fungo em tronco(ajuda)


pixmix

Recommended Posts

boas

tenho um aquario montado a 2 semanas.

na decoracao tenho um tronco(tratado como manda as regras)

esse tronco com o tempo tem aparecido uns fungos brancos q parecem gelatina.

o q sera??

q devo fazer para tratar esses fungos??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

Também coloquei um tronco de videira no meu aqua depois de devidamente fervido, colocado em água com sal e passado por água limpa...24 horas depois começaram a surgir uns fungos como mostra a imagem:

 

IMG_3973_600.jpg

IMG_3974_600.jpg

 

Como fiz tudo segundo as regras, desconfio que talvez o tronco ainda não estivesse devidamente seco antes de ser tratado...

Este fungos são prejudiciais aos peixes? Desaparecem realmente com um pleco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Após algumas pesquisas pela net ainda não consegui informação sobre estas manchas brancas.

Fiz alguns testes: Numa zona raspei as manchas e voltaram a crescer mas agora com menos intensidade...Numa outra não lhes toquei e parece que ao fim de algum tempo ficam mais escuras e tendem a desaparecer...

Esta semana vou colocar uma equipa de limpeza com duas corydoras e um Otto para concluir o trabalho. :)

 

Cumps,

 

Nuno Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Depois de conversar com quem cultiva vinhas, confirmei que os pontos brancos nos troncos deverão ser o oídio das videiras... :arrow:

Ao fim de algum tempo, como já referia atrás, os do meu tronco começaram a secar e as corydoras albinas também fazem deles um petisco!

Por isso, no meu caso, essas manchas não afectam o bom desenvolvimento do aqua.

 

Cumps,

 

Nuno Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos!

 

Aproveitando este tópico...

 

Coloquei o meu tronco de videira no aqua, dps de devidamente tratado, e após 1 semana está a acontecer a mesma coisa. :twisted:

Como é que conseguiram resolver este problema?? Os Ottos e Corydoras resolveram ou foi preciso fazer mais alguma coisa?

Eu tenho musgo de java em quase todas as ramificações de tronco k deram tanto trabalhinho a colocar :twisted: e não me apetecia nada ter de tirar o tronco do aqua e tirar o musgo todo para resolver esta questão.

O resto do aqua aparentemente não está a ser afectado por este fungo. O que eu tenho feito é passar no tronco com uma escovinha muito macia e soltar a parte gelatinosa que dps é sugada pelo filtro, mas no dia a seguir qd chego a casa, já está na mesma.

Está assim há 3 dias...

 

O que posso fazer para resolver definitivamente esta questão??

Aguardo as vossas opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o mesmo problema, e o meu aquário funciona na perfeição com esses fungos, não prejudicam os peixes. A origem dos fungos é mesmo devido ao tronco não ter secado após ser cortado, mas se me dizem que as equipas de limpeza tratam disso vou tentar.

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não se preocupem com isso, tentem aspirar com um tubo de ar as zonas mais afectadas. Com o decorrer do tempo isso desaparece.

Apenas se trata de um problema estético e nada mais... não afecta peixes nem destabiliza o áqua.

 

Otocinclus, LDA25 e Neritinas limpam isso.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado, Filipe!

Fiquei mto contente com a tua resposta! :twisted:

 

Não estava com vontade nenhuma de ter de mexer no layout todo (areão, areia de silica, substrato, plantas, pedras, etc, etc...) para resolver esta questão. Se não interfere e é apenas estético, então vamos aguardar que passe :twisted: . Vou retirando como tenho estado a fazer agora e o filtro trata de o apanhar e fazer desaparecer da agua.

 

Obrigado pelas vossas ajudas!

Isto de se montar o 1º aqua tem k se lhe diga...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ma tenham todos muito cuidado, porque se o tronco da videira não estiver bem seco ele vai apodrecer dentro do aqua e deita cá um cheirete do caraças, o que não beneficia em nada a qualidade da agua.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...