os testes de nitritos e fosfatos dão sempre jeito!!!

 

Força nesse aquário!!! :lol:

 

Não desistas deste maravilhoso hobby!!!! :onfire::grab::lol:

 

Vai dando noticias!!!

 

Fica bem... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rapaz, vai com calma...

 

A minha experiência não é muita mas garanto-te que isto dos aquários ao princípio não é fácil e dá algumas dores de cabeça.

 

E parece que foi de cabeça que tu te atiraste, vamos lá a ver se conseguimos minorar o estrago :onfire:

Felizmente as especies que compraste, embora de familias diferentes, não são totalmente antagónicas, ao menos isso...

 

Há aqui pessoal mais habilitado do que eu para te aconselhar mas eu diria o seguinte:

 

- Pára imediatamente de comprar mais peixes

 

- Compra imediatamente um kit de bactérias nitrificantes e adiciona

 

- dá muito pouca comida aos peixes

 

- De entre os vários problemas que vais, para já, enfrentar, o mais grave vai ser a acumulação de amónia: vais ter de comprar um Kit de amónia (não é barato, cerca de 17 euros) e ver quase todos os dias se o seu nível não excede 0,5 - 1,0 mg/l. Se isso acontecer, muda imediatamente 1/4 a 1/3 da água do aquário e, se a situação se repetir, volta a fazer o mesmo 3/4 dias depois. Não te esqueças que a água de substituição tem de ter temperatura semelhante à do aquário e ser previamente acondicionada.

 

- Tens de controlar o PH, para isso há que comprar um Kit (este é mais barato, cerca de 7 euros). O teu PH deverá ser á volta de 7, se fôr menos o espada e o gupy vão ter problemas. Se, pelo contrário, o ph subir para 7,2 ou 7,4 os restantes peixes podem começar a resentir-se, além de que há tendência para a amónia começar a transformar-se em amoniaco que é mortal para os peixes. Para estabilizar o Ph compra um buffer de 7,0 e adiciona na água de substituição.

 

- Daqui a 2 semanas começa a sifonar o fundo e limpa os filtros (com água retirada do aquário)

 

- Quanto mais mudas de água fizeres mais tempo levará o teu aquário a estabilizar mas, se não mudares a água quando os níveis de amónia aumentam, os peixes não vão aguentar.

 

- Daqui por uns dois meses, o aquário deve começar a estar estabilizado, aí já poderás fazer a manutenção normal :grab: mas entretanto duvido que todos os teus peixes aguentem todo o processo, talvez só o phantom, os zebras e o espada sobrevivam :microwave:

 

 

Os difusores de oxigénio não são muito importantes, podes deixar apenas um a funcionar.

 

Nas tuas condições e nesta fase inicial, talvez ajude a evitar doenças adicionar em cada mudança de água uma colher de sobremesa de sal para aquário (ou, em último recurso, sal grosso) e umas gotas de vitaminas.

 

Boa sorte, dá notícias :lol::lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar obrigado pelos conselhos,o k tenho a dizer é k devo de aprender com os mestres...lol :wink: !

só uma coisa...quais as especies de plantas k se aconselha para o meu aquario?e qual o numero de peixes k posso por la(ou seja se tivesses um aquario destes k peixes la punhas?)

Obrigado aos 2!

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora é k os meus conhecimentos de TLB II é k vao ser uteis!pra alguma coisa serve a escola!!!!!!Essa treta toda do ciclo da vida é bastante util para a aquariofilia, pois ajuda-nos a perceber como os niveis de nitratos e nitritos aparecem, e como se podem combater...agora so falta é os kit pra medir esses mesmo niveis! :wink:

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Em relação às espécies de plantas, desde que tenhas uma boa iluminação (0.5-1W/L), injecção de CO2 e um bom substrato, podes manter qualquer uma!!! :wink:

 

Quanto aos peixes, normalmente usa-se 1cm de peixe por cada litro, mas tenta sempre agrupar os que vivem em águas com parametros iguais/identicos!!! Por exemplo:

Aquário de Viviparos(água ligeiramente alcalina): guppies, platies, mollies, Espadas

Aquário bacia Amazónica (água ligeiramente ácida): tetras, escalares, ...

...

 

PS: Ciclo do Azoto 8)

 

Fica bem... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jedi :D

 

Parece que escrevemos ao mesmo tempo mas tu fizeste "enter" mais cedo (1 minuto) :D

 

Às três da manhã é que não posso competir, vocês já acabaram os exames mas eu ainda trabalho :D 8)

 

Penedo,

 

Quanto às especies de plantas:

 

Se não quiseres estar para já com muitos cuidados (acho que os peixes para já te vão ocupar e muito) aconselhava-te uma "Estrela de água" (Hygrophila difformis) e uma "Ludwigia repens" - não dão trabalho nenhum e crescem que se fartam mas, se calhar, crescem até demasiado para a altura do teu aquário.

Podes também comprar umas anubias. Dizem que as valisnérias são resistentes e fáceis de manter mas as minhas foram-se, portanto não aconselho :wink:

 

Os peixes é o que disse o Jedi, para já preocupava-me em salvar o máximo daqueles que já tens.

 

Mais tarde poderás comprar mais alguns, dependendo do gosto pessoal e da compatibilidade com os "sobreviventes", tendo sempre em atenção o tamanho dos peixes quando adultos pois um aquário de 83 L não dá para grandes aventuras 8):)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo conselho!

Agora vou investir na decoração do aquario e principalmente nas plantas.Vou tentar arranjar essas plantas k me aconselhas-te.

Enfim coisas de principiante!vou tentar salvar as cobaias(!) lol, taditos!

os peixes k me morreram ate agora ou foi de feridas ou dos malditos fungos k me apareceram!ok obrigado pela ajuda e conselhos de todos!!!!! :wink:

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.