Pipeline Publicado Outubro 29, 2006 Publicado Outubro 29, 2006 Boas, vi num site(aquatlantis) um aquario de 120cm que tinha como iluminação 2*30W. Qual o tamanho destas lâmpadas? A potência não deveria ser 36W? Os tamanhos que costumo ver à venda das marcas usuais osram, philips,etc têm potências de 18W, 36W, 54W. Mesmo das marcas específicas para aquarios tipo powerglo da hagen o tamanho mais pequeno penso que seja 54cm têm 20W. Estou para comprar um aquario e temo que depois nao consiga arranjar estas lâmpadas facilmente na minha zona. Antecipadamente grato pela ajuda. Citar O meu plantado actual de 240L Tópico iniciado em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=74479
emerson Publicado: Outubro 30, 2006 Publicado: Outubro 30, 2006 Boas, bem vindo ao fórum... independente de ser 36w ou 30w, posso te dizer que podem vir a ser insuficientes... Normalmente aconselha-se 1w/L para plantados... tens que ter no mínimo 0,5w/L, tu dizes que tem 120cm mas e altura? largura? para podermos saber quantos litros tem o aqua. Dê uma olhada nesse link, poderá ajudá-lo em muitas coisas: O inicio na aquarifilia Força! Citar Cumprimentos, Emerson _____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______
Frederico Publicado: Outubro 30, 2006 Publicado: Outubro 30, 2006 olá Bem na minha opinião o melhor para pores no aquario é HQI...como o emerson disse diz quantos litros tem o aquario para te ajudarmos mais...para teres noção eu tenho no meu aquario de 200 litros um projector HQI 150 watts...ligado 8 a 10 horas p dia...e não preciso mais de iluminação nenhuma.... abraços Citar Abraços Frederico Projecto Aquario Reef - 1.50x60x60
Pipeline Publicado: Outubro 31, 2006 Autor Publicado: Outubro 31, 2006 Olá, o aquario é de 240l (120C*40L*50A) e vem com iluminação de 2*30W. Pelo que tenho visto aqui no forum é muito pouca luz. O "problema" é que eu acho o aquario muito bonito! Tentarei ver na loja se dará para colocar mais lâmapadas, por exemplo mais 2*30 para minorar o problema. Senão ficar-me-ei pelas plantas pouco exigentes. Eu já no meu aquario de 90l tenho apenas 20W e consigo ter microsorium, ricia e musgo java. Com Co2 caseiro que cheguei a ter as plantas até nem se desenvolviam mal. Para este comprarei também um sistema de co2 de garrafa da JBL. Já agora qual a necessidade de luz destas plantas? (Limnophila aromatica, Glossostigma elatinoides, Eleocharis acicularis, Heteranthera zosterifolia). Citar O meu plantado actual de 240L Tópico iniciado em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=74479
Frederico Publicado: Outubro 31, 2006 Publicado: Outubro 31, 2006 Olha para teres essas plantas que referiste no minimo 0,7 watts/litro mas o ideial seria 1 watt/litro tenta aumentar a luz porque o teu aquario tem 240 litros ou seja com 30 watts de luz fica mesmo muito alem do que precisas...no minimo precisas de 150 watts de luz...pensa um pouco nisto porque se não vais querer aproveitar o aquario que tens em termos de layout e depois não consegues... Citar Abraços Frederico Projecto Aquario Reef - 1.50x60x60
MAEG Publicado: Outubro 31, 2006 Publicado: Outubro 31, 2006 Boas, Pipeline é a primeira vez que estou a dar a minha opiniao no forum, mas como foi um problema que me deparei ha 2 anos resolvi dar a minha opiniao, e então é o seguinte: o frederico e o emerson têm razão quando dizem que essa iluminação é deficiente, visto que o balastro só da para duas lâmpadas de 30W cada, e o aquario tem 240l brutos, esse aquario é precisamente igual ao meu, mas como queria discus achei que não era mt importante visto que os discus até não gostam de uma luz tão intensa, mas agora estava a pensar fazer um plantado, e deparei-me com esse grande problema . Penso que é melhores pensares 2 vezes Espero que a minha opiniao tenha sido util, é que um aquario com essas dimensões e da aquatlantis ainda é um bom investimento. Citar
Recommended Posts